GEO4_10UND05 - Caça palavras
Plano de Aula
Plano de aula: Elementos do mapa
Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Produções cartográficas a partir de interpretação de imagens aéreas.
Por: Karina Steluti Silva
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Imagem do mapa Brasil Político.
Material complementar:
Ficha de leitura para ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/B2mRhTK8UbXAs7svCGGPXCRcnZ22ssp8fy3vxS6CvpABGTfvdYgWbzkeptST/geo4-10und05-ficha-de-leitura-do-mapa.pdf
Caça-palavras para sistematização:
Link para os mapas:
Brasil - Grandes Regiões: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DEenqksUtrHgvTmZjv95ZqpJ5aWD43hkZSS7BqRr4h9H9mz7vukKr4euaSB9/geo4-10und05-mapa-grandes-regioes-brasileiras.pdf
Para você saber mais:
O contexto trabalhado são os elementos constituintes dos mapas. São eles: título, escala, orientação, legenda, projeção e fonte.
SALLA, Fernanda. Os elementos que compõem um mapa. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/206/os-elementos-que-compoem-um-mapa>. Acesso em: 28 mar 2019.
Contextos prévios: A turma pode estar organizada em duplas. É importante que já tenham manuseado um Mapa do Brasil. Para completar essa habilidade sugere-se associar aos planos:
- GEO4_10UND01 Leitura de mapas
- GEO4_10UND02 Leitura de legenda com cores nos mapas
- GEO4_10UND03 Leitura de Legenda Pictórica
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Com a turma organizada em duplas, projete ou escreva a frase no quadro. Diga que iremos tratar dos elementos que fazem parte dos Mapas. Comente que mapas são representações de um espaço real e que para compreendermos as informações que eles transmitem, é necessário observar os elementos que estudaremos hoje.