Plano de Aula

Plano de aula: Orientando-se pelo mapa

Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Produções cartográficas a partir de interpretação de imagens aéreas.

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE10) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópia dos mapas e atividade.

Material complementar:

Ficha de leitura para ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AZr3NUtRyGXy6M4cZr9HKmT42bebn2T3swNFHSkxETqzEdsuNZeVt9CuYZcg/geo4-10und06-ficha-de-leitura-para-orientacao-em-mapa.pdf

Link para os mapas:

Mapa América do Sul: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hB85ydQZ6kJb9f3CHjmZjre6mJjyTaXpGT9QhZdJFsZ9XRnF4FYQnPugrayy/geo4-10und06-mapa-america-latina.pdf

Mapa Brasil: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/skhXTyFZhxtmetCC67sdWvJDSQXX3egC95UzzWedVE6Rht4BxHWzAQrBzFRY/geo4-10und06-mapa-grandes-regioes-brasileiras.pdf

Para você saber mais:

Orientação: é importante no sentido de apontar a direção do mapa, indicando-nos para que lado fica o norte e, consequentemente, os demais pontos cardeais. Ela pode apresentar-se com uma rosa dos ventos completa ou apenas com uma seta indicando o norte geográfico. A importância da orientação se dá, principalmente, em mapas que representam áreas muito restritas, quando não conseguimos perceber facilmente para que lado o mapa está apontando.

SALLA, Fernanda. Os elementos que compõem um mapa. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/206/os-elementos-que-compoem-um-mapa>. Acesso em: 28 mar 2019.

Contextos prévios: A turma pode estar organizada em agrupamentos de 3 alunos. É importante que já tenham conhecimento dos meios de orientação: pontos cardeais e colaterais. Para completar a habilidade sugere-se associar esse plano aos planos:

  • GEO4_10UND01 Leitura de mapas
  • GEO4_10UND02 Leitura de legenda com cores nos mapas
  • GEO4_10UND03 Leitura de Legenda Pictórica
  • GEO4_10UND05 Elementos do mapa
Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Com a turma organizada em agrupamentos, projete ou escreva a frase no quadro.

Comente que mapas representam o espaço real, portanto serve também para nos orientarmos. Diga que na aula de hoje iremos encontrar o elemento de orientação nos mapas.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS