Plano de aula: Nosso calendário

Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Calendários, fenômenos cíclicos e cultura

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que a proposta necessita um trabalho prévio e pode ter continuidade em aulas subsequentes. Esta aula funciona melhor se realizada na sequência das seis primeiras aulas desta unidade (CIE4_08TU01 a CIE4_08TU06), pois as descobertas destas aulas serão fundamentais na compreensão sobre como o nosso calendário foi construído. A próxima aula (CIE4_08TU09) complementa esta, abordando o ano bissexto do calendário gregoriano. Recomenda-se realizar estas duas aulas na sequência.

Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nessa aula, consulte o site do Observatório Abrahão de Moraes (http://www.observatorio.iag.usp.br/index.php/fauna/81-calen.html. Acesso em: 10/7/2018).

Materiais necessários para a aula: Computadores conectados à internet e/ou livros sobre o tema para pesquisa, calendários de um ano (um por dupla), perguntas-guia impressas.

Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão entender, nesta aula, como foi construído nosso calendário, relacionando o que estudaram até agora sobre os movimentos dos astros com a construção do calendário.