Plano de Aula

Plano de aula: Reconhecer o uso de diferentes energia pelo setor comercial.

Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Conhecimento e uso de fontes alternativas no mundo, Brasil e na escala local e regional.

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05GE07) Identificar os diferentes tipos de energia utilizados na produção industrial, agrícola e extrativa e no cotidiano das populações de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Caderno, lápis e material do plano

Material complementar: GEO5_07UND09 - Atividade da ação propositiva disponível em: :https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vAcQCVCvQwPhBSPeVDf2zjDvEamXmpgexBnuAZwY6tWx4hvq6X3aWGwScqHY/geo5-07und09-atividade-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

PENA, Rodolfo F. Alves; SOUSA, Rafaela. Fontes de energia. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/fontes-energia.htm>. Acesso em: 20 fev 2019.

REIS, Pedro. Fontes de energia renováveis e não-renováveis. Disponível em: <https://www.portal-energia.com/fontes-de-energia/>. Acesso em: 20 fev 2019.

Empresa de pesquisa energética. Disponível em: <http://www.epe.gov.br/pt/publicacoes-dados-abertos/dados-abertos>. Acesso em: 20 fev 2019.

Bassani, Matheus Linck. UM DESAFIO NA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO: VIABILIDADE DE UM ACORDO PLURILATERAL SOBRE ENERGIA. Revista de Direito Internacional. Vol.2. N2. 2014. pp. 169- 191. Disponível em: https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/rdi/article/view/3086/pdf acesso em: 29/05/2019

Organização Mundial do Comércio - http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/diplomacia-economica-comercial-e-financeira/132-organizacao-mundial-do-comercio-omc

Contextos prévios: Os temas de diferentes fontes de energia devem ter sido trabalhados em aulas anteriores. Os planos de aula GEO5_07UND01 e GEO5_07UND02 trabalham esses temas.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia o tema da aula com os alunos. Pergunte: “Quais são as fontes de energia que estudamos?”, assim o conteúdo de fontes de energia será retomado.

A retomada é possível relembrando os planos GEO5_07UND01 e GEO5_07UND02:

Fontes de energia renovável:

Energia Hídrica- A energia da água dos rios que podem ser convertidas em energia eléctrica, como por exemplo as barragens;

Energia Eólica- A energia dos ventos que pode ser convertida em electricidade através de turbinas eólicas ou aerogeradores;

Energia Solar- A energia do Sol pode ser convertida em electricidade ou em calor, como por exemplo os painéis solares fotovoltaicos ou térmicos para aquecimento do ambiente ou de água;

Energia Geotérmica- A energia da terra pode ser convertida em calor para aquecimento do ambiente ou da água;

Energia das Marés- A energia da movimentação natural de subida e descida do nível das águas em um local.

Energia das Ondas- A energia da movimentação da águas de um local para outro.

Energia Biomassa- É a energia que se obtém durante a transformação de produtos de origem animal e vegetal para a produção de energia calorífica e elétrica. Na transformação de resíduos orgânicos é possível obter biocombustíveis, como o biogás e o biodiesel, por exemplo.

Fontes de energia NÃO renovável:

Petróleo- a queima de seus derivados (gasolina e óleo diesel) gera energia;

Carvão mineral- sua queima gera energia, como em trens;

Gás Natural- sua queima gera energia, como em automóveis a gás.

Urânio- usado em usinas termonucleares para geração de energia elétrica;

Como adequar à sua realidade: Se houver algum estabelecimento comercial no município que use fontes renováveis para gerar energia, use-a como exemplo.

Para você saber mais:

PENA, Rodolfo F. Alves; SOUSA, Rafaela. Fontes de energia. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/fontes-energia.htm>. Acesso em: 20 fev 2019.

REIS, Pedro. Fontes de energia renováveis e não-renováveis. Disponível em: <https://www.portal-energia.com/fontes-de-energia/>. Acesso em: 20 fev 2019.

Empresa de pesquisa energética. Disponível em: <http://www.epe.gov.br/pt/publicacoes-dados-abertos/dados-abertos>. Acesso em: 20 fev 2019.

Contextos prévios: Os temas de diferentes fontes de energia devem ter sido trabalhados em aulas anteriores. Os planos de aula GEO5_07UND01 e GEO5_07UND02 trabalham esses temas.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Conteúdos relacionados