GEO4_10UND06 - Ficha de leitura para orientação em mapa
Plano de Aula
Plano de aula: Orientando-se pelo mapa
Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Produções cartográficas a partir de interpretação de imagens aéreas.
Por: Karina Steluti Silva
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE10) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Cópia dos mapas e atividade.
Material complementar:
Ficha de leitura para ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AZr3NUtRyGXy6M4cZr9HKmT42bebn2T3swNFHSkxETqzEdsuNZeVt9CuYZcg/geo4-10und06-ficha-de-leitura-para-orientacao-em-mapa.pdf
Link para os mapas:
Mapa América do Sul: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hB85ydQZ6kJb9f3CHjmZjre6mJjyTaXpGT9QhZdJFsZ9XRnF4FYQnPugrayy/geo4-10und06-mapa-america-latina.pdf
Para você saber mais:
Orientação: é importante no sentido de apontar a direção do mapa, indicando-nos para que lado fica o norte e, consequentemente, os demais pontos cardeais. Ela pode apresentar-se com uma rosa dos ventos completa ou apenas com uma seta indicando o norte geográfico. A importância da orientação se dá, principalmente, em mapas que representam áreas muito restritas, quando não conseguimos perceber facilmente para que lado o mapa está apontando.
SALLA, Fernanda. Os elementos que compõem um mapa. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/206/os-elementos-que-compoem-um-mapa>. Acesso em: 28 mar 2019.
Contextos prévios: A turma pode estar organizada em agrupamentos de 3 alunos. É importante que já tenham conhecimento dos meios de orientação: pontos cardeais e colaterais. Para completar a habilidade sugere-se associar esse plano aos planos:
- GEO4_10UND01 Leitura de mapas
- GEO4_10UND02 Leitura de legenda com cores nos mapas
- GEO4_10UND03 Leitura de Legenda Pictórica
- GEO4_10UND05 Elementos do mapa
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Com a turma organizada em agrupamentos, projete ou escreva a frase no quadro.
Comente que mapas representam o espaço real, portanto serve também para nos orientarmos. Diga que na aula de hoje iremos encontrar o elemento de orientação nos mapas.