GEO5_09UND04 - Ação Propositiva
Plano de Aula
Plano de aula: Cidades e trabalho
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Aprofundamento de processo de alfabetização cartográfica
Por: Cristiane Bassani
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GEO9 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Régua e caneta.
Material complementar:
Mapa político da região de Campinas:
Mapa da movimentação pendular de Campinas:
Para você saber mais:
MOREIRA JUNIOR, Orlando. Articulação e integração metropolitana, o papel das cidades pequenas na região de Campinas (SP). Confins [Online], 29 | 2016. Disponível em: <https://journals.openedition.org/confins/11434?lang=pt>. Acesso em: 21 fev 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma e questione-os sobre o que entendem desse tema. Nesse momento ouça os alunos sobre suas impressões sobre o tema e insira os alunos na temática da aula.
Você pode conduzir a conversa de modo que eles percebam que a aula versará sobre o deslocamento de pessoas entre cidades na busca de oportunidades de emprego não encontradas em seu município de origem.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS