Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GE06 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade nessa aula e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Os slides que fazem parte deste material podem ser projetados para os alunos, impressos para serem entregues às crianças ou, na falta desses recursos, é possível escrever no quadro alguns pontos importantes da aula, como o tema ou a problematização, por exemplo.
Materiais necessários: Projetor para exibir os slides que fazem parte dessa aula, folha branca para desenho, impressão da atividade de contextualização.
Material complementar:
Contextualização. Quem são os Kayapó Xicrin - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/w3eckJtqJ3TA52VkBu5kQdTZ2WhUERBdnxwj3nQmNXJxRgqJvUZYUk2W628s/geo4-06und03-contextualizacao-quem-sao-os-kayapo-xicrin.pdf
Para você saber mais:
Sobre a demarcação de territórios indígenas:
http://www.funai.gov.br/index.php/nossas-acoes/demarcacao-de-terras-indigenas
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete o tema aos alunos. Diga a eles que essa aula tratará da importância da demarcação de territórios indígenas, da existência de áreas específicas onde vivem esses povos.
Contextualização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
Leia com os alunos o texto do slide. Vá fazendo pausas na leitura para explicar, de forma breve e clara, possíveis termos ou conceitos não conhecidos pela turma. Explique que territórios indígenas demarcados são áreas protegidas onde povos indígenas vivem segundo suas culturas, costumes e tradições.
Divida a turma em cinco grupos. Entregue para cada grupo um dos termos que aparecem no trecho lido da constituição juntamente com o texto explicativo para cada um deles (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/w3eckJtqJ3TA52VkBu5kQdTZ2WhUERBdnxwj3nQmNXJxRgqJvUZYUk2W628s/geo4-06und03-contextualizacao-quem-sao-os-kayapo-xicrin.pdf), informe que cada grupo ficará responsável por pensar sobre esse termo durante toda a aula. Diga, ainda, que no texto que os grupos vão ler estão características do grupo indígena Kayapó Xicrin e que outros grupos podem apresentar diferentes modos de viver.
Peça que cada grupo faça um desenho que represente o termo e o texto recebido. Ao final, peça que cada grupo apresente para a turma os desenhos produzidos e explique por que ele representa, para o povo Kayapó Xicrin, o termo da Constituição.
Para você saber mais:
Sobre os Kayapó Xicrin:
https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Kayap%C3%B3_Xikrin#Educa.C3.A7.C3.A3o_tradicional
Problematização
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia para a turma a pergunta do slide. Estimule que as crianças pensem nas consequências da não existência de territórios indígenas e compartilhem seus conhecimentos e opiniões sobre o assunto. Ouça as ideias delas que, no final, servirão para que repensem suas hipóteses e cheguem às suas conclusões.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Leia para a turma o texto do slide. Mantenha os mesmos grupos de trabalho da contextualização. Peça que os alunos pensem, cada grupo no termo que já trabalhou, se o povo Kayapó Xicrin conseguiria manter sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições vivendo, agora, em cidades, fora do seu território tradicional. Peça que os grupos escrevam suas ideias e hipóteses tendo como roteiro para essa escrita as questões:
- Como essa mudança de território afetaria a organização social, os costumes, a língua, as crenças e as tradições do povo Kayapó Xicrin?
- O que aconteceria com a organização social, os costumes, a língua, as crenças e as tradições do povo Kayapó Xicrin?
- Como seria o encontro do modo de viver dos Kayapó Xicrin com o modo de viver dos não indígenas que já habitam as cidades?
- Seria possível, mesmo com a mudança de território, manter a organização social, os costumes, a língua, as crenças e as tradições do povo Kayapó Xicrin?
Peça que cada grupo apresente seus pensamentos e conclusões para o restante da turma.
Ao final das apresentações, abra uma discussão perguntando às crianças qual a importância da demarcação dos territórios indígenas. Estimule que elas participem expondo seus pensamentos e conclusões.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Peça que os alunos, ainda em grupos, retomem os pontos discutidos e criem frases que expliquem a importância de existirem territórios indígenas demarcados. Peça que a turma pense na melhor maneira de, com as frases criadas aqui e os desenhos produzidos durante a contextualização, montar um mural que mostre a importância da demarcação das terras indígenas. Sugira que a turma escreva um título para o mural, que pode ser montado dentro da sala de aula ou fora, para toda a escola apreciar.