16306
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 4º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Importância da demarcação de territórios indígenas

Plano de aula de Geografia com atividades para 4º ano do Fundamental sobre identificar a importância da existência de territórios indígenas demarcados

Plano 03 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Julliana Rodrigues

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GE06 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade nessa aula e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Os slides que fazem parte deste material podem ser projetados para os alunos, impressos para serem entregues às crianças ou, na falta desses recursos, é possível escrever no quadro alguns pontos importantes da aula, como o tema ou a problematização, por exemplo.

Materiais necessários: Projetor para exibir os slides que fazem parte dessa aula, folha branca para desenho, impressão da atividade de contextualização.

Material complementar:

Contextualização. Quem são os Kayapó Xicrin - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/w3eckJtqJ3TA52VkBu5kQdTZ2WhUERBdnxwj3nQmNXJxRgqJvUZYUk2W628s/geo4-06und03-contextualizacao-quem-sao-os-kayapo-xicrin.pdf

Para você saber mais:

Sobre a demarcação de territórios indígenas:

http://www.funai.gov.br/index.php/nossas-acoes/demarcacao-de-terras-indigenas

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos. Diga a eles que essa aula tratará da importância da demarcação de territórios indígenas, da existência de áreas específicas onde vivem esses povos.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

Leia com os alunos o texto do slide. Vá fazendo pausas na leitura para explicar, de forma breve e clara, possíveis termos ou conceitos não conhecidos pela turma. Explique que territórios indígenas demarcados são áreas protegidas onde povos indígenas vivem segundo suas culturas, costumes e tradições.

Divida a turma em cinco grupos. Entregue para cada grupo um dos termos que aparecem no trecho lido da constituição juntamente com o texto explicativo para cada um deles (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/w3eckJtqJ3TA52VkBu5kQdTZ2WhUERBdnxwj3nQmNXJxRgqJvUZYUk2W628s/geo4-06und03-contextualizacao-quem-sao-os-kayapo-xicrin.pdf), informe que cada grupo ficará responsável por pensar sobre esse termo durante toda a aula. Diga, ainda, que no texto que os grupos vão ler estão características do grupo indígena Kayapó Xicrin e que outros grupos podem apresentar diferentes modos de viver.

Peça que cada grupo faça um desenho que represente o termo e o texto recebido. Ao final, peça que cada grupo apresente para a turma os desenhos produzidos e explique por que ele representa, para o povo Kayapó Xicrin, o termo da Constituição.

Para você saber mais:

Sobre os Kayapó Xicrin:

https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Kayap%C3%B3_Xikrin#Educa.C3.A7.C3.A3o_tradicional

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia para a turma a pergunta do slide. Estimule que as crianças pensem nas consequências da não existência de territórios indígenas e compartilhem seus conhecimentos e opiniões sobre o assunto. Ouça as ideias delas que, no final, servirão para que repensem suas hipóteses e cheguem às suas conclusões.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Leia para a turma o texto do slide. Mantenha os mesmos grupos de trabalho da contextualização. Peça que os alunos pensem, cada grupo no termo que já trabalhou, se o povo Kayapó Xicrin conseguiria manter sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições vivendo, agora, em cidades, fora do seu território tradicional. Peça que os grupos escrevam suas ideias e hipóteses tendo como roteiro para essa escrita as questões:

  • Como essa mudança de território afetaria a organização social, os costumes, a língua, as crenças e as tradições do povo Kayapó Xicrin?
  • O que aconteceria com a organização social, os costumes, a língua, as crenças e as tradições do povo Kayapó Xicrin?
  • Como seria o encontro do modo de viver dos Kayapó Xicrin com o modo de viver dos não indígenas que já habitam as cidades?
  • Seria possível, mesmo com a mudança de território, manter a organização social, os costumes, a língua, as crenças e as tradições do povo Kayapó Xicrin?

Peça que cada grupo apresente seus pensamentos e conclusões para o restante da turma.

Ao final das apresentações, abra uma discussão perguntando às crianças qual a importância da demarcação dos territórios indígenas. Estimule que elas participem expondo seus pensamentos e conclusões.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Peça que os alunos, ainda em grupos, retomem os pontos discutidos e criem frases que expliquem a importância de existirem territórios indígenas demarcados. Peça que a turma pense na melhor maneira de, com as frases criadas aqui e os desenhos produzidos durante a contextualização, montar um mural que mostre a importância da demarcação das terras indígenas. Sugira que a turma escreva um título para o mural, que pode ser montado dentro da sala de aula ou fora, para toda a escola apreciar.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GE06 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade nessa aula e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Os slides que fazem parte deste material podem ser projetados para os alunos, impressos para serem entregues às crianças ou, na falta desses recursos, é possível escrever no quadro alguns pontos importantes da aula, como o tema ou a problematização, por exemplo.

Materiais necessários: Projetor para exibir os slides que fazem parte dessa aula, folha branca para desenho, impressão da atividade de contextualização.

Material complementar:

Contextualização. Quem são os Kayapó Xicrin - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/w3eckJtqJ3TA52VkBu5kQdTZ2WhUERBdnxwj3nQmNXJxRgqJvUZYUk2W628s/geo4-06und03-contextualizacao-quem-sao-os-kayapo-xicrin.pdf

Para você saber mais:

Sobre a demarcação de territórios indígenas:

http://www.funai.gov.br/index.php/nossas-acoes/demarcacao-de-terras-indigenas

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos. Diga a eles que essa aula tratará da importância da demarcação de territórios indígenas, da existência de áreas específicas onde vivem esses povos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

Leia com os alunos o texto do slide. Vá fazendo pausas na leitura para explicar, de forma breve e clara, possíveis termos ou conceitos não conhecidos pela turma. Explique que territórios indígenas demarcados são áreas protegidas onde povos indígenas vivem segundo suas culturas, costumes e tradições.

Divida a turma em cinco grupos. Entregue para cada grupo um dos termos que aparecem no trecho lido da constituição juntamente com o texto explicativo para cada um deles (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/w3eckJtqJ3TA52VkBu5kQdTZ2WhUERBdnxwj3nQmNXJxRgqJvUZYUk2W628s/geo4-06und03-contextualizacao-quem-sao-os-kayapo-xicrin.pdf), informe que cada grupo ficará responsável por pensar sobre esse termo durante toda a aula. Diga, ainda, que no texto que os grupos vão ler estão características do grupo indígena Kayapó Xicrin e que outros grupos podem apresentar diferentes modos de viver.

Peça que cada grupo faça um desenho que represente o termo e o texto recebido. Ao final, peça que cada grupo apresente para a turma os desenhos produzidos e explique por que ele representa, para o povo Kayapó Xicrin, o termo da Constituição.

Para você saber mais:

Sobre os Kayapó Xicrin:

https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Kayap%C3%B3_Xikrin#Educa.C3.A7.C3.A3o_tradicional

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia para a turma a pergunta do slide. Estimule que as crianças pensem nas consequências da não existência de territórios indígenas e compartilhem seus conhecimentos e opiniões sobre o assunto. Ouça as ideias delas que, no final, servirão para que repensem suas hipóteses e cheguem às suas conclusões.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Leia para a turma o texto do slide. Mantenha os mesmos grupos de trabalho da contextualização. Peça que os alunos pensem, cada grupo no termo que já trabalhou, se o povo Kayapó Xicrin conseguiria manter sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições vivendo, agora, em cidades, fora do seu território tradicional. Peça que os grupos escrevam suas ideias e hipóteses tendo como roteiro para essa escrita as questões:

  • Como essa mudança de território afetaria a organização social, os costumes, a língua, as crenças e as tradições do povo Kayapó Xicrin?
  • O que aconteceria com a organização social, os costumes, a língua, as crenças e as tradições do povo Kayapó Xicrin?
  • Como seria o encontro do modo de viver dos Kayapó Xicrin com o modo de viver dos não indígenas que já habitam as cidades?
  • Seria possível, mesmo com a mudança de território, manter a organização social, os costumes, a língua, as crenças e as tradições do povo Kayapó Xicrin?

Peça que cada grupo apresente seus pensamentos e conclusões para o restante da turma.

Ao final das apresentações, abra uma discussão perguntando às crianças qual a importância da demarcação dos territórios indígenas. Estimule que elas participem expondo seus pensamentos e conclusões.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Peça que os alunos, ainda em grupos, retomem os pontos discutidos e criem frases que expliquem a importância de existirem territórios indígenas demarcados. Peça que a turma pense na melhor maneira de, com as frases criadas aqui e os desenhos produzidos durante a contextualização, montar um mural que mostre a importância da demarcação das terras indígenas. Sugira que a turma escreva um título para o mural, que pode ser montado dentro da sala de aula ou fora, para toda a escola apreciar.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 4º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04GE06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano