16304
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - A importância do território para os povos indígenas

Plano de aula de Geografia com atividades para 4º ano do Fundamental sobre investigar a importância do território para os povos indígenas

Plano 02 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Julliana Rodrigues

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GE06 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade nessa aula e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Os slides que fazem parte deste material podem ser projetados para os alunos, impressos para serem entregues às crianças ou, na falta desses recursos, é possível escrever no quadro alguns pontos importantes da aula, como o tema ou a problematização, por exemplo.

Materiais necessários: Projetor para exibir os slides que fazem parte dessa aula. Computador, tablet ou celular para ser utilizado na estação vídeo da atividade de rotação por estações.

Material complementar:

Atividade texto - Ação Propositiva - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/W6uW3pdrPkKJfs7TND5U4ErtrpuYZntPjMcsEP4gwYG45gqJTUAUGmKMXKz5/geo4-06und02-acao-propositiva-texto-terras-indigenas.pdf

Atividade vídeo - Ação Propositiva - https://www.youtube.com/watch?v=Wwr_SA2ou3k

Para você saber mais:

http://www.funai.gov.br/index.php/2014-02-07-13-24-32?limitstart=0#

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos. Diga a eles que nessa aula será investigado o que são territórios indígenas. Esse slide serve somente para que a turma conheça o tema da aula, portanto não faça grandes explanações sobre ele.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia com os alunos o texto do slide. Pergunte para a turma qual a importância do território de vivência para o povo indígena. Peça que reflitam se os povos não indígenas têm a mesma visão e respeito pelo território. Deixe que as crianças compartilhem suas ideias e os conhecimentos que já têm sobre o assunto.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia para a turma a pergunta do slide. Estimule que as crianças compartilhem seus conhecimentos e deem suas opiniões sobre qual a importância do território para os povos indígenas. Ouça as ideias delas que, no final, servirão para que repensem suas hipóteses e cheguem às suas conclusões.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Nessa etapa da aula os alunos trabalharão em um circuito de atividades. O circuito terá três atividades, porém, para que os grupos de trabalho não fiquem muito grandes, serão montados dois circuitos iguais. Todos os grupos devem passar pelas três atividades do circuito. O trabalho em cada atividade tem a duração de 10 minutos, portanto, antes de iniciar combine com a turma que ao seu sinal os grupos farão a troca de atividade e em que sentido deve acontecer a rotação. Explique previamente, também, como cada uma das atividades devem ser realizadas.

Organize previamente a sala com seis estações de trabalho (mesas), três para cada circuito (lembrando que os dois circuitos são idênticos, a montagem de dois circuitos tem a única finalidade de diminuir a quantidade de alunos trabalhando simultaneamente em cada atividade). Na estação destinada à atividade texto, disponibilize cópias dos textos para que as crianças leiam individualmente ou em duplas. Na estação destinada à atividade vídeo disponibilize o meio digital que será utilizado para que os alunos assistam ao vídeo. Todos do grupo podem assistir em um mesmo dispositivo. Na estação destinada à atividade escrita disponibilize folhas de papel e canetas ou lápis. Divida a turma em seis grupos (se julgar apropriado, esse agrupamento pode ser realizado logo no início da aula a fim de otimizar o tempo).

Atividade texto - Os alunos fazem a leitura do texto e discutem, no grupo, suas impressões e conclusões sobre ele. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/W6uW3pdrPkKJfs7TND5U4ErtrpuYZntPjMcsEP4gwYG45gqJTUAUGmKMXKz5/geo4-06und02-acao-propositiva-texto-terras-indigenas.pdf

Atividade vídeo - Os alunos assistem ao vídeo proposto e conversam sobre a importância do território de vivência para os índios.

https://www.youtube.com/watch?v=Wwr_SA2ou3k

Para acessar o vídeo pode ser usado um computador (tablet ou celular) para o grupo todo ou vários computadores (tablets ou celulares), caso a escola tenha uma sala de informática. Caso não seja possível que todos do grupo utilizem um fone de ouvido, essa estação pode ficar fora da sala de aula para que o som do vídeo não atrapalhe as outras atividades.

Atividade escrita - Nessa estação os alunos conversarão e, em grupo, escreverão uma frase que explique a importância do território para os povos indígenas.

Durante a atividade ande pela sala prestando atenção no trabalho e nas discussões das crianças. Esteja disponível para tirar eventuais dúvidas, para esclarecer pontos não compreendidos ou até para incluir alguma ideia ou questionamento que ainda não havia surgido.

Para você saber mais:

Esse tipo de atividade, além de ser uma maneira dinâmica e divertida de realizar o estudo sobre um tema específico, permite que crianças com estilos de aprendizagem diferentes sejam atingidas e consigam participar ativamente da aula, uma vez que contém momentos de leitura, de assistir a um vídeo e de pensamento colaborativo.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Peça que a turma pense em como seria a melhor maneira de continuar as frases. Em seguida, escute as ideias dos alunos e escreva no quadro, junto com a turma, um pequeno texto coletivo com as frases elaboradas à partir das ideias levantadas. Esse texto pode ser, posteriormente, copiado no caderno ou escrito em um cartaz que servirá como material de consulta.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GE06 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade nessa aula e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Os slides que fazem parte deste material podem ser projetados para os alunos, impressos para serem entregues às crianças ou, na falta desses recursos, é possível escrever no quadro alguns pontos importantes da aula, como o tema ou a problematização, por exemplo.

Materiais necessários: Projetor para exibir os slides que fazem parte dessa aula. Computador, tablet ou celular para ser utilizado na estação vídeo da atividade de rotação por estações.

Material complementar:

Atividade texto - Ação Propositiva - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/W6uW3pdrPkKJfs7TND5U4ErtrpuYZntPjMcsEP4gwYG45gqJTUAUGmKMXKz5/geo4-06und02-acao-propositiva-texto-terras-indigenas.pdf

Atividade vídeo - Ação Propositiva - https://www.youtube.com/watch?v=Wwr_SA2ou3k

Para você saber mais:

http://www.funai.gov.br/index.php/2014-02-07-13-24-32?limitstart=0#

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos. Diga a eles que nessa aula será investigado o que são territórios indígenas. Esse slide serve somente para que a turma conheça o tema da aula, portanto não faça grandes explanações sobre ele.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia com os alunos o texto do slide. Pergunte para a turma qual a importância do território de vivência para o povo indígena. Peça que reflitam se os povos não indígenas têm a mesma visão e respeito pelo território. Deixe que as crianças compartilhem suas ideias e os conhecimentos que já têm sobre o assunto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia para a turma a pergunta do slide. Estimule que as crianças compartilhem seus conhecimentos e deem suas opiniões sobre qual a importância do território para os povos indígenas. Ouça as ideias delas que, no final, servirão para que repensem suas hipóteses e cheguem às suas conclusões.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Nessa etapa da aula os alunos trabalharão em um circuito de atividades. O circuito terá três atividades, porém, para que os grupos de trabalho não fiquem muito grandes, serão montados dois circuitos iguais. Todos os grupos devem passar pelas três atividades do circuito. O trabalho em cada atividade tem a duração de 10 minutos, portanto, antes de iniciar combine com a turma que ao seu sinal os grupos farão a troca de atividade e em que sentido deve acontecer a rotação. Explique previamente, também, como cada uma das atividades devem ser realizadas.

Organize previamente a sala com seis estações de trabalho (mesas), três para cada circuito (lembrando que os dois circuitos são idênticos, a montagem de dois circuitos tem a única finalidade de diminuir a quantidade de alunos trabalhando simultaneamente em cada atividade). Na estação destinada à atividade texto, disponibilize cópias dos textos para que as crianças leiam individualmente ou em duplas. Na estação destinada à atividade vídeo disponibilize o meio digital que será utilizado para que os alunos assistam ao vídeo. Todos do grupo podem assistir em um mesmo dispositivo. Na estação destinada à atividade escrita disponibilize folhas de papel e canetas ou lápis. Divida a turma em seis grupos (se julgar apropriado, esse agrupamento pode ser realizado logo no início da aula a fim de otimizar o tempo).

Atividade texto - Os alunos fazem a leitura do texto e discutem, no grupo, suas impressões e conclusões sobre ele. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/W6uW3pdrPkKJfs7TND5U4ErtrpuYZntPjMcsEP4gwYG45gqJTUAUGmKMXKz5/geo4-06und02-acao-propositiva-texto-terras-indigenas.pdf

Atividade vídeo - Os alunos assistem ao vídeo proposto e conversam sobre a importância do território de vivência para os índios.

https://www.youtube.com/watch?v=Wwr_SA2ou3k

Para acessar o vídeo pode ser usado um computador (tablet ou celular) para o grupo todo ou vários computadores (tablets ou celulares), caso a escola tenha uma sala de informática. Caso não seja possível que todos do grupo utilizem um fone de ouvido, essa estação pode ficar fora da sala de aula para que o som do vídeo não atrapalhe as outras atividades.

Atividade escrita - Nessa estação os alunos conversarão e, em grupo, escreverão uma frase que explique a importância do território para os povos indígenas.

Durante a atividade ande pela sala prestando atenção no trabalho e nas discussões das crianças. Esteja disponível para tirar eventuais dúvidas, para esclarecer pontos não compreendidos ou até para incluir alguma ideia ou questionamento que ainda não havia surgido.

Para você saber mais:

Esse tipo de atividade, além de ser uma maneira dinâmica e divertida de realizar o estudo sobre um tema específico, permite que crianças com estilos de aprendizagem diferentes sejam atingidas e consigam participar ativamente da aula, uma vez que contém momentos de leitura, de assistir a um vídeo e de pensamento colaborativo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Peça que a turma pense em como seria a melhor maneira de continuar as frases. Em seguida, escute as ideias dos alunos e escreva no quadro, junto com a turma, um pequeno texto coletivo com as frases elaboradas à partir das ideias levantadas. Esse texto pode ser, posteriormente, copiado no caderno ou escrito em um cartaz que servirá como material de consulta.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 4º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04GE06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano