Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Exponha o objetivo para a classe e leia junto com os alunos.
Discuta com a turma:
- Discuta com os alunos os termos “polígonos e planificações”, pois é importante que resgatem o conhecimento sobre as representações planificadas dos poliedros (tridimensionais) bem como sua formação composta de polígonos, pois esta ação tornará mais clara e eficaz a resolução da atividade principal.
RETOMADA
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Este é um momento de retomada de conteúdo. Faz-se necessário se certificar de que os alunos conheçam o termo “planificações” e “polígonos” e já tenham tido contato com estes conteúdos anteriormente. Na atividade proposta, peça aos alunos que observem as planificações dadas e discuta com os colegas, em pequenos agrupamentos, quais polígonos faltam para formar os poliedros a que pertencem. Permita que os alunos expliquem a forma de pensamento e as discussões.
Propósito: Completar as planificações dadas com os polígonos que faltam.
Discuta com a turma:
- Quem sabe o que são planificações? E poliedros? Planificação é tornar plano. No caso dos poliedros, transformamos eles de tridimensional para representações planificadas.
- Alguém sabe qual polígono falta para completar as planificações? Na primeira e segunda planificação falta um triângulo e na terceira faltam dois quadrados.
- Como conseguiram descobrir o polígono que faltava no poliedro? Quando tentamos fechá-lo mentalmente. Na verdade este é um nível em que o aluno precisa de repertório, por esse motivo o plano é de ampliação.
- Se completarmos a figura com o polígono indicado a planificação fechará? O objetivo da formação planificada e tridimensional é fechar o poliedro. Se os polígonos descritos acima forem colocados no lugar certamente ela fechará.
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientação: Professor, as descrições realizadas por João e Pedro correspondem a poliedros não planificados. Desta forma, os alunos precisam representar a planificação dos mesmos mediante a construção de faces poligonais na malha pontilhada, utilizando a régua. Divida a sala de forma que metade dos alunos construam a planificação do poliedro descrito por João e a outra metade construa a planificação do poliedro descrito por Pedro. Essa divisão pode ser feita em números pares e ímpares, meninos e meninas, do número 1 ao 15 e do número 16 ao 30. Permita que os alunos socializem com os demais as construções e comparem a quantidade e forma das bases, faces, vértices.
Propósito: Construir a planificação dos poliedros descritos na malha pontilhada.
Discuta com a turma:
- Quantas faces tem a planificação do poliedro descrito por João? E o descrito por Pedro? O de João apresenta 6 faces e o de Pedro apresenta 5 faces.
- Qual o nome dos poliedros descritos? O poliedro descrito por João é um prisma quadrangular e o de Pedro uma pirâmide de base quadrada.
- Como você pensou os polígonos que representaria na malha, tendo como referência a descrição das crianças? Pensei por meio da base.
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Resolução da Atividade principal
Guia de intervenção
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientação: Professor, as descrições realizadas por João e Pedro correspondem a poliedros não planificados. Desta forma, os alunos precisam representar a planificação dos mesmos mediante a construção de faces poligonais na malha pontilhada, utilizando a régua. Divida a sala de forma que metade dos alunos construam os polígonos do poliedro descrito por João e a outra metade construa os polígonos do poliedro descrito por Pedro. Essa divisão pode ser feita em números pares e ímpares, meninos e meninas, do número 1 ao 15 e do número 16 ao 30. Permita que os alunos socializem com os demais as construções e comparem a quantidade e forma das bases, faces, vértices.
Propósito: Construir os polígonos que formam a planificação dos poliedros descritos na malha pontilhada.
Discuta com a turma:
- Quantas faces tem a planificação do poliedro descrito por João? E o descrito por Pedro? O de João apresenta 6 faces e o de Pedro apresenta 5 faces.
- Qual o nome dos poliedros descritos? O poliedro descrito por João é um prisma quadrangular e o de Pedro uma pirâmide de base quadrada.
- Como você pensou os polígonos que representaria na malha, tendo como referência a descrição das crianças? Pensei por meio da base.
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: É importante que os grupos exponham suas planificações e socializem com os demais alunos as estratégias utilizadas para representar a planificação do poliedro descrito por João e Pedro. Neste momento é de grande valia também que as dificuldades encontradas para construção dos polígonos na malha pontilhada seja compartilhada, mesmo porque há a necessidade de construí-los com faces iguais para que seja possível montar a planificação do poliedro. No caso do prisma faz-se necessário a representação de duas bases iguais e no caso da pirâmide faz-se necessário a seleção de um ponto para cada face, para representar o vértice.
Propósito: Relatar ao professor e aos colegas as estratégias utilizadas para a construção das planificações dos poliedros descritos a partir de polígonos.
Discuta com a turma:
- Os polígonos representados na malha formam o poliedro descrito? A planificação precisa apresentar as características do poliedro descrito. É importante que localize as características ditas depois da planificação feita.
- Como é possível classificar os poliedros descritos em prismas e pirâmides? É possível pelas características. Neste caso o prisma apresenta duas bases e a pirâmide um vértice oposto à base.
- A base é também uma face? Toda base de qualquer poliedro é uma face.
ENCERRAMENTO
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Este slide resume o aprendizado da aula, desta forma, é importante que o apresente aos alunos para que compreendam que as faces e/ou bases poligonais formam a planificação dos poliedros.
Propósito: Sistematizar a aprendizagem sobre planificação de poliedros.
Discuta com a turma:
- Quando leram a descrição das crianças foi possível imaginar o poliedro tridimensional? É possível imaginar o poliedro pelas características, porém faz-se necessário repertório conceitual anterior. Por esse motivo esse plano é de ampliação.
- Qual a principal característica da pirâmide que a diferencia de outro grupo de poliedros? A pirâmide possui um único vértice oposto a base e apresenta faces laterais triangulares.
RAIO X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Essa tarefa deve ser realizada individualmente. É importante que o aluno a realize tendo por base o aprendizado construído em sala de aula. Professor, caminhe pela sala de aula e observe como os alunos realizam as atividades, se apresentam dificuldades e se compreenderam que a planificação dos poliedros são compostas de faces poligonais.
Propósito: Identificar, por meio dos polígonos dados, o poliedro correspondente.
Discuta com a turma:
- Como descobriu o poliedro pelos polígonos representados? Contando o número de lados das bases.
- Quais as diferenças entre os poliedros? O prisma apresenta duas bases e a pirâmide uma base oposta ao único vértice quando fechei mentalmente a planificação e por apresentar faces laterais triangulares.
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade complementar
RAIO X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Essa tarefa deve ser realizada individualmente. É importante que o aluno a realize tendo por base o aprendizado construído em sala de aula. Professor, caminhe pela sala de aula e observe como os alunos realizam as atividades, se apresentam dificuldades e se compreenderam que a planificação dos poliedros são compostas de faces poligonais.
Propósito: Identificar, por meio dos polígonos dados, o poliedro correspondente.
Discuta com a turma:
- Como descobriu o poliedro pelos polígonos representados? Contando o número de lados das bases.
- Quais as diferenças entre os poliedros? O prisma apresenta duas bases e a pirâmide uma base oposta ao único vértice quando fechei mentalmente a planificação e por apresentar faces laterais triangulares.