GEO4_10UND10 - Atividade em duplas_ Comparando elementos dos Mapas
Plano de Aula
Plano de aula: MAPAS: Diferenças e semelhanças
Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Produções cartográficas a partir de interpretação de imagens aéreas.
Por: Giani Peres Pirozzi
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Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia EF04GE10 - comparar tipos variados de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Computador, projetor multimídia (datashow) e cópia das atividades.
Material complementar:
Atividade em duplas:
Link para os mapas:
Relevo e clima. IBGE. Disponível em: <https://educa.ibge.gov.br/criancas/brasil/nosso-territorio/19634-relevo-e-clima.html>. Acesso em: 14 abr 2019.
Mapa interativo Clima. IBGE. Disponível em: <https://mapas.ibge.gov.br/interativos/ferramentas/sig-ibge-aplicativo.html>. Acesso em: 14 abr 2019.
Mapa clima. IBGE. Disponível em: <https://educa.ibge.gov.br/images/educa/clima.pdf>. Acesso em: 14 abr 2019.
Para você saber mais:
FURLAN, Adriana; DECICINO, Ronaldo. Mapas: Evolução das cartas aprimorou representação do mundo. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/mapas-evolucao-das-cartas-aprimorou-representacao-do-mundo.htm>. Acesso em: 01 abr 2019.
PENA, Rodolfo F. Alves. O que é clima? Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-clima.htm>. Acesso em: 14 abr 2019.
Contextos prévios:
Para esta aula espera-se que os estudantes já tenham consultado mapas anteriormente (sejam impressos, em atlas ou virtuais).
Assim, apresentando alguns conceitos como:
- Território: um espaço delimitado pelo uso de fronteiras.
- Escala: é a proporção entre o espaço real e o espaço representado no mapa. Indica quantas vezes as medidas reais no terreno foram reduzidas.
- Legenda: Contém os significados dos símbolos e cores existentes nos mapas.
- Fonte: indica a origem dos dados que foram compilados e apresentados.
- Clima: é o conjunto de fenômenos associados às variações do tempo da atmosfera terrestre em um determinado local.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete esse tema ou escreva no quadro o tema: “Observando e identificando as diferenças e semelhanças nos mapas do Brasil (político e clima).” Provoque os estudantes, instigando-os a pensar em diferentes mapas. Pergunte se eles já viram um mapa específico sobre clima. Pergunte se eles já tiveram acesso a outros mapas temáticos (relevo, população, biomas, etc). Peça para observar os elementos do mapa (título, legenda, localização, escala).
Esse momento de levantamento de conhecimentos prévios é importante para você saber o que os estudantes sabem. Dessa forma, é possível propiciar, nesses momentos de conversa com os estudantes, as intervenções mais assertivas que gerem conhecimento em sala de aula.
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