Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Orientação: Exponha o objetivo para a classe e leia junto com eles.
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos.
Propósito: Verificar o que os alunos conhecem sobre prisma e estabelecer relação com conceito matemático.
Orientações: Escreva a palavra no quadro ou projete o slide. Peça aos alunos que leiam e, individualmente, em dois minutos (as crianças costumam apreciar esses desafios com tempo marcado), registrem suas ideias sobre o significado da palavra (veja abaixo as proposições para orientar a reflexão). Em seguida, abra a discussão para o grupo classe. É interessante que todos possam contribuir com suas ideias. Registre no quadro os conceitos apresentados, sem a necessidade de repetições. Pode criar uma tabela no modelo do slide 4. Conforme as respostas recebidas (de quem afirme nunca ter ouvido falar a quem possa conhecer até mais de um significado), conduza o debate com as questões sugeridas para a discussão. Após a apresentação das ideias dos alunos, oriente a pesquisa sobre o significado formal da palavra (dicionários, livros didáticos etc.). Fontes de pesquisa diversas enriquecem o aprendizado. Este momento pode ser realizado em duplas ou pequenos grupos. Ao final, registre duas ou três definições escolhidas pela classe, preferencialmente por serem mais claras e completas. Provavelmente, surgirão dúvidas sobre outros termos, reforce a pesquisa e registre o resultado.
Discuta com a turma:
- 1º momento: individual
- Alguém já ouviu essa palavra? Quem já ouviu, escreve o que sabe, quem nunca ouviu ou não lembra, escreve o que pensa que ela significa.
- 2º momento: após o levantamento das ideias dos alunos
- Agora, como podemos verificar a veracidade das nossas ideias sobre prisma?
- Descobrimos que prisma tem mais de um significado. Qual deles podemos usar em nossa aula de matemática? Porquê?
- Neste momento, faça uma ponte para a atividade principal da aula:
- E porque vocês acham que eu trouxe o estudo de uma palavra para a aula de matemática?
Material complementar:
Aquecimento
Resolução do Aquecimento
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos
Propósito: Verificar o que os alunos conhecem sobre prisma e estabelecer relação com conceito matemático.
Orientações: Escreva a palavra no quadro ou projete o slide. Peça aos alunos que leiam e, individualmente, em dois minutos (as crianças costumam apreciar esses desafios com tempo marcado), registrem suas ideias sobre o significado da palavra (veja abaixo as proposições para orientar a reflexão). Em seguida, abra a discussão para o grupo classe. É interessante que todos possam contribuir com suas ideias. Registre no quadro os conceitos apresentados, sem a necessidade de repetições. Pode criar uma tabela no modelo do slide 4. Conforme as respostas recebidas (de quem afirme nunca ter ouvido falar a quem possa conhecer até mais de um significado), conduza o debate com as questões sugeridas para a discussão. Após a apresentação das ideias dos alunos, oriente a pesquisa sobre o significado formal da palavra (dicionários, livros didáticos etc.). Fontes de pesquisa diversas enriquecem o aprendizado. Este momento pode ser realizado em duplas ou pequenos grupos. Ao final, registre duas ou três definições escolhidas pela classe, preferencialmente por serem mais claras e completas. Provavelmente, surgirão dúvidas sobre outros termos, reforce a pesquisa e registre o resultado.
Discuta com a turma:
- 1º momento: individual
- Alguém já ouviu essa palavra? Quem já ouviu, escreve o que sabe, quem nunca ouviu ou não lembra, escreve o que pensa que ela significa.
- 2º momento: após o levantamento das ideias dos alunos
- Agora, como podemos verificar a veracidade das nossas ideias sobre prisma?
- Descobrimos que prisma tem mais de um significado. Qual deles podemos usar em nossa aula de matemática? Porquê?
- Neste momento, faça uma ponte para a atividade principal da aula:
- E porque vocês acham que eu trouxe o estudo de uma palavra para a aula de matemática?
Material complementar:
Aquecimento
Resolução do Aquecimento
Atividade Principal
Tempo previsto: 10 minutos.
Propósito: Possibilitar aos alunos estabelecer a relação entre a identificação de um objeto e o conhecimento de suas propriedades.
Orientações: Exponha o quadro de figuras para a turma e distribua a folha de atividades (que inclui o conteúdo dos slides 5 e 6). Leia com eles o comando da tarefa e, à medida do necessário, lance as questões propostas abaixo. Inicie com um tempo para a realização individual da tarefa. Caso não tenha ocorrido no aquecimento, este será o momento para resolver possíveis dúvidas sobre termos que compõem os conceitos pesquisados. Circule pela sala, aproxime-se daqueles que estiverem com dificuldades. Faça perguntas que permitam a você compreender as estratégias que utilizam. Elas são os indicadores para a escolha da intervenção que pode auxiliá-los a superar o desafio. Ao final, convide a turma para um debate sobre as conclusões que chegaram, convidando alguns alunos (ou todos, caso o tempo permita) para apresentar suas ideias. Faça os registros na tabela do slide 6. Analisem as figuras uma a uma.
Discuta com a turma:
- Como você pode saber quais destas figuras são prismas?
- O que precisa observar nelas?
- Que tal marcar as palavras mais importantes dos conceitos que pesquisamos?
- Você lembra o que é polígono? E paralelogramo? Como pode certificar sua ideia?
- Esta figura é um prisma? O que faz você pensar assim?
Material complementar:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão das Soluções
Tempo previsto: 17 minutos.
Propósito: Elaborar um resumo do conhecimento desenvolvido pela turma no debate realizado.
Orientações: Desenhe no quadro a tabela sugerida acima, ou utilize cartazes, que poderão ficar expostos na sala posteriormente. Convide alguns alunos para preenchê-la com as conclusões da turma durante o debate. Dentro do tempo disponível, procure oportunizar a participação de todos em algum momento da discussão. O importante é que percebam a necessidade de validar suas ideias iniciais em confronto com o conhecimento formal sobre o conteúdo.
Discuta com a turma:
- Esta figura é um prisma? O que faz você pensar assim?
Sistematização do conceito
Tempo previsto: 5 minutos
Propósito: Apresentar aos alunos o conceito matemático estudado na aula.
Orientações: Apresente o conceito à classe. Peça aos alunos que leiam e registrem. Abra um espaço para dirimir possíveis dúvidas.
Discuta com a turma:
- 1º momento: individual
- Alguém já ouviu essa palavra? Quem já ouviu, escreve o que sabe, quem nunca ouviu ou não lembra, escreve o que pensa que ela significa. Já não fizeram isso tudo no aquecimento?
- 2º momento: após o levantamento das ideias dos alunos
- Agora, como podemos verificar a veracidade das nossas ideias sobre prisma?
- Descobrimos que prisma tem mais de um significado. Qual será deles que podemos usar em nossa aula de matemática? Porquê?
- Neste momento, faça uma ponte para a atividade principal da aula:
- E porque vocês acham que eu trouxe o estudo de uma palavra para a aula de matemática?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Sistematizar o conhecimento visto na aula.
Orientação: Apresente um resumo dos conceitos envolvidos no conteúdo da aula, retomando o objetivo e as reflexões registradas no quadro durante a pesquisa do significado da palavra e a discussão com o grupo classe. É interessante que este slide permaneça exposto em sala. Você pode reproduzi-lo em uma cartolina ou papel equivalente.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos
Propósito: Verificar a compreensão do aluno sobre o conteúdo estudado na aula.
Orientação: Apresente a tarefa para a turma. Enquanto os alunos respondem, circule pela sala observando a interação deles com a tarefa e intervindo quando achar pertinente ou for solicitado. É o momento de perceber o quanto compreenderam o conceito estudado e decidir sobre a necessidade de retomar ou a possibilidade de aprofundar o conteúdo. Quando todos concluírem, reserve um momento para a socialização das respostas no grupo classe.
Discuta com a turma:
- Como é mesmo um prisma?
- Ele é formado apenas por polígonos? Onde estão esses polígonos?
- O paralelogramo (ou outra figura à qual o aluno se refere na resposta) é um polígono? Explique essa sua afirmação?
Material complementar:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar