Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que a proposta necessita um trabalho prévio e pode ter continuidade em aulas subsequentes. Esta aula funciona melhor se realizada na sequência das seis primeiras aulas desta unidade (CIE4_08TU01 a CIE4_08TU06), pois as descobertas destas aulas serão fundamentais na compreensão sobre como o nosso calendário foi construído. A próxima aula (CIE4_08TU09) complementa esta, abordando o ano bissexto do calendário gregoriano. Recomenda-se realizar estas duas aulas na sequência.
Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nessa aula, consulte o site do Observatório Abrahão de Moraes (http://www.observatorio.iag.usp.br/index.php/fauna/81-calen.html. Acesso em: 10/7/2018).
Materiais necessários para a aula: Computadores conectados à internet e/ou livros sobre o tema para pesquisa, calendários de um ano (um por dupla), perguntas-guia impressas.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão entender, nesta aula, como foi construído nosso calendário, relacionando o que estudaram até agora sobre os movimentos dos astros com a construção do calendário.
Contexto
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Organize os alunos em um círculo, semicírculo ou U, de acordo com as possibilidades do seu espaço. Mostre as imagens (projetadas ou impressas). Se preferir, use imagens encontradas em revistas ou fotografias de festas tradicionais comemoradas na escola ou na sua região. Tenha cuidado com o uso de festas religiosas, pois os alunos podem ser de religiões diferentes. Pergunte se os alunos reconhecem as festas apresentadas nas imagens e em que época/estação do ano elas ocorrem. Em seguida, inicie uma discussão. Você pode usar questões como:
Vocês já pararam para pensar em por que nosso calendário é da forma que é?
Vocês já repararam que as datas comemorativas, no nosso calendário, caem sempre mais ou menos em uma determinada estação do ano? (O Réveillon sempre no verão, a festa junina sempre no fim do outono ou início do inverno, e assim por diante, de acordo com as festas que você for apresentar).
Como será que foi construído o nosso calendário para que isso acontecesse?
Registre o que os alunos forem falando. Você pode, por exemplo, montar um quadro SQA (O que sabemos? O que queremos saber? O que aprendemos?), com uma coluna para cada uma dessas perguntas e ir registrando o que eles disserem aqui na coluna S (O que sabemos?). Este quadro pode ser usado durante toda a unidade, ou para cada aula. Leia mais sobre o quadro SQA em http://www.storyboardthat.com/pt/articles/e/kwl-chart (Acesso em: 26/6/2018).
Em seguida, comente sobre a atividade que será realizada: Hoje nós vamos analisar o nosso calendário para descobrir como ele foi construído. Usaremos nossas descobertas das aulas anteriores sobre os movimentos dos astros para relacioná-las com o calendário.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Leia a Questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre a construção do calendário. É provável que eles relembrem o que foi estudado anteriormente, dizendo, por exemplo, que um dia tem 24 horas, pois este é o período de tempo de rotação da Terra ou que o ano tem 365 dias, pois este é o tempo que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol. Registre o que eles dizem na coluna S (O que sabemos?) do quadro SQA e possíveis questionamentos que forem expressos na coluna Q (O que queremos saber?). Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Organize os alunos em duplas. Forneça a cada dupla uma folha com as perguntas-guia impressas (ou escreva as perguntas no quadro e peça para que os alunos copiem) e um calendário gregoriano (o que usamos oficialmente no Brasil) de um ano completo. Você pode imprimir calendários simples (disponíveis, por exemplo,aqui) ou usar calendários disponíveis na escola. É importante usar o calendário de um ano não bissexto. Explique a atividade usando o slide projetado. Ressalte que eles devem procurar similaridades entre períodos de tempo aproximados, não sendo necessário encontrar períodos de tempo exatamente iguais no movimento dos astros e no calendário, pois esta é uma aula inicial e estas aproximações serão abordadas na próxima aula. Relembre-os de que os movimentos da Terra e da Lua foram investigados nas aulas anteriores e incentive-os a consultar seus registros destas aulas para responder as perguntas guia. Você também deve deixar disponível para os alunos outros materiais para consulta, como livros sobre o tema e dispositivos digitais conectados à internet, se possível.
Peça para que cada dupla registre as relações que forem fazendo em seus cadernos ou em uma folha avulsa. Diga que as descobertas de cada dupla serão compartilhadas posteriormente com a turma.
Avise os estudantes sobre o tempo disponível para esta atividade. Enquanto eles trabalham, circule pela sala. Acompanhe o trabalho e procure colaborar com as duplas que tiverem dúvidas. Caso alguma dupla tenha respondido as questões, mas não esteja conseguindo fazer conexões com o calendário, faça perguntas como:
Quantos dias têm uma semana, um mês ou um ano?
Qual período dos movimentos dos astros é similar a este tempo?
Materiais necessários: Folhas com as perguntas-guia impressas (uma por dupla ou uma por aluno), calendários em papel (um por dupla), cadernos ou folhas avulsas para registro.
Materiais complementares:
Perguntas-guia
Calendário para impressão
Resolução da atividade
MÃO NA MASSA
Orientações: Peça que cada duas duplas se unam para conversar sobre as relações estabelecidas. Projete ou imprima o slide para os grupos ou anote as orientações no quadro. Circule pela sala e observe como os alunos interagem e como cada grupo consegue refletir sobre suas observações e elaborar seus questionamentos. Intervenha quando perceber que os grupos não conseguem interagir de forma construtiva fazendo questionamentos para estimular a conversa. Faça registros sobre o que observa e sobre o que falam os alunos durante a discussão.
SISTEMATIZAÇÃO
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Proponha uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar as relações que puderam fazer entre os movimentos e o calendário e as questões elaboradas pelos grupos. Peça para que alguns grupos (formados por duas duplas) compartilhem suas conexões e as perguntas sobre o que ainda está confuso para eles. Peça para que cada grupo apresente suas ideias, ressaltando o que, de suas observações e dúvidas, é semelhante ao que outros grupos já apresentaram e o que eles têm a acrescentar.
Retome os registros feitos no quadro SQA no início da aula e peça para que eles registrem na coluna A o que descobriram com a atividade. Compare os conhecimentos prévios e hipóteses com os resultados obtidos com a pesquisa e análise do calendário.
Registre os novos questionamentos que apareceram após a investigação.
SISTEMATIZAÇÃO
Orientações: Projete o slide ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Comente com os alunos que as adaptações feitas para acomodar esses frações de tempo presentes nos períodos de tempo é o que eles vão investigar na próxima aula.
Recomenda-se a sequência deste plano com o plano CIE4_08TU09.