GEO4_06UND06 - Contextualização - Fotos
Plano de Aula
Plano de aula: Os modos de vida das comunidades remanescentes de quilombo e seus territórios
Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Localização, distribuição de terras indígenas e comunidades quilombolas nas unidades da federação.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GE06 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade nessa aula e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Os slides que fazem parte deste material podem ser projetados para os alunos, impressos para serem entregues às crianças ou, na falta desses recursos, é possível escrever no quadro alguns pontos importantes da aula, como o tema ou a problematização, por exemplo.
Materiais necessários: Projetor para exibir os slides que fazem parte dessa aula.
Material complementar:
Fotos da Contextualização para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5Bd4ZHg2THFNvXzEWn4ERMmAkWnv686AatQFWYdSvYTxpNwgkzP6qgbqyk3A/geo4-06und06-contextualizacao-fotos.pdf
Para você saber mais:
Sobre territórios quilombolas e as comunidades remanescentes de quilombos:
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete e leia o tema da aula aos alunos. Explique que essa aula tratará das comunidades remanescentes de quilombos, ou seja, de povos que têm como ancestrais escravos africanos que formaram os quilombos no Brasil.
Contextualização
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientações: Peça que as crianças observem as fotos que serão mostradas. Juntamente com a turma, leia as legendas, pontue detalhes das imagens, converse sobre a atividade que a pessoa da foto está exercendo, sobre a provável importância daquela atividade para essa comunidade. Enfatize que essas pessoas estão fazendo suas atividades da maneira como aprenderam com seus pais, que aprenderam com seus avós, enfim, da mesma maneira como faziam seus antepassados. Mostre que esse povo tem uma maneira própria e especial de viver e de conviver com o território, faça com que as crianças percebam a importância para esse povo de viver no mesmo território onde viviam seus antepassados.
Na impossibilidade de projetar as fotos, o material complementar que contém as fotos pode ser impresso e você pode montar um painel para que as crianças as observem.
Nessa primeira foto, por meio de perguntas e conversas com a turma, faça com que as crianças percebam que a agricultura está presente nas atividades dos povos que vivem em territórios quilombola, que eles plantam seu próprio alimento. Assim, estimule que as crianças façam a ligação de que esse povo precisa do território, da terra, onde vive para plantar seu alimento e, consequentemente, viver.
Fonte da imagem: Wikimedia Commons
Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Kalungas_de_Cavalcante_(16261559091).jpg?uselang=pt-br
Acesso em 25 de janeiro de 2019
Contextualização
Orientações:
Nessa foto, por meio de perguntas e conversas com a turma, incentive que as crianças percebam que os quilombolas utilizam de técnicas que aprenderam com seus antepassados para confeccionar artefatos e fazer artesanato. Estimule que elas concluam que se esse povo não vivesse junto, no mesmo território em que viviam seus antepassados, essa cultura não teria passado pelas gerações e, provavelmente, teria se perdido.
Fonte da imagem: Wikimedia Commons
Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Kalungas_de_Cavalcante_(16262539132).jpg
Acesso em 25 de janeiro de 2019
Contextualização
Orientações:
Nessa foto, peça que as crianças observem o forno que a mulher está utilizando e, por meio de perguntas e conversas com a turma, enfatize que os quilombolas estão trabalhando e produzindo seu alimento da mesma forma como faziam seus antepassados. Estimule que os alunos concluam que se esse povo não vivesse junto, no mesmo território em que viviam seus antepassados, essa cultura não teria passado pelas gerações e, provavelmente, teria se perdido.
Fonte da imagem: Wikimedia Commons
Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Kalungas_de_Cavalcante_(16262534542).jpg
Acesso em 25 de janeiro de 2019
Contextualização
Orientações:
Nessa foto, por meio de perguntas e conversas com a turma, incentive que as crianças percebam que o homem está fabricando tijolos para construção manualmente, utilizando as mesmas técnicas que utilizavam seus antepassados. Estimule que elas concluam que se esse povo não vivesse junto, no mesmo território em que viviam seus antepassados, essa cultura não teria passado pelas gerações e, provavelmente, teria se perdido.
Fonte da imagem: Wikimedia Commons
Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Kalungas_de_Cavalcante-GO._V%C3%A3o_de_Almas_(16077244309).jpg
Acesso em 25 de janeiro de 2019
Contextualização
Orientações:
Nessa foto, por meio de perguntas e conversas com a turma, enfatize a importância de existir um rio nesse território e a maneira como essas pessoas ainda retiram água dele. Se o trabalho está sendo feito manualmente, pergunte se os alunos acham que essa comunidade dispõe de água encanada. Mostre para os alunos que essa é uma maneira muito específica de viver e leve-os a concluir que não seria possível viver seguindo esse costume se esse povo não vivesse junto, no mesmo território em que viviam seus antepassados.
Fonte da imagem: Wikimedia Commons
Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Kalungas_de_Cavalcante-GO._V%C3%A3o_de_Almas_(16237489556).jpg
Acesso em 25 de janeiro de 2019
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Leia para a turma a pergunta do slide. Estimule que as crianças pensem e levantem hipóteses sobre o que aconteceria com a cultura, com toda a tradição e até com as pessoas que fazem parte dessa comunidade se elas não vivessem no mesmo território em que viveram seus antepassados, se elas não tivessem um território específico para viver e exercer suas atividades.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Abra uma discussão com a turma pedindo que os alunos citem aspectos culturais ou costumes desse povo que se perderiam e não seriam passados para as próximas gerações caso não existissem os territórios quilombolas. Estimule que todos se envolvam na discussão expondo suas ideias e pensamentos. Vá mediando a conversa e mostrando para a turma que a ausência do território traz prejuízo para a cultura desse povo. Divida o quadro em duas partes e escreva em uma delas uma lista contendo os principais pontos levantados pelas crianças.
Peça agora que as crianças falem sobre atividades dos quilombolas que estão diretamente ligadas ao espaço onde eles vivem, ou seja, que dependem do espaço que ocupam (como, por exemplo, plantar e colher, produzir alimentos com os produtos colhidos, usar o barro para a fabricação de tijolos, fazer artesanato com fibras naturais, pescar, coletar frutos e ervas, tomar banho no rio etc). Estimule que as crianças pensem nas fotos observadas para chegar às suas conclusões e vá mediando a conversa para que elas levantem outros pontos e tenham novas ideias de atividades que esse povo poderia exercer e que depende diretamente do espaço onde vivem. Escreva no outro lado do quadro uma lista contendo os principais pontos levantados pelas crianças.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Peça que as crianças unam-se em duplas e escrevam como completariam a frase do slide. Peça que elas pensem nas imagens que viram e nas discussões que tiveram para realizar a atividade. Diga que podem usar como base as listas escritas no quadro na etapa anterior da aula.
Terminadas as escritas, peça que as crianças compartilhem com a turma suas frases. Ouça as ideias e discuta com a turma as possibilidades que surgirem. Estimule que os alunos pensem sobre a cultura e as tradições desse povo e verifique se a turma compreende que viver em um território quilombola é fundamental para que esse povo consiga manter viva toda uma cultura e tradições que fazem parte da história desse povo (e também da nossa história), ou seja, que viver nesse território é fundamental para a manutenção da vida desse povo.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail; tabela e Wordsearch.
Valores trabalhados
Cidadania; direitos humanos e respeito ao ambiente e a própria coletividade
Apresentação do tema da aula
Para subsidiar a apresentação do tema da aula, peça aos alunos que procurem no dicionário as seguintes palavras: REMANESCENTE – TRADIÇÃO – PRESERVAÇÃO.
Peça que registrem o que descobriram.
Contextualização
Encaminhe aos alunos os cinco slides da contextualização.
Conforme previsto no plano original, peça que registrem o que observaram em cada imagem. Para o registro, sugira aos alunos que construam um esquema, como no exemplo a seguir:
Problematização
Encaminhe aos alunos o slide a seguir:
Peça que leiam a manchete e identifiquem título e data. Em seguida, apresente a questão problematizadora e peça para registrarem suas hipóteses acerca desse questionamento.
Ação propositiva
Peça aos alunos que elaborem um lista de consequências caso os quilombolas perdessem seus territórios. Isso pode ser registrado em uma tabela, como no exemplo a seguir:
Para a construção da ficha/tabela, é importante que assistam ao seguinte vídeo:
- Como inserir uma tabela no Word – disponível aqui.
Como mencionado no plano original, espera-se que os alunos evidenciem as atividades dos quilombolas, como, por exemplo, plantar e colher, produzir alimentos com os produtos colhidos, usar o barro para a fabricação de tijolos, fazer artesanato com fibras naturais, pescar, coletar frutos e ervas, tomar banho no rio etc.
Sistematização
Para esta etapa, peça aos alunos que, agora individualmente, criem um caça-palavras com palavras que completem a frase: A existência dos territórios quilombolas ajuda a preservar...
Esta proposta está prevista no plano original.
Eles precisam:
1. escolher as palavras que serão utilizadas;
2. assistir ao tutorial disponível aqui;
3. acessar o site disponível aqui e fazer o caça-palavras;
4. tirar uma foto e compartilhá-la com o professor e os amigos da turma.
Os alunos podem compartilhar por WhatsApp, e-mail, agenda digital ou na página ou grupo virtual da classe.
Convite às famílias
Assistam aos vídeos:
- Quilombolas preservam tradições, mas não querem parar no tempo - disponível aqui;
- A vida em um antigo quilombo - disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Julliana Rodrigues
Mentor: Lilian Agliardi
Especialista: Judith Maida
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 4°ano
Unidade temática: Conexões e escalas
Objeto(s) de aprendizagem: Reconhecer que os territórios de comunidades remanescentes de quilombos são importantes para preservar a cultura e as tradições desses povos.
Habilidade (s) da Base: (EF04GE06) Identificar e descrever territórios étnico-culturais existentes no Brasil, tais como terras indígenas e de comunidades remanescentes de quilombos, reconhecendo a legitimidade da demarcação desses territórios.
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