Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Exponha o objetivo para a classe e leia junto com eles.
Discuta com a turma:
- Discuta com os alunos os termos “planificações e propriedades”, pois é importante que resgatem o conhecimento sobre as representações planificadas dos poliedros (tridimensionais) bem como as características que os compõem para o bom desenvolvimento da atividade principal.
RETOMADA
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Este é o momento de retomada de conteúdo. Peça aos alunos que observem os agrupamentos com as respectivas planificações e leiam a explicação dada por Mariana para tal decisão. Questione os alunos como refletiram sobre os agrupamentos feito em relação às propriedades existentes nas planificações, pois assim conseguirá perceber o grau de conhecimento dos alunos em relação ao conceito de planificação dos poliedros. Vale lembrar que os agrupamentos feitos por Mariana estão corretos.
Propósito: Observar os agrupamentos das planificações de acordo com as características.
Discuta com a turma:
- “Você concorda com o agrupamento feito por Mariana? Por quê?” O agrupamento de Mariana está correto, pois o grupo de pirâmides apresenta faces laterais triangulares unidas por um vértice oposto à base;
- “Você faria o agrupamento de outro jeito?” Na verdade não há outra forma de agrupar prismas e pirâmides que não seja pelas propriedades que possuem;
- “Vocês concordam com a explicação da Mariana?” A explicação da Mariana está correta, pois todas as pirâmides apresentam faces triangulares e todos os prismas apresentam faces retangulares (quadriláteros);
- “Quem tem outra explicação diferente da Mariana?”. Poderia explicar pelo vértice, pois a pirâmide pode ser classificada também neste grupo por conter um único vértice oposto à base.
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Professor, as descrições realizadas por Carlos, Maria e Karina correspondem a poliedros não planificados. Desta forma, os alunos precisam descobrir, pela descrição das crianças, a forma poligonal das bases do poliedro, para assim, construir sua planificação utilizando os polígonos disponíveis no banco de imagens do slide posterior. Divida a sala em 6 grupos e determine a representação de cada planificação descrita pelas crianças para dois grupos diferentes, pois desta forma poderá discutir com os alunos duas formas diferentes - ou não - de planificar cada poliedro, porém as estratégias podem ser diferentes enriquecendo a aula com trocas significativas. Informo que cada grupo receberá os polígonos disponíveis no banco de imagens para construção da planificação. Os alunos recortarão os polígonos necessários para a construção da planificação do poliedro determinado por você para cada grupo.
Propósito: Representar a planificação do poliedro com os polígonos disponíveis no banco de imagens.
Discuta com a turma:
- Os poliedros descritos pelas crianças são de fato diferentes como diz o enunciado? Os poliedros são diferentes, pois Carlos diz algumas características do prisma triangular, Maria se refere ao prisma pentagonal e Karina o prisma hexagonal.
- É possível planificar os poliedros pensados pelas crianças? Sempre é possível planificar os poliedros.
- Falta informação no poliedro descrito por Karina? Não seria “faltar informação”, mas se tratando do prisma hexagonal ela poderia citar outras propriedades além daquelas que descreveu, como por exemplo, doze vértices e dezoito arestas.
- Qual informação dada pela criança escolhida foi essencial para que iniciasse a construção da planificação do poliedro? É importante que o aluno inicie pela base, pois é ela que dará o formato ao poliedro escolhido para planificação.
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenção
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Professor, as descrições realizadas por Carlos, Maria e Karina correspondem a poliedros não planificados. Desta forma, os alunos precisam descobrir, pela descrição das crianças, a forma poligonal das bases do poliedro, para assim, construir sua planificação utilizando os polígonos disponíveis no banco de imagens do slide posterior. Divida a sala em 6 grupos e determine a representação de cada planificação descrita pelas crianças para dois grupos diferentes, pois desta forma poderá discutir com os alunos duas formas diferentes - ou não - de planificar cada poliedro, porém as estratégias podem ser diferentes enriquecendo a aula com trocas significativas. Informo que cada grupo receberá os polígonos disponíveis no banco de imagens para construção da planificação. Os alunos devem recortar os polígonos necessários para a construção da planificação do poliedro determinado por você para cada grupo.
Propósito: Representar a planificação do poliedro com os polígonos disponíveis no banco de imagens.
Discuta com a turma:
- Os poliedros descritos pelas crianças são de fato diferentes como diz o enunciado? Os poliedros são diferentes, pois Carlos diz algumas características do prisma triangular, Maria se refere ao prisma pentagonal e Karina o prisma hexagonal.
- É possível planificar os poliedros pensados pelas crianças? Sempre é possível planificar os poliedros.
- Falta informação no poliedro descrito por Karina? Não seria “faltar informação”, mas se tratando do prisma hexagonal ela poderia citar outras propriedades além daquelas que descreveu, como por exemplo, doze vértices e dezoito arestas.
- Qual informação dada pela criança escolhida foi essencial para que iniciasse a construção da planificação do poliedro? É importante que o aluno inicie pela base, pois é ela que dará o formato ao poliedro escolhido para planificação.
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: PAINEL DE SOLUÇÕES
Professor, você precisa preparar um espaço na sala de aula para a socialização das construções planificadas dos poliedros. Esse espaço pode ser mural, painel de cartolina, papel craft ou a própria lousa para exposição das soluções dos grupos. Cada grupo deve expor a representação planificada construída por meio da descrição de cada criança de acordo com a sua distribuição, ou seja, um espaço para as representações dos grupos do do Carlos, da Maria e da Karina. É importante que os grupos socializem com os demais alunos como pensaram a construção da mesma, utilizando os polígonos do banco de imagens. Em seguida, discuta com os alunos quais são as diferenças e semelhanças entre as planificações representadas remetendo-se à classificação desses poliedros.
Propósito: Discutir as semelhanças e diferenças entre as planificações construídas por meio das descrições.
Discuta com a turma:
- Por que esses poliedros são classificados como pirâmides? As principais propriedades que caracterizam uma pirâmide são as faces triangulares e um único vértice oposto à base.
- Os poliedros representados tem faces? Todo poliedro tem face.
- A base é também uma face? Toda base é também uma face.
ENCERRAMENTO
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Este slide resume o aprendizado da aula, desta forma, é importante que o apresente aos alunos para que compreendam que a planificação do poliedro foi possível a partir da descrição total ou parcial do mesmo tridimensionalmente como mostram as imagens.
Propósito: Sistematizar a aprendizagem sobre a construção planificada de poliedros, partindo da descrição total ou parcial de suas propriedades.
Discuta com a turma:
- Quando leram a descrição das crianças foi possível imaginar o poliedro tridimensional? Como trata-se de uma plano de ampliação é possível que o aluno faça uma imagem mental do poliedro sim, pois para isso faz-se necessário repertório conceitual.
- Qual a característica principal do prisma que o diferencia de outro grupo de poliedros? A propriedade principal do prisma que o caracteriza neste grupo é o fato de ter duas bases.
RAIO X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Essa tarefa deve ser realizada individualmente. É importante que o aluno a realize tendo por base o aprendizado construído em sala de aula. Verifique se os alunos compreenderam a construção da planificação, identificando a face ou base que falta no poliedro. Professor, caminhe pela sala de aula e observe como os alunos resolvem e reserve um tempo posterior para socializar a forma como os alunos descobriram o erro da planificação com toda a turma e assim poder ampliar o conhecimento dos alunos.
Propósito: Verificar a compreensão do aluno sobre planificação de pirâmides.
Discuta com a turma:
- Como descobriu a parte que faltava no poliedro? Por classificar o poliedro no grupo de prismas já consigo inferir que o mesmo tem duas bases, portanto como tem apenas um triângulo na primeira de um lado das demais faces, por exemplo, eu acrescento outro do lado oposto o mesmo acontece com o pentágono.
- Quantas bases tem esse poliedro? Todo prisma tem duas bases.
- A parte que falta corresponde a base ou face? Como chegaram a essa conclusão? A base também é classificada como face.
RAIO X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Essa tarefa deve ser realizada individualmente. É importante que o aluno a realize tendo por base o aprendizado construído em sala de aula. Verifique se os alunos compreenderam a construção da planificação, identificando a face ou base que falta no poliedro. Professor, caminhe pela sala de aula e observe como os alunos resolvem e reserve um tempo posterior para socializar a forma como os alunos descobriram o erro da planificação com toda a turma e assim poder ampliar o conhecimento dos alunos.
Propósito: Verificar a compreensão do aluno sobre planificação de pirâmides.
Discuta com a turma:
- Como descobriu a parte que faltava no poliedro? Por classificar o poliedro no grupo de prismas já consigo inferir que o mesmo tem duas bases, portanto como tem apenas um triângulo na primeira de um lado das demais faces, por exemplo, eu acrescento outro do lado oposto o mesmo acontece com o pentágono.
- Quantas bases tem esse poliedro? Todo prisma tem duas bases.
- A parte que falta corresponde a base ou face? Como chegaram a essa conclusão? A base também é classificada como face.
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar