Plano de Aula

Plano de aula: Orientando-se pelo mapa

Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Produções cartográficas a partir de interpretação de imagens aéreas.

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE10) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópia dos mapas e atividade.

Material complementar:

Ficha de leitura para ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AZr3NUtRyGXy6M4cZr9HKmT42bebn2T3swNFHSkxETqzEdsuNZeVt9CuYZcg/geo4-10und06-ficha-de-leitura-para-orientacao-em-mapa.pdf

Link para os mapas:

Mapa América do Sul: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hB85ydQZ6kJb9f3CHjmZjre6mJjyTaXpGT9QhZdJFsZ9XRnF4FYQnPugrayy/geo4-10und06-mapa-america-latina.pdf

Mapa Brasil: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/skhXTyFZhxtmetCC67sdWvJDSQXX3egC95UzzWedVE6Rht4BxHWzAQrBzFRY/geo4-10und06-mapa-grandes-regioes-brasileiras.pdf

Para você saber mais:

Orientação: é importante no sentido de apontar a direção do mapa, indicando-nos para que lado fica o norte e, consequentemente, os demais pontos cardeais. Ela pode apresentar-se com uma rosa dos ventos completa ou apenas com uma seta indicando o norte geográfico. A importância da orientação se dá, principalmente, em mapas que representam áreas muito restritas, quando não conseguimos perceber facilmente para que lado o mapa está apontando.

SALLA, Fernanda. Os elementos que compõem um mapa. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/206/os-elementos-que-compoem-um-mapa>. Acesso em: 28 mar 2019.

Contextos prévios: A turma pode estar organizada em agrupamentos de 3 alunos. É importante que já tenham conhecimento dos meios de orientação: pontos cardeais e colaterais. Para completar a habilidade sugere-se associar esse plano aos planos:

  • GEO4_10UND01 Leitura de mapas
  • GEO4_10UND02 Leitura de legenda com cores nos mapas
  • GEO4_10UND03 Leitura de Legenda Pictórica
  • GEO4_10UND05 Elementos do mapa
Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Com a turma organizada em agrupamentos, projete ou escreva a frase no quadro.

Comente que mapas representam o espaço real, portanto serve também para nos orientarmos. Diga que na aula de hoje iremos encontrar o elemento de orientação nos mapas.

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