GE04_10UND09 - Atividade Comparando Mapas
Plano de Aula
Plano de aula: O mapa do Brasil em diferentes Temas
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Produções cartográficas a partir de interpretação de imagens aéreas.
Por: Giani Peres Pirozzi
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia EF04GE10 - comparar tipos variados de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças - que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Computador, projetor multimídia (datashow) e acesso à internet para navegação nos mapas interativos.
Material complementar:
Atividade Mapa do Tesouro:
Link para os mapas:
Mapas Interativos. IBGE. Disponível em: <http://mapasinterativos.ibge.gov.br/sigibge/>. Acesso em: 17 mar 2019.
Mapas Escolares. IBGE. Disponível em: <https://mapas.ibge.gov.br/escolares>. Acesso em: 24 mar 2019.
Portal de Mapas. Disponível em: https://portaldemapas.ibge.gov.br/portal.php#homepage Acesso em: 24/03/2019.
Neste site você encontrará mais de 32 mil mapas disponíveis, o que possibilita encontrar, visualizar e até criar e compartilhar mapas, por meio da criação de uma conta neste portal.
Para você saber mais:
Para se aprofundar na temática dos biomas, consulte o link da Revista Nova Escola.
LIZIERO, Adriano. Mapa digital permite comparar a verdadeira área de um país. Geografia Visual, 2017. Disponível em: https://geografiavisual.com.br/mapas/mapa-interativo-permite-comparar-a-verdadeira-area-dos-paises>. Acesso em: 24 mar 2019.
SANTOMAURO, B.; SCAPATICIO, M. Biomas: comparar para entender. Nova Escola, 01/08/2012. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/1991/biomas-comparar-para-entender>. Acesso em: 24 mar 2019.
Contextos prévios:
Para esta aula espera-se que os estudantes já tenham consultado mapas anteriormente (sejam impressos, em atlas ou virtuais).
Assim, apresentando alguns conceitos como:
- Território: um espaço delimitado pelo uso de fronteiras.
- Escala: é a proporção entre o espaço real e o espaço representado no mapa. Indica quantas vezes as medidas reais no terreno foram reduzidas.
- Legenda: Contém os significados dos símbolos e cores existentes nos mapas.
- Fonte: indica a origem dos dados que foram compilados e apresentados.
- Bioma é um conjunto de tipos de vegetação que abrange grandes áreas contínuas, em escala regional, com flora e fauna similares, definida pelas condições físicas predominantes nas regiões.
- IBGE: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete esse tema ou escreva no quadro o tema: “Comparando Mapas: Biomas brasileiros e Regiões do IBGE”. Pergunte para os estudantes se eles já ouviram o que são biomas e quais são os existentes no Brasil. Questione também se já viram mapas que representem esses biomas e se já viram mapas que façam a representação das cinco grandes do nosso país.
Esse momento de levantamento de conhecimentos prévios é importante para você saber o que os estudantes sabem. Dessa forma, é possível propiciar as intervenções mais assertivas que gerem conhecimento em sala de aula.
Como adequar a sua realidade:
É importante que, ao longo do plano, ao explorar diferentes mapas (interativos, temáticos...), destaque sempre a região / estado onde sua escola está localizada.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete o slide e explique aos estudantes que hoje será utilizado um novo mapa, um mapa interativo. Acesse o site do IBGE - Mapas (Mapas interativos). Nesta seção será possível explorar diferentes locais. Neste plano, o destaque está no Brasil.
Mapas Interativos. IBGE. Disponível em: <http://mapasinterativos.ibge.gov.br/sigibge/>. Acesso em: 24 mar 2019.
O primeiro ícone para exploração do site são os biomas (que também é o foco de observação e análise neste plano), mas será possível explorar em outras aulas outros aspectos presentes no site, tais como: climas, fauna ameaçada, geologia, potencial agrícola, regiões hidrográficas, relevo, solos, uso da terra e vegetação.
Observe que, por ser interativo, você irá direcionar o foco de observação, navegando pelo site. Importante destacar para os estudantes que há diferentes tipos de mapas e que, por meio destas diferenças, é possível estabelecer comparações entre eles.
Caso não tenha acesso à internet, só projete a imagem e indique para os estudantes o endereço eletrônico (link) para que possa ser explorado esse tipo em mapa em outros momentos (casa ou em outras aulas).
Como adequar a sua realidade:
Como você está navegando pelo site, é possível trabalhar com diferentes escalas, aproximando ou distanciando o território que se quer observar. Aproveite para destacar a região e o estado onde sua escola está localizada para que os estudantes identifiquem o(s) bioma(s) nele presentes.
Contextualização
Orientações: Projete o slide e solicite que os estudantes observem o mapa do Brasil. Pergunte aos estudantes: “O que este mapa, em específico, quer representar?
Destaque que esse é um mapa temático: Biomas brasileiros. Traz informações com fotos de animais, numa espécie de infográfico, indicando por meio de imagens, informações sobre a temática biomas.
É importante sempre ressaltar que o objetivo do plano é comparar mapas. Não será explorada a temática (biomas), mas será possível fazer em outras aulas, caso haja interesse.
Como adequar a sua realidade:
Destaque qual é a região onde sua escola está localizada. Qual ou quais bioma(s) estão presentes em seu estado. Peça para os estudantes observar as imagens de cada bioma. Questione quais as relações que estas imagens podem ter em relação ao bioma.
Para você saber mais:
Para se aprofundar na temática dos biomas, consulte o link da Revista Nova Escola.
LIZIERO, Adriano. Mapa digital permite comparar a verdadeira área de um país. Geografia Visual, 2017. Disponível em: https://geografiavisual.com.br/mapas/mapa-interativo-permite-comparar-a-verdadeira-area-dos-paises>. Acesso em: 24 mar 2019.
SANTOMAURO, B.; SCAPATICIO, M. Biomas: comparar para entender. Nova Escola, 01/08/2012. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/1991/biomas-comparar-para-entender>. Acesso em: 24 mar 2019.
Contextualização
Orientações: Projete o slide do mapa do Brasil (Regiões do IBGE). Pergunte aos estudantes porque os dois mapas do Brasil (que representam o mesmo território), aparecem de formas diferentes. Instigue-os a levantar hipóteses sobre isso.
É importante ressaltar que todo mapa tem um tema e podem existir vários mapas de um mesmo território, no entanto eles irão informar aspectos diferentes. No caso, os mapas evidenciados foram o Regiões do IBGE (neste slide) e os mapas dos Biomas brasileiros (nos slides anteriores).
Problematização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Neste momento da aula trabalhe com a turma toda e faça uso da estratégia didática “tempestade de ideias”. Dessa forma, levante os conhecimentos dos estudantes, problematizando e questionando o que eles sabem sobre mapas e porque existem mapas diferentes. Projete o slide ou leia para os estudantes: “Porque existem diferentes mapas e o que eles representam?”
Na tempestade de ideias, você, enquanto escriba da turma, registra no quadro, todas as hipóteses/ ideias trazidas pelos estudantes. Após as explanações dos estudantes, faça as mediações e intervenções, sempre que necessário, instigando os estudantes a refletirem sobre o desafio proposto na problematização.
Destaque para os estudantes que todo mapa tem um tema. Desta forma, podem existir inúmeros mapas de um mesmo território, no entanto eles irão informar aspectos diferentes.
Como adequar a sua realidade:
Relacione sempre os mapas do seu estado para destacar para os estudantes. Explore e comente sempre as peculiaridades do estado onde vive, relacionando com outros estados, comparando, observando semelhanças / diferenças, entre outros aspectos.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Para essa atividade, divida a classe em duplas. Imprima as atividades propostas que estão disponíveis no link abaixo:
Comente com os estudantes que, conforme foi discutido e observado na contextualização e problematização da aula, agora é hora de colocar em prática o que foi aprendido. Dessa forma, em duplas, os estudantes terão que comparar os dois mapas (Biomas brasileiros e Regiões do IBGE), responder a problematização e, localizar no mapa do Brasil que está em branco o seu estado, destacando o ou os biomas, nele existente. Assim, seria possível estabelecer um link entre os dois mapas observados / comparados.
Enfatize que há diferentes mapas e que os mesmos possuem temáticas diferentes. Nesta atividade há ainda um outro mapa (mudo) do Brasil, isto é, em branco, somente com as divisões estaduais. Assim, os estudantes poderão também, se houver tempo e interesse, realizar outras observações sobre esse tipo de mapa.
Fonte das imagens: Banco de Imagens Nova Escola.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Para finalizar a aula, solicite que os estudantes socializem as observações feitas na atividade proposta e faça um cartaz com uma listagem coletiva, no qual você será o escriba, destacando as diferentes representações dos temas presentes nos mapas, fazendo comparações, levantando e registrando as semelhanças e diferenças observadas entre os mapas do Brasil (Biomas Brasileiros) e (Regiões do IBGE).
Como adequar a sua realidade:
Sempre enfatize a região e o estado onde sua escola está localizada. Você poderá dar continuidade neste plano, explorando o seu município, destacando qual o bioma predominante, estabelecendo relações com aspectos já observados pelos estudantes.
Sugestão: Deixar o cartaz (com a listagem feita pela turma), afixada por alguns dias na sala, para sempre que possível e necessário, destacar o que está sendo estudado / discutido em classe.
Fonte da imagem: SIKKEMA, Kelly. Ready to create. Unsplash. Disponível em: <https://unsplash.com/photos/N3o-leQyFsI>. Acesso em: 24 mar 2019.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail e Google Desenhos.
Valor trabalhado
Cidadania
Apresentação do tema da aula
Nesta etapa, de maneira assincrônica, ou seja, por e-mail, WhatsApp ou outra ferramenta adotada pela escola, peça aos alunos que acessem o link a seguir:
- Mapas interativos | IBGE - disponível aqui.
Essa solicitação faz parte do plano original.
Contextualização
De maneira assincrônica, encaminhe os três slides propostos no plano original e solicite aos alunos que registrem o assunto de que trata cada um deles.
Problematização
De maneira assincrônica, encaminhe aos alunos o slide proposto no plano original. Peça que registrem a resposta no caderno. Caso haja possibilidade de uma aula virtual, apresente o slide e faça a tempestade de ideias, como proposto no plano.
Ação propositiva
Nesta etapa, os alunos devem realizar individualmente a atividade proposta no plano original, disponível aqui.
Sistematização
Peça aos alunos que utilizem o Google Desenhos para fazer o registro destacando as semelhanças e diferenças no estudo dos mapas da etapa anterior.
Lembre-se de que, para usar essa ferramenta e poder compartilhar o resultado posteriormente com o professor, é necessário ter um e-mail do Google.
Para ajudar no uso da ferramenta, acesse o tutorial disponível aqui.
Convite às famílias
Acessem e leiam juntos:
- Biomas: comparar para entender - disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Karina Steluti
Mentor: Lilian Agliardi
Especialista: Judith Maida
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 4°ano
Unidade temática: Formas de representação e pensamento espacial
Objeto(s) de aprendizagem: Comparar diferentes mapas do Brasil: Biomas e Regiões do IBGE.
Habilidade (s) da Base: (EF04GE10) Comparar tipos variados de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças.