Plano de Aula

Plano de aula: Escalas geográficas nos mapas

Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Produções cartográficas a partir de interpretação de imagens aéreas.

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Habilidades BNCC:

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia EF04GE10 - Comparar tipos variados de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Material complementar:

Atividade impressa:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/v4BfWxT9SQfUPWWxXc2WkSXtpTfPez5X8U2U4nwprHV54FzkXarWmcGtrUBK/geo4-10und08-atividade-representacoes-espaciais-variadas-1.pdf

Link para os mapas:

Para você consultar o mapa do estado onde vive, basta clicar no link abaixo e selecionar o seu estado. Mapas estaduais. IBGE. Disponível em: https://mapas.ibge.gov.br/escolares/publico-infantil/mapas-estaduais.html Acesso em 18/03/2019.

Para você saber mais:

MOÇO, Anderson. Alfabetização cartográfica. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2325/alfabetizacao-cartografica>. Acesso em: 18 mar 2019.

PENA, Rodolfo Alves. Elementos de um mapa. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/elementos-um-mapa.htm>. Acesso em: 29 mar 2019.

______________. Escala Cartográfica. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/escalas.htm>. Acesso em: 24 mar 2019.

Contextos prévios:

Para esta aula espera-se que os estudantes já tenham consultado mapas anteriormente (sejam impressos, em atlas ou virtuais).

Assim, apresentando alguns conceitos como:

- Território: um espaço delimitado pelo uso de fronteiras.

- Legenda: Contém os significados dos símbolos e cores existentes nos mapas.

- Fonte: indica a origem dos dados que foram compilados e apresentados.

- Escala: é a proporção entre o espaço real e o espaço representado no mapa. Indica quantas vezes as medidas reais no terreno foram reduzidas.

É importante fazer a distinção entre escala geográfica e escala cartográfica.

- Escala geográfica: É um recorte espacial, uma área, uma extensão. Nela há quatro tipos de espaços relacionados com nosso recorte espacial: local, regional, nacional e mundial/ global.

- Escala cartográfica: A escala, em cartografia, é a relação matemática entre as dimensões do objeto no real e a do desenho que o representa em um plano ou um mapa.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete esse tema ou escreva no quadro o tema: “Representação das escalas geográficas nos mapas”. Pergunte aos estudantes o que eles entendem por escala geográfica e em que momento esse assunto foi tema de outras aulas. Após a fala dos estudantes, diga que a representação do espaço é feita por meio de diferentes escalas geográficas nos mapas, como por exemplo (local, regional, nacional, mundial…).

Esse momento de levantamento de conhecimentos prévios é importante para você saber o que os estudantes sabem. Dessa forma, é possível propiciar as intervenções mais assertivas que gerem conhecimento em sala de aula.

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