GEO4_10UND02 - Contextualização - Mapas para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Leitura de legenda com cores nos mapas
Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Produções cartográficas a partir de interpretação de imagens aéreas.
Por: Karina Steluti Silva
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Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE10) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esse plano é sobre legenda em cores e faz parte de um conjunto de 3 planos, sendo os outros dois GEO4_10UND03 Legenda Pictórica e GEO4_10UND07 A legenda nos mapas.
Materiais necessários:
Projetor de slides ou mapas impressos, e a ficha da Ação Propositiva.
Material complementar:
Ficha para ação propositiva https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/U27kTSrv7eg9eCJQzZJzwmtkfe2hK42hn2t5A6eMFPn3ypdpcm2m6GrrFg9E/geo4-10und02-acao-propositiva-ficha-de-leitura-de-mapa-com-cores.pdf
Arquivo com os mapas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HY2YYADGtUhCxYRkvd3DkJ2PtDjVN2gUHbrYeMDDqcPcmqRFJTQvS46JJrzF/geo4-10und02-contextualizacao-mapas-para-impressao.pdf
Para você saber mais:
Com a legenda em cores é possível diferenciar também os fenômenos em relação às características, qualidades ou intensidades de determinadas ocorrências. Assim, utilizam-se perfis de cores e granulações para estabelecer distinções, como em um mapa de relevo, onde as altitudes maiores são mais escuras e as menores são mais claras, em um mesmo tipo de cor. Vale ressaltar que existem determinadas cores que, por convenção, costumam ser destinadas a significados específicos, como o azul para a água e o verde para a vegetação.
https://novaescola.org.br/conteudo/206/os-elementos-que-compoem-um-mapa
https://alunosonline.uol.com.br/geografia/legenda-dos-mapas.html
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/mapas-tematicos.htm
Contextos prévios: Os alunos podem estar organizados em duplas. É importante que tenham manuseado um Atlas e reconheçam o mapa do Brasil.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Com a turma em duplas, projete ou escreva a frase no quadro. Diga que irão ler informações sobre determinado tema em mapas. Comente que mapas servem para localização de lugares, mas que também trazem informações sobre a população, vegetação, meio ambiente. Diga que nessa aula estudaremos um recurso muito importante que nos ajuda a ler e entender os mapas: a legenda.
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