Plano de aula: Os movimentos da Terra e as quatro estações

Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Calendários, fenômenos cíclicos e cultura

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que a proposta requer um trabalho prévio e pode ter continuidade em aulas subsequentes. Esta aula funciona melhor se realizada após a aula CIE4_08TU03.

Na etapa Mão na massa deste plano de aula, os estudantes farão uma investigação em estações, ou seja, diferentes grupos farão diferentes atividades em um determinado momento. Uma das estações traz um trabalho com um vídeo. Caso não haja recursos para que os alunos assistam ao vídeo neste momento, utilize o texto com a transcrição do texto do vídeo, disponível ao longo do plano de aula.

Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nesta aula, consulte o site da Universidade Federal do Paraná: http://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/cap2/cap2-1.html (Acesso em: 31/5/2018).

Leia sobre Rotação por estações em https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem (Acesso em: 31/5/2018)

Materiais necessários para a aula: Computadores/tablets/celulares, folhas impressas com orientações, imagens para a Estação Modelo, luminárias ou lanternas, esferas (de isopor ou laranjas), palitos de churrasco, gabaritos com o ângulo impressos, cadernos ou papel para registro,

Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Com os alunos dispostos em um semicírculo ou um U, leia o tema da aula. Retome com eles, brevemente, as investigações da aula anterior (CIE4_08TU03) sobre a variação da trajetória aparente do Sol durante o ano e relembre que esta variação causa a variação do clima durante o ano, ou seja, as estações.