Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail e Google Desenhos.
Valor trabalhado
Respeito ao ambiente e à própria coletividade
Apresentação do tema da aula
Peça aos alunos para procurarem no dicionário o significado da palavra biomassa.
Contextualização
Encaminhe o primeiro slide desta etapa do plano original e peça que respondam às questões, de acordo com as orientações previstas.
O encaminhamento pode ser feito por e-mail, WhatsApp ou outra ferramenta escolhida pela escola, como agenda ou sala de aula virtual.
Em seguida, encaminhe o segundo slide da contextualilzação, ou apresente-o fazendo a leitura da imagem em um encontro virtual, conforme previsto no plano original.
Problematização
Encaminhe o slide da problematização e as perguntas subsequentes, previstas nas orientações desta etapa, no plano original. Peça aos alunos que registrem suas hipóteses sobre o problema.
Ação propositiva
Encaminhe os mapas (Cana-de-açúcar e Bovinos) disponíveis aqui. Peça aos alunos que, de maneira individual, analisem separadamente cada região nos mapas encaminhados. Peça aos alunos que utilizem o Google Desenhos para fazer o registro da região e o potencial para uso dessa fonte de energia.
Lembre-se de que, para usar essa ferramenta e poder compartilhar o resultado posteriormente com o professor, é necessário ter um e-mail do Google.

Para ajudar no uso da ferramenta, acesse o tutorial disponível aqui.
Sistematização
Peça que os alunos insiram, no arquivo anterior, o mapa do Brasil “branco”, e identifiquem os estados com grande potencial de geração de energia de biomassa.
Veja o modelo:
Convite às famílias
Assistam aos vídeos:
- O que é biomassa? – Energy Lab - disponível aqui;
- Fontes renováveis de energia: biomassa - disponível aqui.
Leiam juntos o texto disponível aqui.