GEO4_10UND08 - Atividade Representações Espaciais Variadas
Plano de Aula
Plano de aula: Escalas geográficas nos mapas
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Produções cartográficas a partir de interpretação de imagens aéreas.
Por: Giani Peres Pirozzi
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia EF04GE10 - Comparar tipos variados de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- Palavra Cantada Ora Bolas. Youtube, 2011 (1min13seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=bvYeA1DWibU>. Acesso em: 24 mar 2019.
- IBGE - Cidades. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/>. Acesso em: 24 mar 2019.
- Google Maps. Disponível em: <https://www.google.com.br/maps>. Acesso em 24 mar 2019.
- Mapas do seu município, do estado, do Brasil e do Mundo.
- Representação em 3D - globo terrestre.
Material complementar:
Atividade impressa:
Link para os mapas:
Para você consultar o mapa do estado onde vive, basta clicar no link abaixo e selecionar o seu estado. Mapas estaduais. IBGE. Disponível em: https://mapas.ibge.gov.br/escolares/publico-infantil/mapas-estaduais.html Acesso em 18/03/2019.
Para você saber mais:
MOÇO, Anderson. Alfabetização cartográfica. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2325/alfabetizacao-cartografica>. Acesso em: 18 mar 2019.
PENA, Rodolfo Alves. Elementos de um mapa. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/elementos-um-mapa.htm>. Acesso em: 29 mar 2019.
______________. Escala Cartográfica. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/escalas.htm>. Acesso em: 24 mar 2019.
Contextos prévios:
Para esta aula espera-se que os estudantes já tenham consultado mapas anteriormente (sejam impressos, em atlas ou virtuais).
Assim, apresentando alguns conceitos como:
- Território: um espaço delimitado pelo uso de fronteiras.
- Legenda: Contém os significados dos símbolos e cores existentes nos mapas.
- Fonte: indica a origem dos dados que foram compilados e apresentados.
- Escala: é a proporção entre o espaço real e o espaço representado no mapa. Indica quantas vezes as medidas reais no terreno foram reduzidas.
É importante fazer a distinção entre escala geográfica e escala cartográfica.
- Escala geográfica: É um recorte espacial, uma área, uma extensão. Nela há quatro tipos de espaços relacionados com nosso recorte espacial: local, regional, nacional e mundial/ global.
- Escala cartográfica: A escala, em cartografia, é a relação matemática entre as dimensões do objeto no real e a do desenho que o representa em um plano ou um mapa.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete esse tema ou escreva no quadro o tema: “Representação das escalas geográficas nos mapas”. Pergunte aos estudantes o que eles entendem por escala geográfica e em que momento esse assunto foi tema de outras aulas. Após a fala dos estudantes, diga que a representação do espaço é feita por meio de diferentes escalas geográficas nos mapas, como por exemplo (local, regional, nacional, mundial…).
Esse momento de levantamento de conhecimentos prévios é importante para você saber o que os estudantes sabem. Dessa forma, é possível propiciar as intervenções mais assertivas que gerem conhecimento em sala de aula.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Inicie a aula, projetando o slide no qual aparece um trecho da música do grupo Palavra Cantada. Verifique se os estudantes conhecem essa música, se sabem cantar e pergunte qual a relação que esta música pode ter com o tema da aula.
Projete o vídeo com o clipe da música disponível no link abaixo:
- Palavra Cantada. Oras Bolas. Paulo Tatit e Edith Derdyk. 2013. CD Palavra Cantada 1996. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=CRzN1GYlYWM>. Acesso em: 17 mar 2019.
Após assistir, pergunte aos estudantes quais conceitos que a música traz em sua letra. Por exemplo comente com eles sobre os conceitos de: casa, cidade, rua, Brasil, América do Sul, continente… Peça para que eles expliquem como os diferentes espaços foram representados no clipe da música. Pergunte também se eles já ouviram o conceito “escalas geográficas”.
Observação: Faça o download do clipe antecipadamente para projetar durante a aula. Caso não seja possível reproduzir o clipe, você poderá trazer a música em arquivo MP3 para ouvir com os estudantes ou ainda imprimir a letra e cantar com os mesmos.
Como adequar à sua realidade: Neste momento, lembre-se de destacar que aparece na letra da música a cidade. Destaque para os estudantes onde eles vivem, qual o município, instigando-os a refletirem sobre as diferentes escalas: local, regional e nacional.
Contextualização
Orientações: Continue a contextualização, projetando o slide e questionando aos estudantes sobre as imagens que eles veem. Pergunte se eles conhecem os mapas apresentados. Neste momento, espera-se que eles relacionem os mapas do município, do estado e um do continente (e que o país está dentro do continente). Destaque que o estado que aparece no mapa é o de São Paulo e o outro mapa é representa a América do Sul (continente). Pergunte também que outros mapas poderiam ser postos para representar as diferentes escalas.
Como adequar à sua realidade: Como foi selecionado o mapa do município de Itu e outro do estado de São Paulo, caso você viva em outro município e/ou estado, relacione essa representação com o mapas da localidade onde vocês vivem. Você poderá trazer para a aula mapas do seu município, do estado onde vive e do Brasil, de modo a ilustrar melhor as diferentes escalas.
Fonte das imagens:
Itu. Google Maps. Disponível em: <https://www.google.com/search?q=mapa+de+itu%2C+s%C3%A3o+paulo+brasil&oq=mapa+de+itu%2C+s%C3%A3o+paulo+brasil&aqs=chrome..69i57j0l5.7776j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8>. Acesso em: 24 mar 2019.
América do Sul. IBGE. Disponível em: <http://geoftp.ibge.gov.br/produtos_educacionais/mapas_tematicos/mapas_do_mundo/politico/america_sul_pol.pdf>. Acesso em: 18 mar 2019.
São Paulo. IBGE. Disponível em: <https://7a12.ibge.gov.br/images/7a12/estados//sao_paulo.pdf>. Acesso em: 18 mar 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Neste momento da aula trabalhe com a turma toda e faça uso da estratégia didática “tempestade de ideias”. Dessa forma, levante os conhecimentos dos estudantes, problematizando e questionando o conceito de escala. Espera-se que, após a contextualização seja possível compreender as representações nas escalas (local, regional e nacional).
Espera-se também que os estudantes compreendam que sem as escalas fica difícil entender um mapas e suas respectivas dimensões. Lembre-se de questionar:
- O que aconteceria se os mapas não apresentassem escalas geográficas?
Destaque que todo mapa tem elementos essenciais como: Título, escala, legenda, orientação, projeção.
Destaque que neste plano o foco está nas escalas geográficas.
Na tempestade de ideias, você, enquanto escriba da turma, registra no quadro, todas as hipóteses/ ideias trazidas pelos estudantes. Após as breves definições elaboradas as diferentes escalas, debata com os estudantes as diferenças existentes elas.
Como adequar à sua realidade: Você poderá trazer para a aula mapas do seu município, do estado onde vive e do Brasil, de modo a ilustrar melhor as diferentes escalas. (local / regional e nacional).
Para você saber mais:
PENA, Rodolfo Alves. Elementos de um mapa. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/elementos-um-mapa.htm>. Acesso em: 29 mar 2019.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Neste momento, resgate as principais discussões realizadas durante a aula, resgatando a música apresentada na contextualização: Oras, bolas (Palavra Cantada).
Imprima a atividade disponível no link:
Entregue as duas folhas para cada estudante. Uma folha com a letra da música e a outra com as imagens. Os estudantes deverão recortar as imagens e relacionar com os respectivos trechos da letra da música que estão em vermelho (Casa, Cidade, Brasil, América do Sul e Planeta).
Finalize a aula, resgatando as escalas geográficas que foram evidenciadas, de modo a sistematizar o que foi aprendido durante as discussões com os estudantes.
Caso não seja possível imprimir as atividades para cada estudante, esse trabalho poderá ser realizado em duplas ou pequenos grupos. Ou você poderá escrever a letra da música em forma de cartaz, ilustrando os espaços faltantes.
Para você saber mais:
Para ilustrar para os estudantes você poderá acessar antecipadamente o Google Maps ou o site do IBGE e retirar o mapa do seu município para ilustrar durante a aula.
Consultar o site do IBGE - Cidades. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/>. Acesso em: 24 mar 2019.
Consultar o Google Maps. Disponível em: <https://www.google.com.br/maps>. Acesso em: 24 mar 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 16 minutos
Orientações: Para finalizar a aula, de modo a sistematizar todo o processo, projete o slide acima e solicite que os estudantes façam a leitura das representações que estão postas. Espera-se que eles relacionem o mapa do Brasil com a escala (nacional), o mapa de São Paulo com a escala (regional) e o mapa do município de Itu com a escala (local).
Dessa forma, traga para os estudantes os mapas (Brasil, Estado e Município) e deixe afixado no quadro. Solicite para que os estudantes façam uma representação semelhante com a do slide, mas adequando a sua realidade, utilizando papéis coloridos.
Assim, entregue duas sulfites para cada estudante. Numa folha de sulfite solicite que os estudantes escrevam nacional (representando a escala nacional - país). Peça para que dividam a outra folha em duas partes e pinte uma metade com giz de cera e escrevam regional (que representará o estado - escala regional). Solicite que a outra metade da folha que não foi pintada seja novamente dividida em dois. Peça para que os estudantes pintem de outra cor de giz de cera e que escrevam local (representando o município - escala local).
Após esse momento, solicite que os estudantes colem de modo sobreposto os pedaços de papel. Dessa forma, espera-se que haja a compreensão de que a escala local é menor que a escala regional e esta, por sua vez, é menor que a escala nacional, conforme o que mostra no slide 8.
Observação: Caso prefira realizar algo semelhante ao slide, traga imagens impressas (Brasil, seu estado e seu município) para que cada estudante consiga fazer a visualização, em diferentes escalas, do local onde vive.
Para saber mais:
Há um programa de televisão: “Brasil visto de cima” - da Globosat, que traz imagens aéreas de várias regiões do nosso país. Todo o início do programa, há uma ilustração semelhante, com o mapa do Brasil (nacional), um aprofundamento com o mapa do estado que será evidenciado (regional) e do município (local) que está sendo abordado no episódio do programa.
Você poderá até encontrar um programa que fale sobre seu município.
O Brasil visto de cima. Globo.com. Disponível em: <https://globosatplay.globo.com/globosat/brasil-visto-de-cima/> Acesso em: 24 mar 2019.
Fonte da imagem:
PORSANI, J. L.; HIODO, F. Y., ELIS, V. R. Investigações geofísicas em rochas graníticas no município de Itu, São Paulo - Brasil. Rev. Bras. Geof. vol. 20, no.1, São Paulo, Jan./Apr. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-261X2002000100007>. Acesso em: 24 mar 2019.
Itu. Google Maps. Disponível em: <https://www.google.com/search?q=mapa+de+itu%2C+s%C3%A3o+paulo+brasil&oq=mapa+de+itu%2C+s%C3%A3o+paulo+brasil&aqs=chrome..69i57j0l5.7776j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8>. Acesso em: 24 mar 2019.
Sistematização
Orientações: Após a sistematização feita pelos estudantes, projete este slide para comparar as diferentes escalas. Desse modo, estará sendo desenvolvido o raciocínio geográfico posto na BNCC - Base Nacional Comum Curricular de conexão. É importante ouvir dos estudantes suas hipóteses e sistematizações acerca da atividade. Ressalte as diferenças entre as escalas (local, regional e nacional).
Para você saber mais:
Com o objetivo de conhecer os 7 raciocínios geográficos trazidos pela BNCC, acesse o link abaixo:
TREVISAN, Rita. BNCC: O que é o raciocínio geográfico e como desenvolvê-lo com seus alunos. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/79/bncc-o-que-e-o-raciocinio-geografico-e-como-desenvolve-lo-com-seus-alunos>. Acesso em: 16 mai 2019.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail e Atlas Escolar.
Valor trabalhado
Cidadania
Apresentação do tema da aula
Nesta etapa, de maneira assincrônica, ou seja, por e-mail, WhatsApp ou outra ferramenta adotada pela escola, encaminhe o seguinte vídeo:
- Palavra Cantada | Ora Bolas - disponível aqui.
A música do vídeo faz parte do plano original.
Contextualização
De maneira assincrônica, encaminhe os dois slides propostos no plano original e solicite que os alunos:
- registrem o assunto de que trata a música;
- destaquem os diferentes espaços que são representados nos mapas apresentados.
Problematização
Ainda de maneira assincrônica, encaminhe aos alunos o slide proposto no plano original.
Pergunte:
- Quais são os países mais afetados pelo vírus?
- E no Brasil?
- E no seu estado?
- E no seu município?
Espera-se que os alunos compreendam que as escalas geográficas representam o local, o regional, o nacional e o mundial.
Ação propositiva
Nesta etapa, os alunos devem realizar uma pesquisa individualmente. Peça que escolham um tema (coronavírus, atividade econômica, vegetação, divisão política etc.) e pesquisem um mapa para cada escala geográfica, como no exemplo a seguir:
Os alunos devem realizar a pesquisa e compartilhar os mapas com o professor.
Sistematização
Nesta etapa, em sala virtual com todos os alunos, o professor deve compartilhar com a sala todos os mapas recebidos.
Convite às famílias
Acessem e assistam juntos ao vídeo:
- Entendendo mapas | Geografia de Tudo - disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Karina Steluti
Mentor: Lilian Agliardi
Especialista: Judith Maida
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 4°ano
Unidade temática: Formas de representação e pensamento espacial
Objeto(s) de aprendizagem: Identificar a representação das escalas geográficas nos mapas.
Habilidade (s) da Base: (EF04GE10) Comparar tipos variados de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças.