GEO8_21UND04 - Imagem da Antártida (slide 4)
Plano de Aula
Plano de aula: Recursos naturais do continente antártico
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Geopolítica ambiental. Disputas pelo controle da Antártida
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE21 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Disponibilizar um mapa mundi, utilizando um projetor, impressão ou que esteja acessível na escola.
Material complementar:
Imagem da Antártida (slide 4): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dMEwTPCQZzuJedmcs2yhzEuP6VUCtgNSFeChrX33tUdHPmrVbJdWYZvm5GZe/geo8-21und04-imagem-da-antartida-slide-4.pdf
Imagem da Antártida (slide 5): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/K4Dshe9FUZZRUVmS2TqjgNtnf8wdbpqb5TMNGrQA6D3xSND7Ygx6Ym43KD4A/geo8-21und04-imagem-da-antartida-slide-5.pdf
Para você saber mais:
Exploração da Antártida preocupa cientistas. Agência EFE. Disponível em: <http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI263090-EI299,00-Exploracao+da+Antartida+preocupa+cientistas.html>. Acesso em: 11 mar 2019.
MARINHA DO BRASIL. Tratado da Antártida e Protocolo de Madri. Brasília - DF, 2016. pp. 1-5. Disponível em: <https://www.marinha.mil.br/sites/www.marinha.mil.br.secirm/files/tratado-protocolo-madri.pdf>. Acesso em: 09 jan 2019.
MESQUITA, João Lara. Continente antártico, por que tanto interesse? Disponível em: <https://marsemfim.com.br/continente-antartico-por-que-tanto-interesse/>. Acesso em: 09 jan 2019.
MONTEIRO, Gabi. Algum país é dono da Antártida? Revista Superinteressante. Disponível em:
<https://super.abril.com.br/mundo-estranho/algum-pais-e-dono-da-antartida/>. Acesso em: 09 jan 2019.
PRESSE, France. Exploração da biodiversidade da Antártica preocupa cientistas. Folha de S. Paulo. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u11024.shtml>. Acesso em: 11 mar 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Neste momento, questione se os alunos possuem um conhecimento prévio das pesquisas que são desenvolvidas na Antártida por cientistas de diversos países. Posteriormente, comente com a turma que vêm sendo descobertos, no continente, recursos naturais como urânio, cobre, carvão, petróleo, além da água doce potável, que são pontos de interesse econômico no âmbito geopolítico mundial.
Para você saber mais:
MESQUITA, João Lara. Continente antártico, por que tanto interesse? Disponível em: <https://marsemfim.com.br/continente-antartico-por-que-tanto-interesse/>. Acesso em: 09 jan 2019.
MONTEIRO, Gabi. Algum país é dono da Antártida? Revista Superinteressante. Disponível em:
<https://super.abril.com.br/mundo-estranho/algum-pais-e-dono-da-antartida/>. Acesso em: 09 jan 2019.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Projete, faça impressão ou exponha um mapa mundi disponível na escola, e apresente as regiões polares. Em seguida, comente sobre a disponibilidade de recursos naturais no continente antártico.
Ressalte que os recursos naturais existentes na Antártida já estão sendo avaliados e, segundo cientistas, está atrelada a uma grande preocupação quanto à preservação ambiental da região, uma vez que acredita-se que possa ser futuramente disputada não só pelas grandes porções de água doce potável, carvão, cobre, urânio e petróleo, mas também devido à presença de bactérias e microorganismos que podem ser aproveitados para fins genéticos e bioquímicos.
Em seguida, enfatize a importância do Protocolo de Madri, que considera a Antártida uma reserva natural que deve ser protegida ambientalmente. Tal protocolo torna-se indispensável, uma vez que esta região se tornaria uma área de conflitos entre países com interesse em explorá-la economicamente. Nos próximos dois slides, serão apresentadas imagens da Antártida.
Para você saber mais:
MARINHA DO BRASIL. Tratado da Antártida e Protocolo de Madri. Brasília - DF, 2016. pp. 1-5. Disponível em: <https://www.marinha.mil.br/sites/www.marinha.mil.br.secirm/files/tratado-protocolo-madri.pdf>. Acesso em: 09 jan 2019.
MESQUITA, João Lara. Continente antártico, por que tanto interesse? Disponível em: <https://marsemfim.com.br/continente-antartico-por-que-tanto-interesse/>. Acesso em: 09 jan 2019.
MONTEIRO, Gabi. Algum país é dono da Antártida? Revista Superinteressante. Disponível em:
<https://super.abril.com.br/mundo-estranho/algum-pais-e-dono-da-antartida/>. Acesso em: 09 jan 2019.
Contextualização
Orientações: Nos slides 4 e 5, serão apresentadas imagens da Antártida. Neste momento, retome os assuntos abordados nos slides 2 e 3, enquanto apresenta as imagens a seguir por meio de projetor ou impressão. Enquanto os alunos observam as imagens, faça questionamentos como:
- Por quais motivos você acredita que diversos países possuem interesse em explorar a Antártida?
- Com o aumento das descobertas de recursos naturais no continente antártico, caso fosse permitido explorar essa região, você acredita que seria realizada de forma consciente? Justifique.”
Imagem da Antártida (slide 4): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dMEwTPCQZzuJedmcs2yhzEuP6VUCtgNSFeChrX33tUdHPmrVbJdWYZvm5GZe/geo8-21und04-imagem-da-antartida-slide-4.pdf
Contextualização
Orientações: Nos slides 4 e 5, serão apresentadas imagens da Antártida. Neste momento, retome os assuntos abordados nos slides 2 e 3, enquanto apresenta as imagens a seguir por meio de projetor ou impressão. Enquanto os alunos observam as imagens, faça questionamentos como:
- Quais as principais consequências que você acredita que seriam acarretadas diante da exploração do continente antártico?
- Por ser tratar de uma região ainda pouco conhecida e explorada, você acredita que possam existir na Antártida recursos naturais ainda desconhecidos pela sociedade? Justifique.
Imagem da Antártida (slide 5): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/K4Dshe9FUZZRUVmS2TqjgNtnf8wdbpqb5TMNGrQA6D3xSND7Ygx6Ym43KD4A/geo8-21und04-imagem-da-antartida-slide-5.pdf
Problematização
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Apresente a situação hipotética que iniciará a atividade proposta a seguir, através de projeção, impressão ou escrita no quadro. Neste momento, faça questionamentos como:
- Caso fossem encontradas novas áreas de interesse econômico na Antártida, você acredita que, se possível, os representantes de alguns países buscariam meios de explorar esta região?
- Tendo conhecimento dos impactos negativos inerentes à exploração desenfreada de recursos naturais, sobretudo não-renováveis, você acredita que os governantes deixariam de explorar a Antártida se esta prática fosse permitida?
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações: Divida a turma em grupos e, em seguida, apresente as atividades que serão realizadas por eles. As orientações da ação proposta podem ser projetadas, impressas ou escritas no quadro.
A atividade proposta deve ser realizada em estações, ou seja, cada grupo realizará as três etapas da atividade. Entretanto, as atividades 1 e 2 deverão ser desenvolvidas em 8 minutos cada, e a atividade 3 terá duração de 14 minutos.
Na atividade 1, cada grupo elaborará um relatório sinalizando os impactos negativos inerentes ao processo de exploração irregular de recursos naturais existentes na Antártida, conforme explicitado no slide.
Na atividade 2, os relatórios serão trocados entre os grupos e, em seguida, serão confeccionadas listagens de procedimentos que possam ser realizados para fins de minimizar os impactos negativos ressaltados na atividade 1.
Na atividade 3, ocorrerá a conclusão conjunta da ação proposta. Solicite que os grupos exponham para toda a turma os impactos sinalizados, bem como as possibilidades de atenuação idealizadas. Posteriormente, estimule a turma a discutir acerca dos apontamentos realizados.
Enquanto os alunos desenvolvem a atividade proposta, certifique-se de que estão realizando-a adequadamente.
Quando todos os grupos terminarem as três atividades, o ciclo estará concluído.
Sistematização
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Com base no que foi apresentado e discutido em sala, oriente os alunos a refletirem sobre os impactos negativos e possíveis soluções encontradas por eles. Ressalte que, apesar de possivelmente demandar mais tempo, toda ação acarretará em uma resposta, imediata ou a longo prazo e, por isso, devemos buscar meios de minimizar as consequências negativas inerentes aos nossos atos. Retome a importância do Tratado da Antártida para preservação do continente antártico para fins de preservação, sobretudo, da fauna e flora local.
Posteriormente, faça os questionamentos indicados neste slide, seja por meio de projeção, impressão, escrita no quadro ou oralmente.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp ou e-mail; Google Meet ou Zoom
Valor trabalhado
Respeito ao ambiente e à própria coletividade
Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é refletir acerca da disponibilidade e uso dos recursos naturais na Antártida. Os alunos irão aprender que vêm sendo descobertos, no continente, recursos naturais como urânio, cobre, carvão, petróleo, além da água doce potável, que são pontos de interesse econômico no âmbito geopolítico mundial. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula, o respeito ao ambiente e à própria coletividade estará presente. Tempo estimado: 5 minutos.
Contextualização
Envie à turma o mapa-múndi disponível aqui. Grave um áudio e ressalte que os recursos naturais existentes na Antártida já estão sendo avaliados e, segundo cientistas, estão atrelados a uma grande preocupação quanto à preservação ambiental da região, uma vez que se acredita que a Antártida possa ser futuramente disputada não só devido às grandes porções de água doce potável, carvão, cobre, urânio e petróleo, mas também à presença de bactérias e microorganismos que podem ser aproveitados para fins genéticos e bioquímicos. Envie aos alunos as duas imagens disponíveis aqui e aqui. Analise as fotos e faça questionamentos como: quais as principais consequências que você acredita que seriam acarretadas diante da exploração do continente antártico? Por se tratar de uma região ainda pouco conhecida e explorada, você acredita que possam existir na Antártida recursos naturais ainda desconhecidos pela sociedade? Solicite que escrevam suas respostas no caderno. Tempo estimado: 15 minutos.
Problematização
Grave um áudio e leia a situação hipotética: estudos divulgados recentemente mostram que existem reservas de urânio, cobre, carvão e urânio e petróleo na Antártida. Por essa razão, cientistas de diversos países estão realizando pesquisas no continente a fim de descobrir novas áreas de interesse econômico na região. Faça alguns questionamentos: caso fossem encontradas novas áreas de interesse econômico na Antártida, você acredita que, se possível, os representantes de alguns países buscariam meios de explorar a região? Tendo conhecimento dos impactos negativos inerentes à exploração desenfreada de recursos naturais, sobretudo não renováveis, você acredita que os governantes deixariam de explorar a Antártida se essa prática fosse permitida? Incentive-os a discutir pelo WhatsApp. Tempo estimado: 15 minutos.
Ação propositiva
Divida a turma em grupos e, em seguida, apresente as atividades que serão realizadas por eles. Os alunos podem usar o Google Meet ou o Zoom. Na atividade 1, cada grupo elaborará um relatório sinalizando os impactos negativos inerentes ao processo de exploração irregular de recursos naturais existentes na Antártida. Na atividade 2, os relatórios serão trocados (o ideal é que os alunos os enviem ao professor e o professor faça a troca) entre os grupos e, em seguida, serão confeccionadas listagens de procedimentos que possam ser realizados a fim de minimizar os impactos negativos ressaltados na atividade 1. Na atividade 3, ocorrerá a conclusão conjunta da ação proposta. Solicite que os grupos exponham para toda a turma os impactos sinalizados, bem como as possibilidades de atenuação idealizadas. Posteriormente, estimule a turma a discutir acerca dos apontamentos realizados. Tempo estimado: 50 minutos.
Sistematização
Com base no que foi apresentado e discutido em sala, oriente os alunos a refletirem sobre os impactos negativos e possíveis soluções encontradas por eles. Ressalte que, apesar de possivelmente demandar mais tempo, toda ação acarretará em uma resposta, imediata ou a longo prazo e, por isso, devemos buscar meios de minimizar as consequências negativas inerentes aos nossos atos. Retome a importância do Tratado da Antártida (saiba mais no artigo disponível aqui) para preservação do continente antártico para fins de preservação, sobretudo, da fauna e da flora locais. Tempo estimado: 15 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais a lerem a reportagem disponível aqui, sobre o interesse na Antártica. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Érika Baptista
Mentor: Peter Trento
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 8°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objeto(s) de aprendizagem: Refletir acerca da disponibilidade e uso dos recursos naturais da Antártida.
Habilidade (s) da Base: (EF08GE21) Analisar o papel ambiental e territorial da Antártica no contexto geopolítico, sua relevância para os países da América do Sul e seu valor como área destinada à pesquisa e à compreensão do ambiente global.