GEO5_07UND02 - Atividade da ação propositiva
Plano de Aula
Plano de aula: Fontes não renováveis de energia no Brasil
Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Conhecimento e uso de fontes alternativas no mundo, Brasil e na escala local e regional.
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05GE07) Identificar os diferentes tipos de energia utilizados na produção industrial, agrícola e extrativa e no cotidiano das populações de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Atividades do plano e lápis de cor.
Material complementar:
Atividade da ação propositiva disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ncBua9pFQ5y73Gq7CnEQpWtK7t4dcGSe3YaNeugGeNAkJJAzvndNTKPnRvtD/geo5-07und02-atividade-da-acao-propositiva.pdf
Atividade da sistematização disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CkgPbMyAkH62qQTvQ63Hbe5gnTWE7NNzzVHxEvZfEZaBJAzXZ4muSmzWYWTf/geo5-07und02-atividade-da-sistematizacao.pdf
Para você saber mais:
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/fontes-energia.htm acesso em 20 de fevereiro de 2019
http://www2.aneel.gov.br/arquivos/PDF/atlas3ed.pdf (parte III a partir da página 91) acesso em 20 de fevereiro de 2019
http://www.epe.gov.br/pt/publicacoes-dados-abertos/dados-abertos acesso em 20 de fevereiro de 2019.
Contextos prévios:
Espera-se que o conceito e os tipos de fontes de energia renováveis já tenham sido trabalhados em sala de aula.
O conceito de fontes de energia não renováveis usado neste plano será: fontes de energia que não possuem a capacidade de serem repostas naturalmente ou de reposição muito lenta, o que significa que são passíveis de esgotamento.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia o tema da aula com os alunos. Pergunte: “Vocês sabem me dizer o que são fontes renováveis de energia?”.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS