Mapa-Mundi
Plano de Aula
Plano de aula: Brinquedos do passado distante
Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Jogos e brincadeiras de várias épocas e lugares
Por: Deise Silva Sousa
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF01HI05) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Mapa-mundi, imagens que representam brinquedos e documentos/monumentos históricos, papel e lápis de cor
Material complementar:
- Link com o mapa- mundi: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/B8Hs3pQ5DcG55GBqs7U2fjSGGRgYnycQVe5wRhFaCb5mpXc4ycevCQ49eD85/his1-05und10-mapa-mundi.pdf
- Link para as imagens dos documentos/monumentos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8VBbp43zQYPsP8YpZVRYUdJ7dYGr6u3gwUyADAGkWedx6UN7rwhajRNyuS4a/his1-05und010-documentos-monumentos.pdf
- Link para as imagens dos brinquedos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/K9s2wpWMgRJr7k7BNTg76c7egjUEPxCjNpHjQeeZuUzReksaeakeJftHQMBU/his1-05und10-brinquedos.pdf
Para você saber mais:
KISHIMOTO, Tizuko Morchida (Org.) O Brincar e suas Teorias. 1º. ed. São Paulo: Pioneira, 1998. v. unico. 172p. https://books.google.com.br/books?id=iK3UejO34YYC&lpg=PA17&dq=hist%C3%B3ria%20da%20brincadeira%20&lr&hl=pt-BR&pg=PA19#v=onepage&q&f=false Acesso em 11 de março de 2019
LIRA, Aliandra Cristina Mesomo. Brinquedo: história, cultura, indústria e educação. Atos de pesquisa em educação (FURB), v. 4, p. 487-506, 2009. Disponível em: http://gorila.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/1730/1176 Acesso em 11 de março de 2019
UJIIE, Najela Tavares. Brincar, brinquedo e brincadeira usos e significações. Analecta (UNICENTRO) , v. 9, p. 51-59, 2008. Disponível em: https://revistas.unicentro.br/index.php/analecta/article/view/1743 Acesso em 11 de março de 2019
AMADO, João. A história dos brinquedos na antiguidade clássica. REVISTA GALEGA DE EDUCACIÓN, NÚM. 51,Tema: Os xoguetes tradicionais DECEMBRO, 2011. p. 24-27. Disponível em: http://www.nova-escola-galega.org/almacen/documentos/RGE%20Amado.pdf Acesso em 11 de março de 2019
Objetivo
Tempo sugerido: 5 min
Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA