Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Orientação: Exponha o objetivo para a classe e leia junto com eles.
Aquecimento
Tempo previsto: 7 minutos.
Propósito: Perceber quanto os alunos conhecem sobre as figuras geométricas, para facilitar suas próprias intervenções no andamento da atividade principal da aula.
Orientações: Entregue aos alunos uma folha com as figuras do slide e peça que nomeiem as que lhe são conhecidas, registrando na própria folha ou no caderno. Em seguida, exponha o slide para toda a turma e faça perguntas que permitam aos alunos relembrarem o que sabem sobre o conteúdo (ver item abaixo). Fique atento às respostas, principalmente às que abordam as características dos objetos, que poderão ser um norte para intervenções da próxima etapa. É interessante que este quadro permaneça exposto durante a aula. Pode ser que na atividade principal você precise se reportar a ele.
Discuta com a turma:
- Vocês conhecem estas figuras? O que são? Lembram os nomes delas?
- Quais as diferenças podemos perceber entre elas? Vamos formar dois grupos com as figuras. Como vocês propõem estes agrupamentos?
- Alguém saberia citar alguns componentes das figuras geométricas? (Você pode apontar para base, lados, faces, arestas, vértices, todos conceitos vistos no 3º ano, e verificar o quanto os alunos recordam deste conteúdo)
Material complementar:
Aquecimento
Resolução do Aquecimento
Atividade Principal
Tempo sugerido: 10 minutos.
Propósito: Permitir aos alunos perceberem que as pirâmides têm características que as identificam.
Orientação: Entregue a cada aluno uma pirâmide para que possa manipular e tirar suas conclusões sobre suas propriedades. As pirâmides podem ser de papel, preferencialmente mais firme. Caso haja a possibilidade de outros materiais (madeira, plástico etc.) poderão ser usados da mesma forma. Sugerimos três ou quatro tipos de pirâmides diferentes na base (triangular, quadrada, pentagonal, hexagonal, retangular etc.). Isso permitirá que os alunos abstraiam, inclusive, que uma das características da pirâmide é sua base poligonal. O que provavelmente ocorrerá quando da troca nos grupos, que devem ser compostos por alunos com pirâmides de bases diversas. Por isso, em consonância com os tipos de pirâmides, os grupos poderão ter 3 ou 4 componentes. Tamanhos diferentes também são interessantes. Os alunos poderão perceber que esta propriedade não altera as características básicas do objeto estudado. De acordo com a observação que fizer do andamento da atividade, seja individual, seja em grupo, deve intervir com questões que orientem as descobertas dos alunos. Fique atento ao uso da linguagem matemática, não se oriente pela linguagem dos alunos que provavelmente tratarão de faces como lados, vértices como pontas etc.. Poderá permanecer mais ou menos tempo em cada questão, aprofundar ou não. Seu guia são as respostas obtidas dos alunos. O enfrentamento das possíveis dificuldades encontradas pelos alunos abordamos no Guia de Intervenções.
Discuta com os grupos:
- Que objeto é este que você recebeu? O que faz você afirmar que é uma pirâmide? O que é uma pirâmide? Como ela é? Ela é semelhante a outras figuras geométricas? E o que a diferencia de outras figuras geométricas?
Material complementar:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 20 minutos.
Propósito: Levantar as ideias dos alunos sobre uma pirâmide e verificar a veracidade de cada uma delas.
Orientação: Primeiro, pergunte à classe qual grupo gostaria de apresentar as suas conclusões. É interessante que todos tenham oportunidade de socializar seu conhecimento. Caso o tempo não permita, defina os grupos que se apresentarão a partir do que observou das interações dos grupos na etapa anterior. Priorize os que utilizaram estratégias e obtiveram respostas diferentes, que possam enriquecer o momento de reflexão. Uma opção para que todos participem é solicitar a cada grupo que exponha apenas uma das três conclusões solicitadas, sempre diferente das anteriormente socializadas. A cada ideia apresentada, abra a discussão com o grupo classe para verificar sua validade. No grande grupo, os alunos comparam as afirmações com as formas de todas as pirâmides em análise: triangular, quadrada, hexagonal, retangular etc., e confirmam ou não se as conclusões são verdadeiras. Crie um painel com cartazes (modelo acima), na lousa ou em slide, para exposição das ideias, tanto a original, quanto suas revisões, que podem compor duas colunas.
Discuta com a turma:
- As pirâmides recebidas são iguais? Quais as semelhanças entre elas? Quais as diferenças? Como chegaram a estas conclusões?
Sistematização do Conceito
Tempo previsto: 5 minutos.
Propósito: Apresentar aos alunos o conceito matemático estudados na aula.
Orientações: Apresente o conceito à classe. Peça aos alunos que leiam e registrem. Abra um espaço para dirimir possíveis dúvidas.
Discuta com a turma:
- 1º momento: individual:
- Alguém já ouviu essa palavra? Quem já ouviu, escreve o que sabe, quem nunca ouviu ou não lembra, escreve o que pensa que ela significa.
- 2º momento: após o levantamento das ideias dos alunos:
- Agora, como podemos verificar a veracidade das nossas ideias sobre prisma?
- Descobrimos que prisma tem mais de um significado. Qual será deles que podemos usar em nossa aula de matemática? Por quê?
- Neste momento, faça uma ponte para a atividade principal da aula:
- E por que vocês acham que eu trouxe o estudo de uma palavra para a aula de matemática?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Propósito: Sistematizar o conhecimento visto na aula.
Orientação: Apresente um resumo dos conceitos envolvidos no conteúdo da aula, retomando o objetivo e as reflexões registradas no painel construído na discussão com o grupo classe. É interessante que este slide permaneça exposto em sala. Você pode reproduzi-lo em uma cartolina ou papel equivalente.
RAIO X
Tempo sugerido: 10 minutos
Propósito: Verificar se o aluno compreende que as características da figura nos permite a descrição da mesma.
Orientação: Em princípio, o relato deverá ser escrito, restando a oralidade para alunos que não alcançaram o nível alfabético, neste caso o relato pode ser gravado. O importante é que na resposta os alunos façam referência às conclusões que a turma elaborou durante as discussões sobre as propriedades de uma pirâmide, as características que a identificam como tal. Precisam descrever, trazer para sua explicação as conclusões do encerramento da aula, e não apenas afirmar que é uma figura geométrica, por exemplo. Esteja próximo aos alunos durante a realização da tarefa, e observe aqueles que necessitam da sua ajuda com questões que possam facilitar a organização do pensamento e consequente elaboração da resposta. Incentive sempre o aprimoramento dos textos com o uso da linguagem matemática: embaixo = base; lados = faces; etc..De acordo com o tempo disponível, será possível exigir maior ou menor grau de correção da tarefa.
Discuta com a turma:
- Como é mesmo uma pirâmide? Como podemos explicar para alguém que nunca viu uma? Que palavras vimos hoje e podem nos ajudar a explicar sobre pirâmides?
Material complementar:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar