GEO4_10UND10 - Ação propositiva - Ficha de leitura de mapa
Plano de Aula
Plano de aula: Leitura de Mapas
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Produções cartográficas a partir de interpretação de imagens aéreas.
Por: Karina Steluti Silva
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE10) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Imagens dos mapas Mundi Político e Mundi Físico.
Material complementar:
Tabela para Ação propositiva. Acesse: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/h3XcXXfjsgrrzeK8CNPC7Pdbz2cFDAGM6kT26zkEvA3q9FkqW5gfuqGbX93z/geo4-10und10-acao-propositiva-ficha-de-leitura-de-mapa.pdf
Link para os mapas:
Planisfério político (link) https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_planisferio_politico_a3.pdf
Planisfério Físico (link) https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_planisferio_fisico.pdf
Para você saber mais:
Os conceitos trabalhados são relacionados a conceitos dos elementos constituintes dos mapas.
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/elementos-um-mapa.htm
https://novaescola.org.br/conteudo/206/os-elementos-que-compoem-um-mapa
Para conhecer mais sobre alfabetização cartográfica, acesse: https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/a-utilizacao-mapas-no-ensino-geografia.htm
Contextos prévios: A turma pode estar organizada em duplas. Para essa aula é esperado que os alunos já tenham manuseado um Atlas em aulas anteriores.A aula GEO4_10UND10 Elementos constituintes do mapa serve de contexto para essa aula.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Com a turma organizada em duplas, projete ou escreva a frase no quadro. Diga aos alunos que eles vão fazer a leitura de mapas. Comente que mapas são utilizados como fonte de informação e que existem elementos presentes nos mapas que nos ajudam a entender as informações transmitidas por eles. Comente que todo mapa é elaborado selecionando informações que são representadas. Há diversos tipos de mapas.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS