Plano de aula: Observação das fases da Lua

Plano 3 de uma sequência de 4 planos. Veja todos os planos sobre Periodicidade das fases da Lua

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que a proposta necessita um trabalho prévio. Esta aula funciona melhor se realizada após a aula CIE5_10TU02.

Para saber mais sobre a temática desenvolvida nessa unidade, consulte o ABC da Astronomia: https://tvescola.org.br/tve/video/abc-da-astronomia-fases-da-lua (Acesso em 18 ago 2018).

Materiais necessários para a aula:

Com uso de recursos digitais: computadores/tablets/celulares com acesso ao software Stellarium, tabelas impressas no caso de preenchimento manual (uma por grupo), orientações para os alunos impressas (uma por grupo)

Sem uso de recursos digitais: tabelas impressas ou montadas em papel grande.

Título da aula

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão, nesta aula, observar a Lua (seu formato e horários em que é visível no céu) durante um período de 2 meses, e analisar os dados obtidos.