GEO5_07UND04 - Ação propositiva - Intensidade de luz solar no Brasil
Plano de Aula
Plano de aula: A indústria e o uso de energia solar
Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Conhecimento e uso de fontes alternativas no mundo, Brasil e na escala local e regional.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05GE07) Identificar os diferentes tipos de energia utilizados na produção industrial, agrícola e extrativa e no cotidiano das populações de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Caderno, lápis, lápis de cor, mapas do plano.
Material complementar: Mapas do plano
Link para os mapas:
Mapa da ação propositiva - Mapa do Brasil (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5P8wECumvkNj8T7gStMwjx6QS9hbdMwUjsc4VnaW49dNBXP4JrCe2hRgJfmU/geo5-07und04-acao-propositiva-mapa-do-brasil.pdf)
Mapa da ação propositiva - Intensidade de luz solar no Brasil (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7sPVhaGdd2yESCCmcCDskCMaPYzuy6k8EXHtGCD2CazmPYH44QTfzByB6z6e/geo5-07und04-acao-propositiva-intensidade-de-luz-solar-no-brasil.pdf)
Para você saber mais:
http://www.rwengenharia.eng.br/quais-sao-as-principais-fontes-energeticas-na-industria/ acesso em 8 de março de 2019
http://www.portaldaindustria.com.br/cni/canais/eficiencia-energetica/ acesso em 8 de março de 2019
https://panoramafarmaceutico.com.br/2017/08/17/industrias-reduzem-valor-de-energia-com-geracao-e-uso-eficiente-da-energia/ acesso em 8 de março de 2019
https://fibersals.com.br/blog/energia-solar-para-industria/ acesso em 8 de março de 2019
Contextos prévios: Tipos de energias renováveis e não renováveis.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Inicialmente retome o conhecimento prévio dos alunos, perguntando: “A energia solar é renovável ou não renovável?” e “ Então é bom fazer uso dela ou não?”. Espere pelas respostas. Então introduza o tema da aula.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS