Guia de intervenções
Plano de Aula
Plano de aula: Investigando pirâmides
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Prismas, pirâmides e suas planificações
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Mônica Maria Aranha Bastos
Mentor: Paula Massi Reis Pirea
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF04MA17) Reconhecimento e análise de figuras não planas, suas características e representações (prismas e pirâmides; representações, planificações e características).
Objetivos específicos
- Reconhecer uma figura piramidal.
- Analisar uma pirâmide e identificar propriedades que a caracterizam.
- Descrever uma pirâmide a partir de suas características.
Conceito-chave
Características de uma pirâmide.
Recursos necessários
- Quadro negro ou similar, giz ou caneta marcadora.
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Uma pirâmide para cada aluno, de acordo com as orientações da atividade.
- Folhas de papel A3, cartolinas ou papel equivalente brancos (opcional).
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Reconhecer uma figura piramidal.
- Analisar uma pirâmide e identificar propriedades que a caracterizam.
- Descrever uma pirâmide a partir de suas características.
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Orientação: Exponha o objetivo para a classe e leia junto com eles.