Atividade para impressão - Mão na massa - Cardápio infantil: O que uma criança deve comer?
Plano de Aula
Plano de aula: Cardápio infantil: O que uma criança deve comer?
Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Hábitos alimentares
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados temas importantes para disparar reflexões sobre a importância de desenvolver hábitos alimentares saudáveis, vale lembrar que esta aula inicia um olhar para tais mudanças. Pretende-se que este seja um momento que os alunos, através dos conhecimentos já adquiridos a partir de reflexões e estudos anteriores, analisem e reflitam sobre mudanças dos seus hábitos. O objetivo não é apresentar um aprofundamento da temática, mas sim, realizar uma aproximação da turma aos conhecimentos que pretendemos construir ao longo de algumas aulas. Para maior aprofundamento do tema desta aula, o professor pode aplicar também, os planos CIE5_07VE01, CIE5_07VE03, CIE5_07VE04, CIE5_07VE05, CIE5_07VE07, CIE5_07VE08 e CIE5_07VE10.
Materiais necessários para a aula: Para esta aula é necessário folha impressa, contendo cartão orientador para a construção do cardápio (disponível nos materiais complementares desta aula).
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete o slide, se não for possível, leia o título e pergunte:
- O que vocês acham que é importante uma criança comer?
Peça que os alunos conversem entre si e discutam ideias e hipóteses. Se julgar necessário, anote-as no quadro, para retomá-las ao fim da aula, no momento de sistematização dos conceitos elaborados no decorrer da aula.
Contexto
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Esse contexto parte de uma curiosidade sobre o crescimento infantil. O objetivo é que as crianças se percebam dentro de uma fase e reflitam sobre as particularidades dela. O professor deve trazer o foco para os diferentes tipos de alimentação em cada fase.
Projete o slide. Se não for possível, leia contexto e pergunte para a turma:
- Em qual fase vocês estão? Voc?s concordam com as particularidades dessa fase?
- Desde a primeira fase da infância a nossa alimentação continua a mesma? Por quê?
- Pensando que em cada fase tem a sua particularidade, como a alimentação deve se modificar, adequando-se a essas particularidades?
Incentive, durante a discussão, que as crianças apresentem seus pontos de vista livremente. A fala de cada aluno deve ser valorizada e potencializada. Lembre-se que este é um momento de levantamento de hipóteses e não de correção de conceitos, que serão explorados e sistematizados no decorrer da aula. O professor deve ser o mediador das discussões.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete o slide. Se não for possível, faça a pergunta e discuta com a turma:
- O que vocês costumam comer em cada refeição?
- Como esses alimentos contribuem, ou não, para o desenvolvimento saudável do seu corpo?
- O que vocês mudariam na alimentação que consomem diariamente?
- Pensando nas necessidades da fase que vocês estão, o que seria importante fazer parte da sua alimentação?
Essas perguntas são sugestões, conforme as hipóteses forem sendo levantadas pelos alunos, outras perguntas podem ser acrescentadas. Entretanto, esse não é um momento de discussão de conceitos e sim de levantar os conhecimentos dos alunos sobre a temática. Peça que os alunos anotem em seus cadernos as respostas para que sejam retomadas ao final da aula.
Mão na massa
Tempo sugerido: 27 minutos
Orientações: Projete o slide, se não for possível, leia-o e apresente o contexto da imagem ou a desenhe no quadro. Depois, discuta com a turma:
- O que vocês entendem por cardápio?
- Vocês concordam com as dicas para um bom cardápio?
- Na alimentação que vocês consomem diariamente esses itens fazem parte? Nessas mesmas proporções?
- Vocês acreditam que as frituras, salgadinhos, refrigerantes e outros, contribuem para o bom funcionamento do nosso corpo? Por quê?
Esse é um momento importante para trazer a discussão dos hábitos alimentares pessoais e problematizar se os alimentos consumidos auxiliam no crescimento infantil ou podem prejudicar a saúde. Vale se atentar que o processo de mudança de um hábito, não se dá somente em uma atividade, é um processo, o objetivo deste plano é iniciar discussões e reflexões, a fim de despertar o olhar para os seus hábitos alimentares e refletir se eles são saudáveis ou não. É importante, também, respeitar os hábitos já existentes na família e não trazer julgamentos do que se come, ou do que se tem acesso.
Mão na massa
Tempo sugerido: 27 minutos
Orientações: O Mão na Massa será realizado em grupos. Para que as discussões possam ser potencializadas, sugere-se grupos de 5 alunos. Converse com a turma que a proposta de hoje é construir um cardápio saudável e atrativo. Para isso, cada grupo irá produzir um comercial para divulgar o seu cardápio.
Etapa 1 (6 minutos)
No primeiro momento, cada grupo irá construir um cardápio, atentando-se para o gráfico do prato saudável. Converse com a turma que as indicações devem ser respeitadas. O cardápio será construído a partir do repertório das crianças.
Discuta com a turma:
- O que vocês precisam se atentar para construir um cardápio que atenda às necessidades do nosso corpo?
Anote no quadro os pontos em comum que os grupos apresentarem para que sirva de referências para a construção dos cardápios. Cole em local visível a todos (ou distribua um por grupo) o cartaz de orientação para um prato saudável, você pode encontrá-lo nos materiais complementares desta aula.
Durante a construção, é importante que o professor circule pelos grupos, e faça as devidas intervenções para que os alunos não percam o objetivo proposto. Sugestão de intervenção:
- Quantas sugestões de proteínas animais vocês irão colocar? Quantas são necessárias?
- Legumes e verduras são a mesma coisa?
- Quantos e quais legumes irão colocar? E verduras?
Essas são sugestões de perguntas. Conforme as discussões de cada grupo, podem ser acrescentadas outras perguntas.
Etapa 2 (15 minutos)
Nesta proposta utilizaremos o gênero textual anúncio publicitário. Para este trabalho, é importante trazer para as crianças que a finalidade de uma propaganda é a apresentação e divulgação de um produto, para isso, é necessa?io conhecer as características do que se quer apresentar e argumentar sobre a importância do seu uso. Este é um momento onde a turma pode colocar em prática seus conhecimentos e argumentos sobre a importância de consumir um cardápio adequado.
Após a finalização dos cardápios, converse com a turma que chegou o momento de criarem suas propagandas para apresentarem o cardápio produzido. Para essa construção chame a atenção para os seguintes aspectos:
- Quais os benefícios de fazer uso de um cardápio saudável?
- Quais alimentos estão presentes no cardápio construído e por que eles são importantes?
- Por que o seu cardápio é bom?
Escreva esses quesitos no quadro e reserve dois minutos para os grupos decidirem o que será falado e quem fará a propaganda (o grupo pode decidir quantos membros apresentarão), baseados nos aspectos acima.
Envolva a turma na situação da gravação de um comercial, diga que geralmente eles são gravados em um estúdio. Para iniciar a apresentação, o professor pode falar “Gravando em 3, 2, 1” e ao término pode utilizar a expressão “Corta”. Para envolvê-los ainda mais, se não for possível a gravação através de algum equipamento eletrônico, peça que um aluno simule a função do câmera (pessoa que grava os comerciais).
Ao término de cada apresentação, é importante que o professor promova um rápida discussão sobre as escolhas daquele cardápio, peça que os outros grupos opinem se o cardápio pode ser considerado saudável e quais contribuições tem a fazer para a melhoria dele.
Sugestão: Seria interessante que os comerciais fossem filmados, para que, em outro momento, possa ser apresentado à turma, numa reunião de pais, para outras salas ou divulgado em mídias sociais que a escola faça parte.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete o slide. Se não for possível, leia o seu conteúdo. Antes dos alunos iniciarem o seu registro, peça que retomem os registros feitos no início, baseado nas seguintes perguntas:
- O que vocês costumam comer em cada refeição?
- Pensando nas necessidades da fase que vocês estão, o que seria importante fazer parte da sua alimentação?
- O que vocês mudariam na alimentação que consomem diariamente?
Pergunte se eles mudariam alguma resposta e por quê. Peça que conversem entre si. Em seguida, peça para desenharem o que mudariam na sua alimentação.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
Essenciais:
- Ferramenta para compartilhamento de áudio e mensagens (grupo de Whatsapp, por exemplo).
- Documento compartilhado pelo Google Drive (Tutorial disponível aqui).
- Google Forms (Tutorial disponível aqui).
Optativas:
- Videoconferência (Hangouts ou Zoom, por exemplo).
Contexto e questão disparadora
Solicite que os alunos pensem sobre as refeições que fizeram durante o dia, levando em conta café da manhã, almoço e jantar. Peça que listem os alimentos que comporam as refeições e levante a questão disparadora da aula:
- O que deve haver no cardápio de uma criança?
Eles devem responder à pergunta, preferencialmente, em uma proposta de videoconferência. Caso não seja viável, informe que eles devem responder por áudio ou texto e compartilhar com toda a turma.
Mão na massa
Divida a turma em grupos de cinco alunos e peça que pensem na refeição de uma criança (pode ser café da manhã, almoço e jantar) que seja balanceada nutricionalmente. Os grupos devem idealizar essa refeição colaborativamente em um documento do Google Drive, utilizando imagens da internet e escrevendo o nome dos alimentos que compõem cada grupo alimentar. Ao final, peça que compartilhem as produções com outros grupos.
Sistematização
Após todos os alunos verem as produções dos grupos, encaminhe o link de um documento do Google Formulários com os questionamentos a seguir. Os alunos deverão respondê-los dissertando sobre:
- O que vocês costumam comer em cada refeição?
- Pensando nas necessidades da fase que vocês estão, o que seria importante fazer parte da sua alimentação?
- O que vocês mudariam na alimentação que consomem diariamente?
Convite às famílias
As famílias podem escolher uma refeição da criança para refletirem sobre o equilíbrio nutricional dos alimentos presentes. Após a reflexão, devem indagar se há a necessidade de modificar algum hábito alimentar.
5 º ano
Objetivos de aprendizagem
Analisar diferentes cardápios adequados à criança, a fim de refletir que eles influenciam no seu desenvolvimento.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF05CI08) Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo.
(EF05CI09) Discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais (como obesidade, subnutrição, etc.) entre crianças e jovens a partir da análise de seus hábitos (tipos e quantidade de alimento ingerido, prática de atividade física etc.).
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Professor-autor: Juliana Portella de Freitas
Mentor: Cintia Diógenes
Especialista: Margareth Polido