Plano de Aula

Plano de aula: Seres vivos, elementos não vivos e suas relações

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Características da Terra

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre esta aula
Sobre esta aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Imagens dos seres vivos e dos elementos não vivos, mapa conceitual impresso (encontrados no material complementar deste plano), caderno ou papel sulfite para anotações.

Abaixo há algumas sugestões de recursos que o professor pode acessar, a fim de que haja um melhor embasamento para o desenvolvimento da aula. É interessante que este material seja para aproveitamento do professor, já que não é nosso objetivo trazer conceitos pré elaborados para a turma, mas que, a partir da análise investigativa, as crianças consigam compreendê-los significativamente.

Texto: Fatores bióticos e abióticos

https://www.todamateria.com.br/fatores-bioticos-e-abioticos/

Componentes bióticos e abióticos do ecossistema

https://www.todabiologia.com/ecologia/componentes_bioticos_abioticos.htm

Significado de mapa conceitual

https://www.significados.com.br/mapa-conceitual/

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia para os alunos o título da aula. Em seguida, realize alguns questionamentos como:

  • O que são seres vivos?
  • E elementos não vivos?
  • É possível ver seres vivos e elementos não vivos no mesmo ambiente?
  • O que significa dizer que os seres vivos e os elementos não vivos estabelecem relações, vínculos?

As perguntas a serem realizadas dependerão das concepções apresentadas pelos educandos. É importante salientar que os questionamentos desta seção não tem como intenção que os alunos cheguem às respostas exatas neste momento, mas que, através da mediação do professor, eles tragam seus conhecimentos prévios e sejam estimulados à discussão e à reflexão.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA