GE04_10UND09 - Atividade Comparando Mapas
Plano de Aula
Plano de aula: O mapa do Brasil em diferentes Temas
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Produções cartográficas a partir de interpretação de imagens aéreas.
Por: Giani Peres Pirozzi
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia EF04GE10 - comparar tipos variados de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças - que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Computador, projetor multimídia (datashow) e acesso à internet para navegação nos mapas interativos.
Material complementar:
Atividade Mapa do Tesouro:
Link para os mapas:
Mapas Interativos. IBGE. Disponível em: <http://mapasinterativos.ibge.gov.br/sigibge/>. Acesso em: 17 mar 2019.
Mapas Escolares. IBGE. Disponível em: <https://mapas.ibge.gov.br/escolares>. Acesso em: 24 mar 2019.
Portal de Mapas. Disponível em: https://portaldemapas.ibge.gov.br/portal.php#homepage Acesso em: 24/03/2019.
Neste site você encontrará mais de 32 mil mapas disponíveis, o que possibilita encontrar, visualizar e até criar e compartilhar mapas, por meio da criação de uma conta neste portal.
Para você saber mais:
Para se aprofundar na temática dos biomas, consulte o link da Revista Nova Escola.
LIZIERO, Adriano. Mapa digital permite comparar a verdadeira área de um país. Geografia Visual, 2017. Disponível em: https://geografiavisual.com.br/mapas/mapa-interativo-permite-comparar-a-verdadeira-area-dos-paises>. Acesso em: 24 mar 2019.
SANTOMAURO, B.; SCAPATICIO, M. Biomas: comparar para entender. Nova Escola, 01/08/2012. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/1991/biomas-comparar-para-entender>. Acesso em: 24 mar 2019.
Contextos prévios:
Para esta aula espera-se que os estudantes já tenham consultado mapas anteriormente (sejam impressos, em atlas ou virtuais).
Assim, apresentando alguns conceitos como:
- Território: um espaço delimitado pelo uso de fronteiras.
- Escala: é a proporção entre o espaço real e o espaço representado no mapa. Indica quantas vezes as medidas reais no terreno foram reduzidas.
- Legenda: Contém os significados dos símbolos e cores existentes nos mapas.
- Fonte: indica a origem dos dados que foram compilados e apresentados.
- Bioma é um conjunto de tipos de vegetação que abrange grandes áreas contínuas, em escala regional, com flora e fauna similares, definida pelas condições físicas predominantes nas regiões.
- IBGE: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete esse tema ou escreva no quadro o tema: “Comparando Mapas: Biomas brasileiros e Regiões do IBGE”. Pergunte para os estudantes se eles já ouviram o que são biomas e quais são os existentes no Brasil. Questione também se já viram mapas que representem esses biomas e se já viram mapas que façam a representação das cinco grandes do nosso país.
Esse momento de levantamento de conhecimentos prévios é importante para você saber o que os estudantes sabem. Dessa forma, é possível propiciar as intervenções mais assertivas que gerem conhecimento em sala de aula.
Como adequar a sua realidade:
É importante que, ao longo do plano, ao explorar diferentes mapas (interativos, temáticos...), destaque sempre a região / estado onde sua escola está localizada.