Plano de Aula

Plano de aula: Brinquedos do passado distante

Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Jogos e brincadeiras de várias épocas e lugares

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF01HI05) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Mapa-mundi, imagens que representam brinquedos e documentos/monumentos históricos, papel e lápis de cor

Material complementar:

Para você saber mais:

KISHIMOTO, Tizuko Morchida (Org.) O Brincar e suas Teorias. 1º. ed. São Paulo: Pioneira, 1998. v. unico. 172p. https://books.google.com.br/books?id=iK3UejO34YYC&lpg=PA17&dq=hist%C3%B3ria%20da%20brincadeira%20&lr&hl=pt-BR&pg=PA19#v=onepage&q&f=false Acesso em 11 de março de 2019

LIRA, Aliandra Cristina Mesomo. Brinquedo: história, cultura, indústria e educação. Atos de pesquisa em educação (FURB), v. 4, p. 487-506, 2009. Disponível em: http://gorila.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/1730/1176 Acesso em 11 de março de 2019

UJIIE, Najela Tavares. Brincar, brinquedo e brincadeira usos e significações. Analecta (UNICENTRO) , v. 9, p. 51-59, 2008. Disponível em: https://revistas.unicentro.br/index.php/analecta/article/view/1743 Acesso em 11 de março de 2019

AMADO, João. A história dos brinquedos na antiguidade clássica. REVISTA GALEGA DE EDUCACIÓN, NÚM. 51,Tema: Os xoguetes tradicionais DECEMBRO, 2011. p. 24-27. Disponível em: http://www.nova-escola-galega.org/almacen/documentos/RGE%20Amado.pdf Acesso em 11 de março de 2019

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 5 min

Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Conteúdos relacionados