Plano de Aula

Plano de aula: Fontes não renováveis de energia no Brasil

Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Conhecimento e uso de fontes alternativas no mundo, Brasil e na escala local e regional.

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05GE07) Identificar os diferentes tipos de energia utilizados na produção industrial, agrícola e extrativa e no cotidiano das populações de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Atividades do plano e lápis de cor.

Material complementar:

Atividade da ação propositiva disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ncBua9pFQ5y73Gq7CnEQpWtK7t4dcGSe3YaNeugGeNAkJJAzvndNTKPnRvtD/geo5-07und02-atividade-da-acao-propositiva.pdf

Atividade da sistematização disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CkgPbMyAkH62qQTvQ63Hbe5gnTWE7NNzzVHxEvZfEZaBJAzXZ4muSmzWYWTf/geo5-07und02-atividade-da-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/fontes-energia.htm acesso em 20 de fevereiro de 2019

http://www2.aneel.gov.br/arquivos/PDF/atlas3ed.pdf (parte III a partir da página 91) acesso em 20 de fevereiro de 2019

http://www.epe.gov.br/pt/publicacoes-dados-abertos/dados-abertos acesso em 20 de fevereiro de 2019.

Contextos prévios:

Espera-se que o conceito e os tipos de fontes de energia renováveis já tenham sido trabalhados em sala de aula.

O conceito de fontes de energia não renováveis usado neste plano será: fontes de energia que não possuem a capacidade de serem repostas naturalmente ou de reposição muito lenta, o que significa que são passíveis de esgotamento.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia o tema da aula com os alunos. Pergunte: “Vocês sabem me dizer o que são fontes renováveis de energia?”.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Conteúdos relacionados