GEO4_10UND06 - Ficha de leitura para orientação em mapa
Plano de Aula
Plano de aula: Orientando-se pelo mapa
Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Produções cartográficas a partir de interpretação de imagens aéreas.
Por: Karina Steluti Silva
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE10) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Cópia dos mapas e atividade.
Material complementar:
Ficha de leitura para ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AZr3NUtRyGXy6M4cZr9HKmT42bebn2T3swNFHSkxETqzEdsuNZeVt9CuYZcg/geo4-10und06-ficha-de-leitura-para-orientacao-em-mapa.pdf
Link para os mapas:
Mapa América do Sul: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hB85ydQZ6kJb9f3CHjmZjre6mJjyTaXpGT9QhZdJFsZ9XRnF4FYQnPugrayy/geo4-10und06-mapa-america-latina.pdf
Para você saber mais:
Orientação: é importante no sentido de apontar a direção do mapa, indicando-nos para que lado fica o norte e, consequentemente, os demais pontos cardeais. Ela pode apresentar-se com uma rosa dos ventos completa ou apenas com uma seta indicando o norte geográfico. A importância da orientação se dá, principalmente, em mapas que representam áreas muito restritas, quando não conseguimos perceber facilmente para que lado o mapa está apontando.
SALLA, Fernanda. Os elementos que compõem um mapa. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/206/os-elementos-que-compoem-um-mapa>. Acesso em: 28 mar 2019.
Contextos prévios: A turma pode estar organizada em agrupamentos de 3 alunos. É importante que já tenham conhecimento dos meios de orientação: pontos cardeais e colaterais. Para completar a habilidade sugere-se associar esse plano aos planos:
- GEO4_10UND01 Leitura de mapas
- GEO4_10UND02 Leitura de legenda com cores nos mapas
- GEO4_10UND03 Leitura de Legenda Pictórica
- GEO4_10UND05 Elementos do mapa
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Com a turma organizada em agrupamentos, projete ou escreva a frase no quadro.
Comente que mapas representam o espaço real, portanto serve também para nos orientarmos. Diga que na aula de hoje iremos encontrar o elemento de orientação nos mapas.
Contextualização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Com a turma organizada em agrupamentos, projete a imagem do Mapa da América do Sul no slide 3. Faça uma breve leitura desse mapa, mostrando os elementos que o compõem: título, legenda, orientação, fonte e escala. Destaque a orientação. Mostre o símbolo. Pergunte se já viram em algum lugar. Diga que a orientação em um mapa pode apresentar-se através de uma rosa dos ventos ou com uma seta que indica o norte geográfico.
Mapa América do Sul: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hB85ydQZ6kJb9f3CHjmZjre6mJjyTaXpGT9QhZdJFsZ9XRnF4FYQnPugrayy/geo4-10und06-mapa-america-latina.pdf
Na impossibilidade de projetar o mapa, utilize um em tamanho maior no quadro. Outra opção é usar um Atlas ou livro didático por agrupamento.
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Com a turma organizada em agrupamentos, projete ou escreva a frase no quadro. Faça a pergunta como forma de aguçar a curiosidade sobre como utilizar a orientação nos mapas. Projete novamente a imagem do mapa América do Sul. Levante hipóteses como:
- Onde podemos olhar no mapa para nos localizar?
- Qual ponto cardeal é utilizado como Orientação?
- Por que é importante ter um elemento que nos fornece a localização dos lugares nos mapas?
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientações: Com a turma em agrupamentos, projete ou escreva a frase no quadro. Leia a frase e diga que irão observar as direções cardeais em um mapa a partir do elemento de orientação: a Rosa dos ventos.
Projete a imagem do slide 6. Faça uma breve leitura, mostrando os símbolos e focando na rosa dos ventos.
Explique, detalhadamente, que a rosa dos ventos indica a direção do Norte Geográfico, e que a partir dela, podemos indicar a direção dos locais do mapa em relação a um centro geodésico, que no caso do Brasil, é a cidade de Brasília.
Distribua uma ficha de leitura e um Mapa do Brasil impresso para cada agrupamento. Circule pela turma e garanta que todos estão compreendendo a atividades. Peça para os agrupamentos socializaram suas descobertas.
Ficha de leitura para ação propositiva:
Mapa para ficha de leitura:
Na impossibilidade de projetar o mapa do Brasil, utilize um mapa grande no quadro ou de um Atlas Geográfico. A ficha de leitura poderá ser escrita no quadro.
Ação Propositiva
Orientações: Com a turma em agrupamentos, projete ou escreva a frase no quadro. Leia a frase e diga que irão observar as direções cardeais em um mapa a partir do elemento de orientação: a Rosa dos ventos.
Projete a imagem do slide 6. Faça uma breve leitura, mostrando os símbolos e focando na rosa dos ventos.
Explique, detalhadamente, que a rosa dos ventos indica a direção do Norte Geográfico, e que a partir dela, podemos indicar a direção dos locais do mapa em relação a um centro geodésico, que no caso do Brasil, é a cidade de Brasília.
Distribua uma ficha de leitura e um Mapa do Brasil impresso para cada agrupamento. Circule pela turma e garanta que todos estão compreendendo a atividades. Peça para os agrupamentos socializaram suas descobertas.
Ficha de leitura para ação propositiva:
Mapa para ficha de leitura:
Na impossibilidade de projetar o mapa do Brasil, utilize um mapa grande no quadro ou de um Atlas Geográfico. A ficha de leitura poderá ser escrita no quadro.
Sistematização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Com a turma organizada em agrupamentos, projete a imagem do mapa da América do Sul. Mostre a orientação. Diga que irão observar o elemento orientador que indica o ponto cardeal Norte. Vire o mapa e pergunte para o aluno: onde está a direção norte? Vire o mapa novamente em um ângulo de 90º e pergunte: e agora? Onde fica a direção norte? Gire o mapa em 180º e continue questionando o aluno. Discuta com ele o que aconteceu a cada vez que você mudou o mapa.
Peça para que cada agrupamento escreva uma frase sobre a importância da orientação nos mapas. Garanta que o aluno perceba e escreva frases como: servem para orientar a direção dos lugares, mostra a direção que devemos seguir para buscar um lugar no mapa, mostra a direção real do lugar representado, o norte permanece na mesma direção mesmo girando o mapa porque ele indica o norte no mapa. Nesse momento espera-se que a turma consiga identificar o elemento de orientação no mapa.
Mapa América do Sul:
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail; Atlas Escolar e Google Maps.
Valor trabalhado
Cidadania
Apresentação do tema da aula
De maneira assincrônica, peça que os alunos acessem a imagem disponível aqui.
Contextualização
De maneira assincrônica, ou seja, por e-mail, WhatsApp ou outra ferramenta adotada pela escola, encaminhe o seguinte slide:
A atividade proposta nesta etapa da aula baseia-se em um fragmento de reportagem, texto que pertence à esfera jornalística e é muito importante para o ensino de geografia. Peça aos alunos que leiam a manchete apresentada e tentem imaginar do que trata a notícia.
É importante que resgatem a aula sobre os elementos essenciais do mapa (título, fonte, legenda, orientação e escala).
Problematização
Ainda de maneira assincrônica, encaminhe aos alunos, por WhatsApp, e-mail ou outra ferramenta, o seguinte mapa previsto no plano:
- Mapa da América do Sul, disponível aqui.
Coloque a seguinte problematização:
- Como identificar o Norte no mapa?
Nas orientações da problematização do plano original, há outras questões que podem ser colocadas:
- Onde podemos olhar no mapa para nos localizarmos?
- Qual ponto cardeal é utilizado como orientação?
- Por que é importante ter um elemento que nos fornece a localização dos lugares nos mapas?
Ação propositiva
Nesta etapa, os alunos devem realizar individualmente a atividade da ação propositiva prevista no plano original. Para isso, encaminhe:
- Mapa Brasil: Regiões, disponível aqui;
- Ficha disponível aqui.
Peça que preencham a primeira parte da ficha utilizando o mapa do Brasil: Regiões.
Posteriormente, peça que acessem o Atlas Escolar do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), disponível aqui, e preencham a segunda parte da ficha. Para isso, os alunos precisarão:
1. escolher um mapa qualquer do Atlas;
2. responder aos itens 1, 2, e 3 da segunda parte da ficha;
3. registrar o título do mapa escolhido;
4. excluir os itens 4 e 5;
5. compartilhar suas anotações com o professor.
Sistematização
Nesta etapa, peça aos alunos que:
1. acessem o Google Maps;
2. façam uma busca de um endereço qualquer, de um amigo ou parente;
3. acessem o modo street view e posicionem o bonequinho em algum ponto;
4. identifiquem, no canto direito da imagem, a orientação do Norte;
5. observem que a parte vermelha indica o Norte da imagem;
6. tirem uma foto ou um print da página e compartilhem com o professor.
Convite às famílias
Acessem e assistam juntos ao vídeo:
- As direções cardeais e os instrumentos de localização - disponível aqui.
Leiam:
- Cartografia e ideologia com Mafalda - disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Karina Steluti
Mentor: Lilian Agliardi
Especialista: Judith Maida
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 4°ano
Unidade temática: Formas de representação e pensamento espacial
Objeto(s) de aprendizagem: Indicar diferentes direções em um mapa a partir da rosa dos ventos
Habilidade (s) da Base: (EF04GE10) Comparar tipos variados de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças.