GEO5_07UND01 - Atividade da ação propositiva
Plano de Aula
Plano de aula: Fontes renováveis de energia no Brasil
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Conhecimento e uso de fontes alternativas no mundo, Brasil e na escala local e regional.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE07, identificar os diferentes tipos de energia utilizados na produção industrial, agrícola e extrativa e no cotidiano das populações de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Atividades do plano e lápis de cor.
Material complementar:
Atividade da ação propositiva:
Atividade da sistematização:
Para você saber mais:
PENA, Rodolfo F. Alves; SOUSA, Rafaela. Fontes de energia. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/fontes-energia.htm>. Acesso em: 20 fev 2019.
REIS, Pedro. Fontes de energia renováveis e não-renováveis. Disponível em: <https://www.portal-energia.com/fontes-de-energia/>. Acesso em: 20 fev 2019.
Empresa de pesquisa energética. Disponível em: <http://www.epe.gov.br/pt/publicacoes-dados-abertos/dados-abertos>. Acesso em: 20 fev 2019.
Contextos prévios: Espera-se que o conceito e os tipos de fontes de energia renováveis já tenham sido trabalhados em sala de aula.
O conceito de fontes de energia renováveis usado neste plano será: fontes de energia que possuem a capacidade de serem repostas naturalmente, o que não significa que todas elas sejam inesgotáveis. E nem toda fonte renovável de energia é limpa, ou seja, está livre da emissão de poluentes ou de impactos ambientais em larga escala.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Leia o tema da aula com os alunos. Pergunte: “Vocês sabem me dizer o que são fontes renováveis de energia?”.
Para você saber mais:
PENA, Rodolfo F. Alves; SOUSA, Rafaela. Fontes de energia. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/fontes-energia.htm>. Acesso em: 20 fev 2019.
REIS, Pedro. Fontes de energia renováveis e não-renováveis. Disponível em: <https://www.portal-energia.com/fontes-de-energia/>. Acesso em: 20 fev 2019.
Empresa de pesquisa energética. Disponível em: <http://www.epe.gov.br/pt/publicacoes-dados-abertos/dados-abertos>. Acesso em: 20 fev 2019.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS