GEO5_09UND04 - Ação Propositiva
Plano de Aula
Plano de aula: Cidades e trabalho
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Aprofundamento de processo de alfabetização cartográfica
Por: Cristiane Bassani
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GEO9 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Régua e caneta.
Material complementar:
Mapa político da região de Campinas:
Mapa da movimentação pendular de Campinas:
Para você saber mais:
MOREIRA JUNIOR, Orlando. Articulação e integração metropolitana, o papel das cidades pequenas na região de Campinas (SP). Confins [Online], 29 | 2016. Disponível em: <https://journals.openedition.org/confins/11434?lang=pt>. Acesso em: 21 fev 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma e questione-os sobre o que entendem desse tema. Nesse momento ouça os alunos sobre suas impressões sobre o tema e insira os alunos na temática da aula.
Você pode conduzir a conversa de modo que eles percebam que a aula versará sobre o deslocamento de pessoas entre cidades na busca de oportunidades de emprego não encontradas em seu município de origem.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS