GEO5_07UND09 - Atividade ação propositiva
Plano de Aula
Plano de aula: Reconhecer o uso de diferentes energia pelo setor comercial.
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Conhecimento e uso de fontes alternativas no mundo, Brasil e na escala local e regional.
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05GE07) Identificar os diferentes tipos de energia utilizados na produção industrial, agrícola e extrativa e no cotidiano das populações de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Caderno, lápis e material do plano
Material complementar: GEO5_07UND09 - Atividade da ação propositiva disponível em: :https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vAcQCVCvQwPhBSPeVDf2zjDvEamXmpgexBnuAZwY6tWx4hvq6X3aWGwScqHY/geo5-07und09-atividade-acao-propositiva.pdf
Para você saber mais:
PENA, Rodolfo F. Alves; SOUSA, Rafaela. Fontes de energia. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/fontes-energia.htm>. Acesso em: 20 fev 2019.
REIS, Pedro. Fontes de energia renováveis e não-renováveis. Disponível em: <https://www.portal-energia.com/fontes-de-energia/>. Acesso em: 20 fev 2019.
Empresa de pesquisa energética. Disponível em: <http://www.epe.gov.br/pt/publicacoes-dados-abertos/dados-abertos>. Acesso em: 20 fev 2019.
Bassani, Matheus Linck. UM DESAFIO NA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO: VIABILIDADE DE UM ACORDO PLURILATERAL SOBRE ENERGIA. Revista de Direito Internacional. Vol.2. N2. 2014. pp. 169- 191. Disponível em: https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/rdi/article/view/3086/pdf acesso em: 29/05/2019
Organização Mundial do Comércio - http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/diplomacia-economica-comercial-e-financeira/132-organizacao-mundial-do-comercio-omc
Contextos prévios: Os temas de diferentes fontes de energia devem ter sido trabalhados em aulas anteriores. Os planos de aula GEO5_07UND01 e GEO5_07UND02 trabalham esses temas.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia o tema da aula com os alunos. Pergunte: “Quais são as fontes de energia que estudamos?”, assim o conteúdo de fontes de energia será retomado.
A retomada é possível relembrando os planos GEO5_07UND01 e GEO5_07UND02:
Fontes de energia renovável:
Energia Hídrica- A energia da água dos rios que podem ser convertidas em energia eléctrica, como por exemplo as barragens;
Energia Eólica- A energia dos ventos que pode ser convertida em electricidade através de turbinas eólicas ou aerogeradores;
Energia Solar- A energia do Sol pode ser convertida em electricidade ou em calor, como por exemplo os painéis solares fotovoltaicos ou térmicos para aquecimento do ambiente ou de água;
Energia Geotérmica- A energia da terra pode ser convertida em calor para aquecimento do ambiente ou da água;
Energia das Marés- A energia da movimentação natural de subida e descida do nível das águas em um local.
Energia das Ondas- A energia da movimentação da águas de um local para outro.
Energia Biomassa- É a energia que se obtém durante a transformação de produtos de origem animal e vegetal para a produção de energia calorífica e elétrica. Na transformação de resíduos orgânicos é possível obter biocombustíveis, como o biogás e o biodiesel, por exemplo.
Fontes de energia NÃO renovável:
Petróleo- a queima de seus derivados (gasolina e óleo diesel) gera energia;
Carvão mineral- sua queima gera energia, como em trens;
Gás Natural- sua queima gera energia, como em automóveis a gás.
Urânio- usado em usinas termonucleares para geração de energia elétrica;
Como adequar à sua realidade: Se houver algum estabelecimento comercial no município que use fontes renováveis para gerar energia, use-a como exemplo.
Para você saber mais:
PENA, Rodolfo F. Alves; SOUSA, Rafaela. Fontes de energia. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/fontes-energia.htm>. Acesso em: 20 fev 2019.
REIS, Pedro. Fontes de energia renováveis e não-renováveis. Disponível em: <https://www.portal-energia.com/fontes-de-energia/>. Acesso em: 20 fev 2019.
Empresa de pesquisa energética. Disponível em: <http://www.epe.gov.br/pt/publicacoes-dados-abertos/dados-abertos>. Acesso em: 20 fev 2019.
Contextos prévios: Os temas de diferentes fontes de energia devem ter sido trabalhados em aulas anteriores. Os planos de aula GEO5_07UND01 e GEO5_07UND02 trabalham esses temas.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS