Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail; vídeo; mapa mental; Museu do Índio e acróstico.
Valores trabalhados
Cidadania; direitos humanos e respeito ao ambiente e a própria coletividade
Apresentação do tema da aula
Para subsidiar a apresentação do tema da aula, peça aos alunos que acessem o Museu do Índio, disponível aqui.
Sugira que visitem virtualmente o acervo online no link disponível aqui. Espera-se que os alunos possam ter acesso a diversas informações acerca dos povos indígenas, entre elas, que há aproximadamente 150 povos vivendo hoje no território brasileiro.
Contextualização
Encaminhe aos alunos o slide desta etapa. Dê seguimento como previsto no plano original. A ideia é solicitar aos alunos que leiam o trecho do depoimento apresentado no slide e digam como o povo indígena em questão entende o território brasileiro.
Problematização
Encaminhe o slide com a questão problematizadora:
Peça aos alunos que observem a imagem e a frase: “Eu quero que meus filhos e meus netos continuem sabendo a língua, a roça...”. Pergunte aos alunos como se transmite um modo de vida entre gerações. Depois, peça para refletirem sobre a problematização e a importância do território, se existe relação entre a transmissão de cultura e o território.
Ação propositiva
Encaminhe aos alunos os materiais previstos no plano original:
- Vídeo: Paraná, a volta por cima dos índios gigantes – disponível aqui;
- Texto: Terras Indígenas - disponível aqui.
A ideia é que os alunos elaborem um mapa mental, no papel ou no Word, com o auxílio dos familiares, sobre a importância do território para os povos indígenas.
Para a construção do mapa mental, é importante que assistam aos seguintes vídeos:
- Mapa Mental: um método criativo de estudo – disponível aqui;
- Como fazer mapas mentais no Word e baixar fontes – disponível aqui.
Peça que tirem uma foto do mapa mental elaborado e a compartilhem por WhatsApp, e-mail, agenda digital ou na página ou grupo virtual da classe.
Espera-se que os alunos reconheçam os índios como etnias que formam a população brasileira e localizam-se dentro e fora de terras Indígenas oficialmente reconhecidas, mas que trazem, nos seus espaços de vivência, o território como revelação de sua cultura.
Sistematização
Encaminhe aos alunos o slide desta etapa. Proponha que, em vez de simplesmente continuarem as frases, como na proposta original, elaborem um acróstico, no papel ou no computador, a partir de seus conhecimentos sobre os povos indígenas.
É possível fazer um acróstico online. Para isso, os alunos precisam:
1. escolher as palavras que serão utilizadas;
2. assistir ao vídeo: Acróstico - Você sabe o que é? – disponível aqui;
3. acessar o site disponível aqui e fazer o acróstico;
4. tirar uma foto e compartilhá-la com o professor e os amigos da turma.
Convite às famílias
Assistam ao vídeo:
- Campanha Abril Indígena - disponível aqui.
Leiam juntos:
- Panará, a volta por cima dos índios gigantes - disponível aqui;
- A importância dos povos indígenas na preservação da biodiversidade - disponível aqui;
- Folder: “O Brasil indígena” - disponível aqui.