GEO5_07UND01 - Atividade da ação propositiva
Plano de Aula
Plano de aula: Fontes renováveis de energia no Brasil
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Conhecimento e uso de fontes alternativas no mundo, Brasil e na escala local e regional.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE07, identificar os diferentes tipos de energia utilizados na produção industrial, agrícola e extrativa e no cotidiano das populações de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Atividades do plano e lápis de cor.
Material complementar:
Atividade da ação propositiva:
Atividade da sistematização:
Para você saber mais:
PENA, Rodolfo F. Alves; SOUSA, Rafaela. Fontes de energia. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/fontes-energia.htm>. Acesso em: 20 fev 2019.
REIS, Pedro. Fontes de energia renováveis e não-renováveis. Disponível em: <https://www.portal-energia.com/fontes-de-energia/>. Acesso em: 20 fev 2019.
Empresa de pesquisa energética. Disponível em: <http://www.epe.gov.br/pt/publicacoes-dados-abertos/dados-abertos>. Acesso em: 20 fev 2019.
Contextos prévios: Espera-se que o conceito e os tipos de fontes de energia renováveis já tenham sido trabalhados em sala de aula.
O conceito de fontes de energia renováveis usado neste plano será: fontes de energia que possuem a capacidade de serem repostas naturalmente, o que não significa que todas elas sejam inesgotáveis. E nem toda fonte renovável de energia é limpa, ou seja, está livre da emissão de poluentes ou de impactos ambientais em larga escala.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Leia o tema da aula com os alunos. Pergunte: “Vocês sabem me dizer o que são fontes renováveis de energia?”.
Para você saber mais:
PENA, Rodolfo F. Alves; SOUSA, Rafaela. Fontes de energia. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/fontes-energia.htm>. Acesso em: 20 fev 2019.
REIS, Pedro. Fontes de energia renováveis e não-renováveis. Disponível em: <https://www.portal-energia.com/fontes-de-energia/>. Acesso em: 20 fev 2019.
Empresa de pesquisa energética. Disponível em: <http://www.epe.gov.br/pt/publicacoes-dados-abertos/dados-abertos>. Acesso em: 20 fev 2019.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Leia o slide com os alunos. Espere por respostas.
Se houver alguma fonte de energia renovável que os alunos desconhecem, esclareça o conceito:
Energia Hídrica- A energia da água dos rios que podem ser convertidas em energia eléctrica, como por exemplo as barragens;
Energia Eólica- A energia dos ventos que pode ser convertida em electricidade através de turbinas eólicas ou aerogeradores;
Energia Solar- A energia do Sol pode ser convertida em electricidade ou em calor, como por exemplo os painéis solares fotovoltaicos ou térmicos para aquecimento do ambiente ou de água;
Energia Geotérmica- A energia da terra pode ser convertida em calor para aquecimento do ambiente ou da água;
Energia das Marés- A energia da movimentação natural de subida e descida do nível das águas em um local.
Energia das Ondas- A energia da movimentação da águas de um local para outro.
Energia Biomassa- É a energia que se obtém durante a transformação de produtos de origem animal e vegetal para a produção de energia calorífica e elétrica. Na transformação de resíduos orgânicos é possível obter biocombustíveis, como o biogás e o biodiesel, por exemplo.
Como adequar à sua realidade: Se houver alguma usina que use fontes renováveis para gerar energia na sua região, use-a como exemplo.
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Leia a pergunta com os alunos. Pergunte também:
- Será que em todo o Brasil são usadas fontes de energia renováveis?
- Será que em todo o Brasil as fontes de energia renováveis usadas são as mesmas?
- Qual a importância de aumentar a utilização desse tipo de fontes de energia?
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Divida a turma em pelo menos 5 grupos, um para cada região do Brasil. Distribua as folhas da atividade da ação propositiva disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/z9QRYNznbpgvcvHg8wqTvvWKXNXEnJtPZmwDjBDcX4MBQ9jr4xGcSAtZd3Cq/geo5-07und01-atividade-da-acao-propositiva.pdf, entregue apenas as folhas que correpondem a cada região para cada grupo. Peça para os alunos realizarem a atividade.
A unidade usada nos gráficos é GWH, Gigawatts x hora.
Fonte dos dados dos gráficos: EPE Balanço Energético Nacional 2018
Para você saber mais:
PENA, Rodolfo F. Alves; SOUSA, Rafaela. Fontes de energia. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/fontes-energia.htm>. Acesso em: 20 fev 2019.
REIS, Pedro. Fontes de energia renováveis e não-renováveis. Disponível em: <https://www.portal-energia.com/fontes-de-energia/>. Acesso em: 20 fev 2019.
Empresa de pesquisa energética. Disponível em: <http://www.epe.gov.br/pt/publicacoes-dados-abertos/dados-abertos>. Acesso em: 20 fev 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Monte com os alunos, no quadro, uma legenda para o mapa que será gerado, escolham uma cor para cada fonte renovável de energia usada no Brasil (Energia Hídrica, Energia Eólica, Energia Solar, Energia Termo, Energia Biomassa e Energia Nuclear).
Entregue para cada grupo o mapa da sua região disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/A7MFKvACZGGVSRSau7ke3ShdKXD2abkSPUnJhzVVJXjeUmbAxGep7jk7kmRu/geo5-07und01-atividade-da-sistematizacao.pdf
Então com base na legenda do quadro, oriente os alunos a colorirem cada estado do mapa com a cor da MAIOR fonte renovável de energia, informação disponível nos gráficos da atividade da ação propositiva.
Após este momento, exponha, no quadro, todos os mapas coloridos para os alunos e pergunte:
- Qual a fonte renovável de energia mais comum no Brasil?
- Qual a fonte renovável de energia menos comum no Brasil?
- Na nossa região qual a mais comum?
- No nosso estado qual a mais comum?
Um exemplo de como os mapas podem ser organizados no quadro está disponível em https://educa.ibge.gov.br/images/vamoscontar/blog/2018_02_23_blog_marcia-muniz.jpg.
Para complementar a atividade, peça aos alunos para escreverem um parágrafo sobre as vantagens do usa da fonte de energia mais utilizada na região que analisou.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail e Google Maps.
Valores trabalhados
Cidadania e respeito ao ambiente e à própria coletividade
Apresentação do tema da aula
Encaminhe aos alunos o infográfico disponível aqui, por e-mail, WhatsApp ou outra ferramenta escolhida pela escola, como agenda ou sala de aula virtual.
Peça para os alunos lerem o infográfico. Pergunte se já haviam visto os termos renováveis e não renováveis, e o que entendem por esses termos.
Contextualização
Encaminhe aos alunos o slide/imagem do plano original, e dê seguimento conforme previsto nas orientações.
Problematização
Encaminhe o slide da problematização e as perguntas subsequentes, previstas nas orientações desta etapa, no plano original.
Peça aos alunos que registrem as hipóteses sobre o problema.
Em seguida, acrescente à reflexão o slide a seguir:
Pergunte, de maneira assincrônica ou sincrônica, o que entendem da manchete.
Espera-se que os alunos compreendam que há muitos âmbitos de discussão sobre os impactos da pandemia no Brasil e no mundo, e que a produção de energia renovável é um desafio para todos.
Ação propositiva
Nesta etapa, o professor deve explicar a atividade que os alunos realizarão assincronicamente.
Separe os alunos em grupos e, para cada grupo, encaminhe a ficha correspondente a uma região do Brasil, conforme previsto no plano original.
Peça que tirem uma foto da atividade resolvida e a compartilhem com o professor.
Sistematização
Nesta etapa, peça aos alunos para localizarem no Google Maps a região do Brasil que analisou na etapa anterior.
Veja o exemplo abaixo:
Peça aos alunos que tirem uma foto ou print da página, e a compartilhe depois com o professor.
Convite às famílias
Assistam aos vídeos:
- Fontes de energia renováveis e não renováveis - disponível aqui;
- Energia renovável: conheça as diversas fontes no Brasil - disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Ana Luiza M. Gomes
Mentor: Simone Falconi Akkawi
Especialista: Judith Maida
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 5°ano
Unidade temática: Mundo do trabalho
Objeto(s) de aprendizagem: Elencar as diferentes fontes renováveis de energia nas regiões do Brasil, identificando quais as mais utilizadas
Habilidade (s) da Base: (EF05GE07) Identificar os diferentes tipos de energia utilizados na produção industrial, agrícola e extrativa e no cotidiano das populações.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA