Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Exponha o objetivo para a classe e leia junto com eles.
Propósito: Apresentar o objetivo à turma.
Discuta com a turma:
- Discuta com os alunos o conceito de planificação (representação plana), figuras geométricas espaciais (tridimensional) e arestas (encontro de faces). É importante que resgatem o conhecimento sobre os termos citados, para o bom desenvolvimento da atividade principal.
RETOMADA
Tempo sugerido: 05 minutos.
Orientações: Este é o momento de retomada de conteúdo. Esta atividade permite que os alunos, por meio da observação das setas, fechem mentalmente a planificação para a formação do poliedro e consigam inferir a qual poliedro pertence. Caso os alunos apresentem dificuldade na construção mental da figura geométrica espacial, poderá propor fora do tempo destinado para este momento, recortar a planificação e fazer a montagem e assim, nomear a figura.
Propósito: Observar as indicações das setas e construir o poliedro mentalmente.
Discuta com a turma:
- Alguém sabe me dizer o nome do poliedro formado? Prisma de base triangular.
- Por que recebe este nome? Porque suas faces laterais são retangulares e suas bases triangulares.
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Leia com os alunos e discuta as hipóteses de fechamento das figuras na tentativa de inferir o “que falta” (base, face) ou o que “excede” (base, face). Os alunos podem verbalizar que as planificações estão incorretas, porém se não conseguirem identificar o que falta ou o que excede, proponha o recorte e a montagem da planificação, pois desta forma serão capazes de identificar o erro.
Propósito: Identificar o erro na planificação dada.
Discuta com a turma:
- É possível identificar o poliedro pela planificação apresentada? “É possível que se identifique o poliedro pelas faces laterais, pela base, porém faz-se necessário uma vivência com planificações e figuras tridimensionais.
- Quando pensamos no poliedro, pensamos o mesmo no formato tridimensional. É possível pela planificação identificar o poliedro por meio da imagem tridimensional formada mentalmente? “Sim, é possível, porém como trata-se de um plano de ampliação o aluno precisa trazer como repertório a vivência e exploração de prismas tridimensionais e planificados”.
Material Complementar:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Leia com os alunos e discuta as hipóteses de fechamento das figuras na tentativa de inferir o “que falta” (base, face) ou o que “excede” (base, face). Os alunos podem verbalizar que as planificações estão incorretas, porém se não conseguirem identificar o que falta ou o que excede, proponha o recorte e a montagem da planificação, pois desta forma serão capazes de identificar o erro.
Propósito: Identificar o erro na planificação dada.
Discuta com a turma:
- É possível identificar o poliedro pela planificação apresentada? “É possível que se identifique o poliedro pelas faces laterais, pela base, porém faz-se necessário uma vivência com planificações e figuras tridimensionais.
- Quando pensamos no poliedro, pensamos o mesmo no formato tridimensional. É possível pela planificação identificar o poliedro por meio da imagem tridimensional formada mentalmente? “Sim, é possível, porém como trata-se de um plano de ampliação o aluno precisa trazer como repertório a vivência e exploração de prismas tridimensionais e planificados”.
Material Complementar:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Essa atividade permite que os alunos exercitem a linguagem geométrica, pois ao explicar como pensou os erros da planificação, se apropriam dos conceitos. É importante que intervenha de forma que o aluno socialize a estratégia utilizada para a descoberta. Caso os alunos apresentem dificuldade na elaboração, pode propor que recortem a planificação e tente fechá-la, desta forma, visualiza o que excede ou falta para a formação da figura geométrica espacial.
Propósito: Discutir as estratégias utilizadas pelos estudantes para descobrir o erro de planificação da figura dada.
Discuta com a turma:
- É possível descobrir o erro da planificação sem recortá-la e montar? Como você pensou? “É possível sim a descoberta por meio da imagem mental que se tem do poliedro. No pensamento vamos fechando as faces da planificação para formação da figura”.
ENCERRAMENTO
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Este slide resume o aprendizado da aula, desta forma, é importante que o apresente aos alunos para que visualizem a planificação correta e aquela em que apresenta erro. Partindo desse pressuposto, construirão estratégias para observação e identificação das demais.
Propósito: Retomar a formação da planificação dos poliedros.
Discuta com a turma:
- Pela imagem mental tridimensional do poliedro é possível planifica-lo? “Sim., é possível planificar o poliedro descrito, porém faz-se necessário repertório de planificação trabalhado nas aulas conceituais”.
RAIO X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Essa tarefa deve ser realizada individualmente. É importante que o aluno a realize, tendo por base o aprendizado construído em sala de aula. Verifique se os alunos compreenderam a planificação como construção do poliedro. Caminhe pela sala de aula e observe como os alunos resolvem a atividade e se assimilaram o conteúdo proposto na aula.
Propósito: Indicar o erro de planificação da figura dada.
Discuta com a turma:
- É possível descobrir o erro de planificação da figura geométrica e classificá-la como um poliedro mentalmente? “Sim, pois a base e as faces laterais que estão planificadas são características marcantes para a classificação dos poliedros. Sabemos que são prismas, por exemplo, pelas faces retangulares ou pirâmides pelas faces triangulares”.
Material complementar:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar
RAIO X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Essa tarefa deve ser realizada individualmente. É importante que o aluno a realize, tendo por base o aprendizado construído em sala de aula. Verifique se os alunos compreenderam a planificação como construção do poliedro. Caminhe pela sala de aula e observe como os alunos resolvem a atividade e se assimilaram o conteúdo proposto na aula.
Propósito: Indicar o erro de planificação da figura dada.
Discuta com a turma:
- É possível descobrir o erro de planificação da figura geométrica e classificá-la como um poliedro mentalmente? “Sim, pois a base e as faces laterais que estão planificadas são características marcantes para a classificação dos poliedros. Sabemos que são prismas, por exemplo, pelas faces retangulares ou pirâmides pelas faces triangulares”.
Material complementar:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar