Plano de aula: Fases da Lua - Ideias iniciais

Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Calendários, fenômenos cíclicos e cultura

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho de uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que a proposta requer um trabalho prévio e pode ter continuidade em aulas subsequentes. Esta é uma aula inicial sobre os movimentos e fases da Lua e pode ser considerada como uma atividade para que os alunos levantem hipóteses sobre o tema. Entretanto, essa aula faz parte de uma sequência de aulas e funciona melhor se realizada após a aula CIE4_08TU04, sobre os movimentos da Terra.

Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nessa e na próxima aula (CIE4_08TU06), assista ao vídeo Fases da Lua, da série ABC da Astronomia, disponível em https://tvescola.org.br/tve/video/abc-da-astronomia-fases-da-lua (Acesso em 03/06/2018).

Materiais necessários para a aula: Esfera grande (de isopor ou bola), projetor ou outra fonte de luz forte, folhas para registros impressas (uma por aluno), lápis

Título da aula

Orientações: Com os alunos dispostos em um semicírculo ou um ‘U’, leia o tema da aula e comente com eles que investigarão as fases da Lua e terão a oportunidade de pensar em explicações para a ocorrência dessas fases.