Plano de Aula

Plano de aula: Período pós-colonização da América Latina

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Paisagens culturais e naturais da América Latina

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08GE23) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Disponibilizar um mapa mundi, utilizando um projetor, impressão ou que esteja acessível na escola.

Material complementar:

Contextualização - Mapa Mundi: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QWf9c3y3nar5MuXbHEHW5SF3ERanbCsmmxpWXRTmhk2x3pPsYuFRAwZDtWej/geo8-23und02-contextualizacao-mapa-mundi.pdf

Contextualização - Memorial da América Latina: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Ehj8QA24JmxasAQJXuGZuN6pwA5MMS4H7gy7jUX57RYWzVseQYqY3NF9hTXS/geo8-23und02-contextualizacao-memorial-da-america-latina.pdf

Para você saber mais:

Fonte: Colonialidade do poder e os desafios da integração regional na América Latina, de Carlos Walter Porto-Gonçalves e Pedro de Araújo Quental, disponível em: https://journals.openedition.org/polis/3749. Acesso em: 07 de fevereiro de 2019.

Fonte: América Latina - uma nova colonização, de Elaine Tavares, disponível em: http://www.iela.ufsc.br/noticia/am%C3%A9rica-latina-uma-nova-coloniza%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 07 de fevereiro de 2019.

Fonte: Tipos de colonização da América, de Eduardo de Freitas, disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/tipos-colonizacao-america.htm. Acesso em: 07 de fevereiro de 2019.

Fonte: Obras/Esculturas, de Fundação Oscar Niemeyer, disponível em: http://www.niemeyer.org.br/escultura/m%C3%A3o-no-memorial-da-am%C3%A9rica-latina. Acesso em: 07 de fevereiro de 2019.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Questione se os alunos possuem um conhecimento prévio do processo de colonização da América Latina. Em seguida, comente que a discrepância econômica encontrada, ainda nos dias de hoje, entre os países da América Latina e os países considerados desenvolvidos, é consequência do acentuado processo de exploração desta região pelos europeus durante o período de colonização. Posteriormente, ressalte que o desenvolvimento industrial, os sistemas de saúde e educação, na maioria dos países, ineficientes para atender as demandas da população, bem como as dificuldades de acesso à informação, dentre outros, retardam o processo de desenvolvimentos dos países da América Latina.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO