GEO4_10UND04 - Utilizando Escalas
Plano de Aula
Plano de aula: As escalas nos mapas
Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Produções cartográficas a partir de interpretação de imagens aéreas.
Por: Karina Steluti Silva
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Cópia dos mapas e da atividade e barbante.
Material complementar:
Atividade da ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5TtT7aDYn8zjqgrR2MPXAd4G2x2Fug2FV4SexBS9cP4tucc99rNVtv4qT6fS/geo4-10und04-utilizando-escalas.pdf
Link para os mapas:
Mapa do Brasil: http://geoftp.ibge.gov.br/produtos_educacionais/mapas_tematicos/mapas_do_brasil/mapas_nacionais/politico/brasil_grandes_regioes Mapa Mundi: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_planisferio_politico_a3.pdf
Mapa Mundi: https://mapas.ibge.gov.br/escolares/publico-infantil/mundo.html
Esse link acessa a página. Para acessá-lo clique em Continentes e Países mais extensos. Em seguida faça o downloads do mapa.
Para você saber mais:
A escala tem o objetivo de mostrar quantas vezes uma determinada área foi reduzida para que pudesse ser cartografada na folha de papel ou mesmo em uma maquete. O aluno deve entender que cada centímetro do mapa corresponde a medida real que se dá em quilômetros. Existem dois tipos de escalas, a gráfica e a numérica.
Sobre escala acesse:
FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. A Escala dos Mapas. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/a-escala-dos-mapas.htm>. Acesso em: 20 mai 2019.
MENDONÇA, Cláudio. Escala cartográfica: como interpretar reduções em mapas. Uol Educação. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/escala-cartografica-como-interpretar-reducoes-em-mapas.htm>. Acesso em: 20 mai 2019.
PENA, Rodolfo F. Alves. Escala Cartográfica. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/escalas.htm>. Acesso em: 20 mai 2019.
Contextos prévios: A turma pode estar organizada em agrupamentos de 3 alunos. É importante que já tenham tido contato com Atlas Geográfico ou com mapa do Brasil e do Mundo. Para subsidiar a aula, utilize o Plano de Aula sobre Elementos do Mapa GEO4_10UND05.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Com a turma organizada em agrupamentos, projete ou escreva a frase no quadro. Diga que o tema da aula é escala, um dos recursos presentes nos mapas. Diga que a escala é um dos elementos que compõem os mapas junto com a legenda, título, orientação e fonte.
Contextualização
Tempo sugerido: 11 minutos
Orientações: Com a turma organizada em agrupamentos, projete a imagem do slide 3: Mapa do Brasil. Faça uma breve leitura dos elementos como título, fonte, legenda, orientação e escala. Mostre a escala novamente. Atente para o fato dela representar uma unidade de medida. Converse sobre o tema do mapa onde observamos os estados brasileiros divididos por regiões.
Em seguida projete a imagem do slide 4: Países mais extensos do mundo. Faça uma breve leitura. Mostre a legenda e a unidade de medida usada. Localize o Brasil no mapa. Faça com que os alunos percebam que o Brasil está representado nos dois mapas, porém em tamanhos diferentes. Diga que essa diferença na representação do Brasil acontece por conta da Escala utilizada em cada um deles. Retome a escala dos dois mapas para perceberem a diferença entre as unidades de medidas entre eles.
Link para os mapas:
Mapa do Brasil: http://geoftp.ibge.gov.br/produtos_educacionais/mapas_tematicos/mapas_do_brasil/mapas_nacionais/politico/brasil_grandes_regioes
Mapa Mundi: https://mapas.ibge.gov.br/escolares/publico-infantil/mundo.html
Esse link acessa a página. Para acessá-lo clique em Continentes e Países mais extensos. Em seguida faça o download do mapa.
Na impossibilidade de projetar os mapas, utilize um mapa com tamanho suficiente para seu afixado no quadro, ou utilize um livro didático ou Atlas Geográfico com cada agrupamento.
Para você saber mais:
A escala tem o objetivo de mostrar quantas vezes uma determinada área foi reduzida para que pudesse ser cartografada na folha de papel ou mesmo em uma maquete. O aluno deve entender que cada centímetro do mapa corresponde a medida real que se dá em quilômetros.
Existem dois tipos de escalas, a gráfica e a numérica.
Sobre escala acesse:
FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. A Escala dos Mapas. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/a-escala-dos-mapas.htm>. Acesso em: 20 mai 2019.
MENDONÇA, Cláudio. Escala cartográfica: como interpretar reduções em mapas. Uol Educação. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/escala-cartografica-como-interpretar-reducoes-em-mapas.htm>. Acesso em: 20 mai 2019.
PENA, Rodolfo F. Alves. Escala Cartográfica. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/escalas.htm>. Acesso em: 20 mai 2019.
Contextualização
Orientações: Com a turma organizada em agrupamentos, projete a imagem do slide 3: Mapa do Brasil. Faça uma breve leitura dos elementos como título, fonte, legenda, orientação e escala. Mostre a escala novamente. Atente para o fato dela representar uma unidade de medida. Converse sobre o tema do mapa onde observamos os estados brasileiros divididos por regiões.
Em seguida projete a imagem do slide 4: Países mais extensos do mundo. Faça uma breve leitura. Mostre a legenda e a unidade de medida usada. Localize o Brasil no mapa. Faça com que os alunos percebam que o Brasil está representado nos dois mapas, porém em tamanhos diferentes. Diga que essa diferença na representação do Brasil acontece por conta da Escala utilizada em cada um deles. Retome a escala dos dois mapas para perceberem a diferença entre as unidades de medidas entre eles.
Link para os mapas:
Mapa do Brasil: http://geoftp.ibge.gov.br/produtos_educacionais/mapas_tematicos/mapas_do_brasil/mapas_nacionais/politico/brasil_grandes_regioes
Mapa Mundi: https://mapas.ibge.gov.br/escolares/publico-infantil/mundo.html
Esse link acessa a página. Para acessá-lo clique em Continentes e Países mais extensos. Em seguida faça o download do mapa.
Na impossibilidade de projetar os mapas, utilize um mapa com tamanho suficiente para seu afixado no quadro, ou utilize um livro didático ou Atlas Geográfico com cada agrupamento.
Para você saber mais:
A escala tem o objetivo de mostrar quantas vezes uma determinada área foi reduzida para que pudesse ser cartografada na folha de papel ou mesmo em uma maquete. O aluno deve entender que cada centímetro do mapa corresponde a medida real que se dá em quilômetros.
Existem dois tipos de escalas, a gráfica e a numérica.
Sobre escala acesse:
FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. A Escala dos Mapas. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/a-escala-dos-mapas.htm>. Acesso em: 20 mai 2019.
MENDONÇA, Cláudio. Escala cartográfica: como interpretar reduções em mapas. Uol Educação. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/escala-cartografica-como-interpretar-reducoes-em-mapas.htm>. Acesso em: 20 mai 2019.
PENA, Rodolfo F. Alves. Escala Cartográfica. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/escalas.htm>. Acesso em: 20 mai 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Com a turma organizada em agrupamentos, projete ou escreva a frase no quadro. Faça a pergunta como forma de aguçar a curiosidade sobre a utilização da escala nos mapas. Comente sobre a escala ser um recurso do mapa que traz uma unidade de medida. Pergunte:
- Por que será que a escala tem uma medida?
- Será que em todos os mapas a escala é igual?
- Qual é sua utilidade?
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientações: Com a turma em agrupamento, projete ou escreva a frase no quadro. Leia para a turma. Em seguida mostre a imagem do slide 7: Planta da Sala de Tiago. Faça uma breve leitura da imagem, mostre os elementos que a compõem e foque na escala. Diga que a escala representa a medida real da escola de Tiago, ou seja, que cada centímetro do mapa representa 5 metros do espaço real da escola. Em seguida distribua uma atividade impressa para cada agrupamento. Circule pela sala e garanta que todos estejam compreendendo a atividade. Peça para que alguns agrupamentos socializem suas descobertas com o grupo.
Atividade da ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5TtT7aDYn8zjqgrR2MPXAd4G2x2Fug2FV4SexBS9cP4tucc99rNVtv4qT6fS/geo4-10und04-utilizando-escalas.pdf
Na impossibilidade de projetar a imagem, faça um desenho da mesma num papel pardo a ser afixada no quadro. Não esqueça de obedecer às medidas, ou seja, as proporções da escala. Faça um cartaz com as atividades impressas para ser afixada no quadro e realize a atividade no coletivo.
Ação Propositiva
Orientações: Com a turma em agrupamento, projete ou escreva a frase no quadro. Leia para a turma. Em seguida mostre a imagem do slide 7: Planta da Sala de Tiago. Faça uma breve leitura da imagem, mostre os elementos que a compõem e foque na escala. Diga que a escala representa a medida real da escola de Tiago, ou seja, que cada centímetro do mapa representa 5 metros do espaço real da escola. Em seguida distribua uma atividade impressa para cada agrupamento. Circule pela sala e garanta que todos estejam compreendendo a atividade. Peça para que alguns agrupamentos socializem suas descobertas com o grupo.
Atividade da ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5TtT7aDYn8zjqgrR2MPXAd4G2x2Fug2FV4SexBS9cP4tucc99rNVtv4qT6fS/geo4-10und04-utilizando-escalas.pdf
Na impossibilidade de projetar a imagem, faça um desenho da mesma num papel pardo a ser afixada no quadro. Não esqueça de obedecer às medidas, ou seja, as proporções da escala. Faça um cartaz com as atividades impressas para ser afixada no quadro e realize a atividade no coletivo.
Sistematização
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: Com a turma em agrupamentos, projete ou escreva a frase no quadro. Diga que cada agrupamento fará uma frase sobre as descobertas sobre a função das escalas nos mapas. Distribua uma folha de papel para cada agrupamento construir sua frase. Garanta que escrevam informações como: representa o espaço real, usa medidas, serve para sabermos o tamanho dos lugares, elas diminuem o espaço verdadeiro. Peça para que pendurem as frases num varal para ficar exposto na sala. Nesse momento espera-se que identifiquem que mapas são representações reais dos lugares e as escalas são utilizadas para representar o espaço em um tamanho proporcional ao tamanho real.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail e WordArt.
Valor trabalhado
Cidadania
Apresentação do tema da aula
De maneira assincrônica, encaminhe aos alunos, por e-mail, WhatsApp ou outra ferramenta de comunicação de uso da escola, o seguinte vídeo:
- Aprendendo escala gráficas e numéricas em mapas - disponível aqui.
Contextualização
Ainda de maneira assincrônica, encaminhe aos alunos os mapas dos slides desta etapa, previstos no plano original.
Peça que observem as imagens e registrem:
- Título do mapa;
- Fonte;
- Legenda;
- Orientação;
- Escala.
Espera-se que os alunos percebam que existem dois tipos de escalas: a gráfica e a numérica.
Problematização
Ainda de maneira assincrônica, encaminhe aos alunos o slide original do plano e peça que respondam individualmente aos questionamentos.
Ação propositiva
Nesta etapa, em aula virtual com a turma, o professor deve explicar a atividade que os alunos realizarão assincronicamente.
O professor deve apresentar o mapa e fazer todos os passos com os alunos.
Para os alunos acompanharem, encaminhe antecipadamente a atividade da ação propositiva prevista no plano para esta etapa, disponível aqui.
Em seguida, apresente outro mapa à turma, como no exemplo abaixo:
Os alunos, individualmente, devem:
- Identificar a escala gráfica;
- preencher a escala numérica;
- calcular a distância entre as casas.
Sistematização
A sugestão para a sistematização é a criação de uma nuvem de palavras com o tema: O que gostei na escala dos mapas.
Os alunos precisam:
1. Escolher as palavras que serão utilizadas;
2. Assistir ao tutorial disponível aqui;
3. Acessar o site do WordArt, disponível aqui, e fazer a nuvem;
4. Tirar uma foto e compartilhá-la com o professor e os amigos da turma.
Convite às famílias
Acessem e assistam juntos aos vídeos:
- Escalas em mapas - disponível aqui;
- A escala gráfica e a escala numérica - disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Karina Steluti
Mentor: Lilian Agliardi
Especialista: Judith Maida
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 4°ano
Unidade temática: Formas de representação e pensamento espacial
Objeto(s) de aprendizagem: Identificar a função das escalas nos mapas.
Habilidade (s) da Base: (EF04GE10) Comparar tipos variados de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças.