Orientações Stellarium para professor
Plano de Aula
Plano de aula: Observação das fases da Lua
Plano 3 de uma sequência de 4 planos. Veja todos os planos sobre Periodicidade das fases da Lua
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que a proposta necessita um trabalho prévio. Esta aula funciona melhor se realizada após a aula CIE5_10TU02.
Para saber mais sobre a temática desenvolvida nessa unidade, consulte o ABC da Astronomia: https://tvescola.org.br/tve/video/abc-da-astronomia-fases-da-lua (Acesso em 18 ago 2018).
Materiais necessários para a aula:
Com uso de recursos digitais: computadores/tablets/celulares com acesso ao software Stellarium, tabelas impressas no caso de preenchimento manual (uma por grupo), orientações para os alunos impressas (uma por grupo)
Sem uso de recursos digitais: tabelas impressas ou montadas em papel grande.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão, nesta aula, observar a Lua (seu formato e horários em que é visível no céu) durante um período de 2 meses, e analisar os dados obtidos.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Antes de mostrar as fotografias aos alunos, explique a dinâmica que será utilizada. Desenhe no quadro ou em um papel grande (kraft, flip chart etc.) três colunas, escrevendo no topo de cada uma as seguintes frases, nessa ordem: Eu vejo, Eu penso que e Eu me pergunto. Diga algo como: Daqui a pouco eu vou mostrar a vocês algumas fotografias. Nós vamos olhar para elas atentamente, sem dizer nada, durante 1 minuto. Depois, começaremos a completar essa tabela. Para a primeira coluna (Eu vejo), vamos dizer somente coisas que vemos nas fotografias, sem opiniões ou julgamentos. Para a segunda (Eu penso que), diremos nossas opiniões e hipóteses sobre aquilo que vemos. E para a terceira coluna (Eu me pergunto), diremos questionamentos que nos vêm à mente quando olhamos para as imagens. Você pode demonstrar brevemente a dinâmica utilizando alguma imagem que houver na sala.
Peça para que os alunos se organizem em um semicírculo. Mostre as imagens (projetadas ou impressas). Você também pode usar imagens da Lua recortadas de revistas, por exemplo, desde que haja fotografias em diferentes fases e em diferentes momentos do dia. Deixe que eles observem as fotografias por um minuto. Olhe as imagens junto com eles. Usando alguma dinâmica com a qual vocês estejam acostumados para falar em turnos (levantar as mãos, seguir a sequência do círculo, entre outras), peça para que comecem a comentar as imagens, respeitando os três inícios de frases. Você pode anotar o que eles dizem nas colunas ou pedir para que um aluno o faça, conforme as habilidades de sua turma.
Espera-se que, entre outras tantas coisas que os alunos dirão, apareçam os diferentes formatos (fases) da Lua e a sua presença no céu em diferentes horários do dia. Ressalte as observações que estão relacionadas com esses temas nas três colunas, destacando-as de alguma forma. Caso não surjam perguntas como: Por que a Lua aparece no céu em diferentes momentos? Por que vemos diferentes formatos da Lua? Há alguma relação entre o horário em que vemos a Lua e sua fase?, lance essas perguntas aos alunos e registre suas respostas na coluna “Eu penso que”.
Em seguida, comente sobre a atividade que será realizada: Nós vamos investigar a periodicidade das fases da Lua, observando-a por 2 meses e registrando seu formato e quando ela está visível no céu.
Caso os alunos não estejam familiarizados com o termo periodicidade, dedique um tempo à exploração dessa palavra, pedindo para que procurem a palavra no dicionário e, em duplas, com o colega ao lado, pensem em um exemplo que ilustre o seu significado.
Leia mais sobre a dinâmica “Eu vejo, Eu penso, Eu me pergunto”, em inglês, em http://pz.harvard.edu/resources/see-think-wonder (Acesso em 31/08/2018)) ou leia a tradução aqui.
Materiais complementares:
Rotina de pensamento - Eu vejo, Eu penso, Eu me pergunto
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem brevemente suas opiniões sobre o tema. Registre o que eles forem falando em tiras de papel e disponha essas tiras em uma parede ou mural da sala para que as ideias estejam visíveis durante toda a aula e possam ser revisitadas durante e ao final da investigação. Não se preocupe em responder aos questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Este slide deve ser usado quando forem utilizados recursos digitais. Caso não seja possível ou você opte por fazer a observação real, pule este slide e utilize o próximo.
Organize os alunos em pequenos grupos. O ideal seria trabalhar em duplas ou trios, mas é possível trabalhar com um grupo um pouco maior, caso a quantidade de equipamentos disponíveis (computadores, tablets ou celulares) seja limitada. Pense nos agrupamentos para que o trabalho seja produtivo (leia sobre agrupamentos produtivos aqui).
Forneça a cada grupo as orientações impressas para os alunos, disponíveis aqui. Os dispositivos devem ser preparados com o software em um momento anterior à aula. Para preparar os dispositivos, siga as orientações sobre o Stellarium para o professor, disponíveis aqui. Mostre aos alunos a tabela que deverá ser preenchida durante as investigações. Para que a turma tenha dados de, ao menos, dois meses, e para que a investigação não fique repetitiva e os alunos percam o interesse, divida as datas de dois ou três meses entre os grupos. Dessa forma, cada grupo investigará um intervalo de tempo diferente, e os dados podem ser compartilhados posteriormente. Se você e os alunos tiverem familiaridade com Google Drive, sugira que eles preencham a tabela em um documento online e compartilhem com os colegas. Eles podem, inclusive, fazer uma captura da tela com a imagem da Lua naquele dia e inserir essa imagem na tabela. Caso o uso do Google Drive não seja possível, peça para que preencham a tabela manualmente e exponham os dados em uma parede ou mural da sala, em ordem, para que esteja visível para todos.
Materiais necessários: computadores/tablets/celulares com acesso ao software Stellarium, tabelas impressas no caso de preenchimento manual (uma por grupo), orientações para alunos impressas (uma por grupo)
Materiais complementares:
Atividade para impressão (Orientações para alunos)
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos distribuídos ao longo de 2 meses
Orientações: Esse slide deve ser usado quando não forem utilizados recursos digitais. Caso a opção seja realizar a investigação com o Software, utilize somente o slide anterior e pule este.
Apresente para os alunos a tabela na qual os dados serão registrados. Se possível, imprima a tabela em um papel A3 ou produza uma tabela grande (em cartolina, kraft ou flipchart) para os registros. Encontre um espaço na sala onde a tabela possa ficar exposta durante 2 meses, e assegure que haja espaço para o registro de 60 dias. Organize com os alunos como será a coleta de dados. Você pode dividir, por exemplo, os dias da semana entre os alunos, e pedir para que cada aluno fique responsável por alguns dias durante os dois meses. Envie um comunicado aos pais explicando a atividade e relembre pais e alunos nos dias em que eles serão responsáveis pela observação. Assegure que haja mais de um aluno fazendo a observação a cada dia, para que não faltem os dados caso um deles esqueça.
Ao final dos dois meses, organize os alunos em pequenos grupos para a análise dos dados. Peça para que observem o que foi registrado e discutam as seguintes perguntas:
- Quais padrões vocês veem nos dados?
- O que é possível concluir sobre a periodicidade das fases da Lua?
Materiais necessários: tabelas impressas ou montadas em papel grande.
Materiais complementares:
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Proponha uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que discutiram sobre as perguntas após a análise dos dados. Retome os registros feitos no início da aula (hipóteses sobre os padrões das fases da Lua). Distribua as tiras de papel com as hipótese entre os alunos e peça para que identifiquem se cada afirmação foi comprovada ou se construíram um novo entendimento sobre o tema.
Pergunte sobre possíveis novos questionamentos que surgiram após a investigação. Registre esses questionamentos em um local visível na sala.
Sistematização
Orientações: Projete o slide ou leia as informações para sistematizar os aprendizados. Retome os questionamentos feitos no início e ao final da aula. Conversem sobre o que foi respondido e o que ainda não. Fale com os estudantes sobre a continuidade das investigações sobre esse tema nas próximas aulas. Recomenda-se a sequência desse tema com as aulas CIE5_10TU04 e CIE5_10TU05.
Orientações Stellarium para professor
Material complementar - Eu vejo, eu penso, eu me pergunto
Atividade para impressão - Mão na massa (Tabela)
Atividade para impressão - Mão na massa
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
Essenciais:
- Ferramentas para compartilhamento do link do vídeo, como grupo de Whatsapp, e-mail ou postagem no Google Classroom (tutorial disponível aqui);
- Gravação e compartilhamento de vídeo produzido pelos alunos;
- Documento compartilhado no Google Drive (tutorial disponível aqui).
Contexto e questão disparadora
Encaminhe para os alunos o vídeo “Fases da Lua - Refletindo a luz do Sol” (disponível aqui) e questione-os (sugere-se pergunta disponível no Google Classroom):
- Quais padrões podem ser identificados nas fases da Lua?
Mão na massa
Solicite que os alunos coletem materiais que possuem em casa para produzirem um modelo do planeta Terra, da Lua e do Sol. Após montarem o modelo, eles devem gravar um vídeo curto (no máximo trinta segundos), explicando como ocorre a mudança das fases da Lua. Eles devem compartilhar o vídeo com todos os alunos e com você.
Sistematização
Após todos os alunos assistirem aos vídeos uns dos outros, conversem sobre o que observaram e produzam um texto coletivo, com sua mediação, que responda à questão disparadora da aula.
Convite às famílias
Os familiares podem contribuir com a produção do modelo do planeta Terra, da Lua e do Sol, coletando material e planejando o projeto. Além disso, podem colaborar com uma pesquisa para compreender as fases da Lua, bem como auxiliar na gravação do vídeo.
Observação das fases da Lua
5º ano
Objetivos de aprendizagem
Registrar as fases da Lua e registrar sua peridiocidade.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF05CI12) Concluir sobre a periodicidade das fases da Lua, com base na observação e no registro das formas aparentes da Lua no céu ao longo de, pelo menos, dois meses.
Professor-autor: Andresa Prata Cuginotti
Mentor: Cintia Diógenes
Especialista: Margareth Polido
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que a proposta necessita um trabalho prévio. Esta aula funciona melhor se realizada após a aula CIE5_10TU02.
Para saber mais sobre a temática desenvolvida nessa unidade, consulte o ABC da Astronomia: https://tvescola.org.br/tve/video/abc-da-astronomia-fases-da-lua (Acesso em 18/08/2018).