Plano de Aula

Plano de aula: Fontes não renováveis de energia no Brasil

Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Conhecimento e uso de fontes alternativas no mundo, Brasil e na escala local e regional.

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05GE07) Identificar os diferentes tipos de energia utilizados na produção industrial, agrícola e extrativa e no cotidiano das populações de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Atividades do plano e lápis de cor.

Material complementar:

Atividade da ação propositiva disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ncBua9pFQ5y73Gq7CnEQpWtK7t4dcGSe3YaNeugGeNAkJJAzvndNTKPnRvtD/geo5-07und02-atividade-da-acao-propositiva.pdf

Atividade da sistematização disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CkgPbMyAkH62qQTvQ63Hbe5gnTWE7NNzzVHxEvZfEZaBJAzXZ4muSmzWYWTf/geo5-07und02-atividade-da-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/fontes-energia.htm acesso em 20 de fevereiro de 2019

http://www2.aneel.gov.br/arquivos/PDF/atlas3ed.pdf (parte III a partir da página 91) acesso em 20 de fevereiro de 2019

http://www.epe.gov.br/pt/publicacoes-dados-abertos/dados-abertos acesso em 20 de fevereiro de 2019.

Contextos prévios:

Espera-se que o conceito e os tipos de fontes de energia renováveis já tenham sido trabalhados em sala de aula.

O conceito de fontes de energia não renováveis usado neste plano será: fontes de energia que não possuem a capacidade de serem repostas naturalmente ou de reposição muito lenta, o que significa que são passíveis de esgotamento.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia o tema da aula com os alunos. Pergunte: “Vocês sabem me dizer o que são fontes renováveis de energia?”.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Conteúdos relacionados