Plano de Aula

Plano de aula: Planificando pirâmides

Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Prismas, pirâmides e suas planificações

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Maria Carolina Taurisano

Mentora: Paula Massi Reis Pires Pires

Especialista de área: Priscilla Mendes Cerqueira



Habilidade da BNCC

(EF04MA17) Associar prismas e pirâmides a suas planificações e analisar, nomear e comparar seus atributos, estabelecendo relações entre as representações planas e espaciais.



Objetivos específicos

Construir planificações de poliedros, partindo das propriedades descritas.

Conceito-chave

Planificação de pirâmides.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Papéis: cartolina ou craft;
  • Banco de imagens (polígonos para construção da planificação de pirâmides).

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Construir planificações de poliedros, partindo das propriedades descritas.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.

OBJETIVO
OBJETIVO

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Exponha o objetivo para a classe e leia junto com eles.

Discuta com a turma:

  • Discuta com os alunos os termos “planificações e propriedades”, pois é importante que resgatem o conhecimento sobre as representações planificadas dos poliedros (tridimensionais) bem como as características que os compõem para o bom desenvolvimento da atividade principal.