GEO5_07UND04 - Ação propositiva - Intensidade de luz solar no Brasil
Plano de Aula
Plano de aula: A indústria e o uso de energia solar
Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Conhecimento e uso de fontes alternativas no mundo, Brasil e na escala local e regional.
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05GE07) Identificar os diferentes tipos de energia utilizados na produção industrial, agrícola e extrativa e no cotidiano das populações de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Caderno, lápis, lápis de cor, mapas do plano.
Material complementar: Mapas do plano
Link para os mapas:
Mapa da ação propositiva - Mapa do Brasil (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5P8wECumvkNj8T7gStMwjx6QS9hbdMwUjsc4VnaW49dNBXP4JrCe2hRgJfmU/geo5-07und04-acao-propositiva-mapa-do-brasil.pdf)
Mapa da ação propositiva - Intensidade de luz solar no Brasil (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7sPVhaGdd2yESCCmcCDskCMaPYzuy6k8EXHtGCD2CazmPYH44QTfzByB6z6e/geo5-07und04-acao-propositiva-intensidade-de-luz-solar-no-brasil.pdf)
Para você saber mais:
http://www.rwengenharia.eng.br/quais-sao-as-principais-fontes-energeticas-na-industria/ acesso em 8 de março de 2019
http://www.portaldaindustria.com.br/cni/canais/eficiencia-energetica/ acesso em 8 de março de 2019
https://panoramafarmaceutico.com.br/2017/08/17/industrias-reduzem-valor-de-energia-com-geracao-e-uso-eficiente-da-energia/ acesso em 8 de março de 2019
https://fibersals.com.br/blog/energia-solar-para-industria/ acesso em 8 de março de 2019
Contextos prévios: Tipos de energias renováveis e não renováveis.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Inicialmente retome o conhecimento prévio dos alunos, perguntando: “A energia solar é renovável ou não renovável?” e “ Então é bom fazer uso dela ou não?”. Espere pelas respostas. Então introduza o tema da aula.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS