16665
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 4º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Os africanos trazidos ao Brasil e sua busca por um território de resistência

Plano de aula de Geografia com atividades para 4º ano do Fundamental sobre investigar os motivos que levaram os africanos trazidos ao Brasil a buscar um território para formar os quilombos

Plano 05 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Julliana Rodrigues

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GE06 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade nessa aula e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Os slides que fazem parte deste material podem ser projetados para os alunos, impressos para serem entregues às crianças ou, na falta desses recursos, é possível escrever no quadro alguns pontos importantes da aula, como o tema ou a problematização, por exemplo.

Materiais necessários: Projetor para exibir os slides que fazem parte dessa aula, impressão do material complementar.

Material complementar:

Vídeo da Contextualização - https://www.youtube.com/watch?v=fGUFwFYx46s

Texto para usar na Contextualização (caso impossibilidade de reproduzir o vídeo) - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/n8Q9dWsZpjKX4xqjv32gzAutGECbc8uXFYkAgmEfFkZ9BCngMyCB9ktykjte/geo4-06und05-contextualizacao-texto-alternativo.pdf

Quadros da Ação Propositiva - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vVZe4DdHASFEJP4KgPY4wnPWwVsP7gFXqqZpmg37FR2g3uamaTqunsr7ZCzq/geo4-06und05-acao-propositiva-quadros.pdf

Atividade da Sistematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gc3pdpFdHFmadaBSwk46UGmTet24CDRfkTbKsdKNJ7Ht74KZuzHjjVFZ6WA3/geo4-06und05-sistematizacao-tabela.pdf

Para você saber mais:

Sobre os quilombos:

http://www.palmares.gov.br/?p=3041

https://www.youtube.com/watch?v=YJzln56mT3U

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete e leia o tema da aula aos alunos. Explique que nessa aula eles conhecerão um território que surgiu a partir da resistência de um povo à opressão.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Exiba para a turma os primeiros 3 minutos e 8 segundos do vídeo https://www.youtube.com/watch?v=fGUFwFYx46s. Atenção ao tempo. Exiba somente esse trecho.

Na impossibilidade de reproduzir o vídeo devido à ausência de recursos multimidia na escola, leia com a turma esse texto que é, na verdade, a transcrição da narração do vídeo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/n8Q9dWsZpjKX4xqjv32gzAutGECbc8uXFYkAgmEfFkZ9BCngMyCB9ktykjte/geo4-06und05-contextualizacao-texto-alternativo.pdf

O foco desse vídeo para essa aula é que os alunos observem, de uma forma mais dinâmica e atrativa, como os africanos foram trazidos ao Brasil, com que finalidade e as condições em que viviam aqui. Você perceberá que o vídeo, e consequentemente o texto, trazem diversas informações sobre a vida dos povos africanos, a escravidão e todo o contexto histórico que envolve essa temática. Se julgar necessário e oportuno, você pode estender um pouco a aula para discutir com a turma todas as questões presentes no vídeo e aprofundar um pouco mais o conteúdo. Caso não julgue necessário, ao exibir o vídeo, foque apenas nas informações necessárias para essa aula.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Leia para a turma a pergunta do slide. Estimule que as crianças pensem no vídeo que assistiram e em como era a vida dos africanos aqui no Brasil, em como ela deveria ser diferente da vida que eles tinham no seu local de origem.

Incentive que os alunos levantem hipóteses para responder à questão apresentada no slide. Estimule o pensamento das crianças perguntando se elas acham que os africanos estavam felizes com a vida que levavam aqui no Brasil e como elas acham que esse povo se sentia.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Divida a sala em duplas. Entregue para cada dupla o material complementar para essa etapa da aula https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vVZe4DdHASFEJP4KgPY4wnPWwVsP7gFXqqZpmg37FR2g3uamaTqunsr7ZCzq/geo4-06und05-acao-propositiva-quadros.pdf que consiste em uma folha impressa com dois quadros. As crianças vão desenhar nela diálogos entre dois africanos que viviam no Brasil como escravos.

Se a impressão for difícil na sua escola, você pode pedir para que as crianças dividam uma folha do caderno em dois e desenhem os diálogos nessa folha.

Peça que as duplas discutam e desenhem no primeiro quadrinho dois africanos conversando sobre como era a vida deles no Brasil, o que achavam da vida que levavam e seus sentimentos sobre ela. No segundo quadrinho, peça que desenhem essas mesmas pessoas conversando sobre o que poderiam fazer para sair daquela vida, para não viverem mais oprimidos e saírem da condição de escravos.

Terminado o trabalho, peça que as duplas compartilhem com a turma suas ideias e os diálogos que escreveram.

Exiba para a turma o trecho que vai de 3 minutos e 29 segundos a 3 minutos e 42 segundos do vídeo usado durante a contextualização. Converse e explique que muitos escravos, não aceitando as condições de vida que lhes eram impostas, organizavam revoltas e fugas das fazendas para territórios chamados quilombos, onde eles podiam viver de forma similar à vida que tinham na África. Esses territórios foram muito importantes para os africanos que não aceitavam viver como escravos e queriam voltar a ser livres. São considerados territórios de resistência pois os africanos se uniam para viver livres e resistir à opressão e à escravidão.

Na impossibilidade de passar o vídeo, faça somente a conversa com os alunos.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações: Entregue para os alunos o material complementar impresso https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gc3pdpFdHFmadaBSwk46UGmTet24CDRfkTbKsdKNJ7Ht74KZuzHjjVFZ6WA3/geo4-06und05-sistematizacao-tabela.pdf e oriente que nessa atividade eles devem colorir da mesma cor um quadro do lado direito da tabela e outro do lado esquerdo, formando assim frases completas.

Peça que as duplas discutam e concordem sobre a melhor maneira de organizar as frases.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GE06 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade nessa aula e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Os slides que fazem parte deste material podem ser projetados para os alunos, impressos para serem entregues às crianças ou, na falta desses recursos, é possível escrever no quadro alguns pontos importantes da aula, como o tema ou a problematização, por exemplo.

Materiais necessários: Projetor para exibir os slides que fazem parte dessa aula, impressão do material complementar.

Material complementar:

Vídeo da Contextualização - https://www.youtube.com/watch?v=fGUFwFYx46s

Texto para usar na Contextualização (caso impossibilidade de reproduzir o vídeo) - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/n8Q9dWsZpjKX4xqjv32gzAutGECbc8uXFYkAgmEfFkZ9BCngMyCB9ktykjte/geo4-06und05-contextualizacao-texto-alternativo.pdf

Quadros da Ação Propositiva - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vVZe4DdHASFEJP4KgPY4wnPWwVsP7gFXqqZpmg37FR2g3uamaTqunsr7ZCzq/geo4-06und05-acao-propositiva-quadros.pdf

Atividade da Sistematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gc3pdpFdHFmadaBSwk46UGmTet24CDRfkTbKsdKNJ7Ht74KZuzHjjVFZ6WA3/geo4-06und05-sistematizacao-tabela.pdf

Para você saber mais:

Sobre os quilombos:

http://www.palmares.gov.br/?p=3041

https://www.youtube.com/watch?v=YJzln56mT3U

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete e leia o tema da aula aos alunos. Explique que nessa aula eles conhecerão um território que surgiu a partir da resistência de um povo à opressão.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Exiba para a turma os primeiros 3 minutos e 8 segundos do vídeo https://www.youtube.com/watch?v=fGUFwFYx46s. Atenção ao tempo. Exiba somente esse trecho.

Na impossibilidade de reproduzir o vídeo devido à ausência de recursos multimidia na escola, leia com a turma esse texto que é, na verdade, a transcrição da narração do vídeo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/n8Q9dWsZpjKX4xqjv32gzAutGECbc8uXFYkAgmEfFkZ9BCngMyCB9ktykjte/geo4-06und05-contextualizacao-texto-alternativo.pdf

O foco desse vídeo para essa aula é que os alunos observem, de uma forma mais dinâmica e atrativa, como os africanos foram trazidos ao Brasil, com que finalidade e as condições em que viviam aqui. Você perceberá que o vídeo, e consequentemente o texto, trazem diversas informações sobre a vida dos povos africanos, a escravidão e todo o contexto histórico que envolve essa temática. Se julgar necessário e oportuno, você pode estender um pouco a aula para discutir com a turma todas as questões presentes no vídeo e aprofundar um pouco mais o conteúdo. Caso não julgue necessário, ao exibir o vídeo, foque apenas nas informações necessárias para essa aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Leia para a turma a pergunta do slide. Estimule que as crianças pensem no vídeo que assistiram e em como era a vida dos africanos aqui no Brasil, em como ela deveria ser diferente da vida que eles tinham no seu local de origem.

Incentive que os alunos levantem hipóteses para responder à questão apresentada no slide. Estimule o pensamento das crianças perguntando se elas acham que os africanos estavam felizes com a vida que levavam aqui no Brasil e como elas acham que esse povo se sentia.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Divida a sala em duplas. Entregue para cada dupla o material complementar para essa etapa da aula https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vVZe4DdHASFEJP4KgPY4wnPWwVsP7gFXqqZpmg37FR2g3uamaTqunsr7ZCzq/geo4-06und05-acao-propositiva-quadros.pdf que consiste em uma folha impressa com dois quadros. As crianças vão desenhar nela diálogos entre dois africanos que viviam no Brasil como escravos.

Se a impressão for difícil na sua escola, você pode pedir para que as crianças dividam uma folha do caderno em dois e desenhem os diálogos nessa folha.

Peça que as duplas discutam e desenhem no primeiro quadrinho dois africanos conversando sobre como era a vida deles no Brasil, o que achavam da vida que levavam e seus sentimentos sobre ela. No segundo quadrinho, peça que desenhem essas mesmas pessoas conversando sobre o que poderiam fazer para sair daquela vida, para não viverem mais oprimidos e saírem da condição de escravos.

Terminado o trabalho, peça que as duplas compartilhem com a turma suas ideias e os diálogos que escreveram.

Exiba para a turma o trecho que vai de 3 minutos e 29 segundos a 3 minutos e 42 segundos do vídeo usado durante a contextualização. Converse e explique que muitos escravos, não aceitando as condições de vida que lhes eram impostas, organizavam revoltas e fugas das fazendas para territórios chamados quilombos, onde eles podiam viver de forma similar à vida que tinham na África. Esses territórios foram muito importantes para os africanos que não aceitavam viver como escravos e queriam voltar a ser livres. São considerados territórios de resistência pois os africanos se uniam para viver livres e resistir à opressão e à escravidão.

Na impossibilidade de passar o vídeo, faça somente a conversa com os alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações: Entregue para os alunos o material complementar impresso https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gc3pdpFdHFmadaBSwk46UGmTet24CDRfkTbKsdKNJ7Ht74KZuzHjjVFZ6WA3/geo4-06und05-sistematizacao-tabela.pdf e oriente que nessa atividade eles devem colorir da mesma cor um quadro do lado direito da tabela e outro do lado esquerdo, formando assim frases completas.

Peça que as duplas discutam e concordem sobre a melhor maneira de organizar as frases.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 4º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04GE06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano