Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail e Atlas Escolar.
Valor trabalhado
Cidadania
Apresentação do tema da aula
De maneira assincrônica, peça que os alunos busquem o significado de Atlas Escolar.
Contextualização
De maneira assincrônica, peça que os alunos acessem o Atlas Escolar do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), disponível aqui, escolham um mapa e registrem:
- Título do mapa;
- Fonte;
- Legenda;
- Orientação;
- Escala.
Problematização
Ainda de maneira assincrônica, encaminhe aos alunos, por WhatsApp, e-mail ou outra ferramenta da escola, os seguintes materiais:
- mapa do coronavírus no Brasil, disponível aqui;
- questão problematizadora do plano original.
Encaminhe também as questões presentes nas orientações do plano original e peça aos alunos que façam o registro no caderno.

Ação propositiva
Nesta etapa, os alunos devem realizar individualmente a atividade da ação propositiva prevista no plano original. Para isso, encaminhe:
- Mapa do Brasil: Regiões, disponível aqui;
- Ficha disponível aqui.
Peça que preencham a primeira parte da ficha utilizando o mapa do Brasil: Regiões, e a segunda parte utilizando o mapa do coronavírus, afim de que percebam que faltam elementos importantes no segundo mapa.
Sistematização
Nesta etapa, encaminhe aos alunos o caça-palavras originalmente proposto no plano de aula. Ssiga as orientações pedindo aos alunos que encontrem as palavras que indicam os elementos importantes presentes nos mapas (título, fonte, orientação, escala e legenda).
Convite às famílias
Acessem e assistam juntos ao vídeo:
- Elementos de um mapa | Cartografia - disponível aqui.