Plano de Aula

Plano de aula: O mapa do Brasil em diferentes Temas

Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Produções cartográficas a partir de interpretação de imagens aéreas.

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Habilidades BNCC:

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia EF04GE10 - comparar tipos variados de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças - que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Computador, projetor multimídia (datashow) e acesso à internet para navegação nos mapas interativos.

Material complementar:

Atividade Mapa do Tesouro:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4uKp6eGCvbxxEGGkXgSPPQ72vMUu3WHGxT5uXf2ePARrhNcAfcrCfhJ9upMC/ge04-10und09-atividade-comparando-mapas.pdf

Link para os mapas:

Mapas Interativos. IBGE. Disponível em: <http://mapasinterativos.ibge.gov.br/sigibge/>. Acesso em: 17 mar 2019.

Mapas Escolares. IBGE. Disponível em: <https://mapas.ibge.gov.br/escolares>. Acesso em: 24 mar 2019.

Portal de Mapas. Disponível em: https://portaldemapas.ibge.gov.br/portal.php#homepage Acesso em: 24/03/2019.

Neste site você encontrará mais de 32 mil mapas disponíveis, o que possibilita encontrar, visualizar e até criar e compartilhar mapas, por meio da criação de uma conta neste portal.

Para você saber mais:

Para se aprofundar na temática dos biomas, consulte o link da Revista Nova Escola.

LIZIERO, Adriano. Mapa digital permite comparar a verdadeira área de um país. Geografia Visual, 2017. Disponível em: https://geografiavisual.com.br/mapas/mapa-interativo-permite-comparar-a-verdadeira-area-dos-paises>. Acesso em: 24 mar 2019.

SANTOMAURO, B.; SCAPATICIO, M. Biomas: comparar para entender. Nova Escola, 01/08/2012. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/1991/biomas-comparar-para-entender>. Acesso em: 24 mar 2019.

Contextos prévios:

Para esta aula espera-se que os estudantes já tenham consultado mapas anteriormente (sejam impressos, em atlas ou virtuais).

Assim, apresentando alguns conceitos como:

- Território: um espaço delimitado pelo uso de fronteiras.

- Escala: é a proporção entre o espaço real e o espaço representado no mapa. Indica quantas vezes as medidas reais no terreno foram reduzidas.

- Legenda: Contém os significados dos símbolos e cores existentes nos mapas.

- Fonte: indica a origem dos dados que foram compilados e apresentados.

- Bioma é um conjunto de tipos de vegetação que abrange grandes áreas contínuas, em escala regional, com flora e fauna similares, definida pelas condições físicas predominantes nas regiões.

- IBGE: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete esse tema ou escreva no quadro o tema: “Comparando Mapas: Biomas brasileiros e Regiões do IBGE”. Pergunte para os estudantes se eles já ouviram o que são biomas e quais são os existentes no Brasil. Questione também se já viram mapas que representem esses biomas e se já viram mapas que façam a representação das cinco grandes do nosso país.

Esse momento de levantamento de conhecimentos prévios é importante para você saber o que os estudantes sabem. Dessa forma, é possível propiciar as intervenções mais assertivas que gerem conhecimento em sala de aula.

Como adequar a sua realidade:

É importante que, ao longo do plano, ao explorar diferentes mapas (interativos, temáticos...), destaque sempre a região / estado onde sua escola está localizada.

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