Plano de aula: Adaptações do calendário gregoriano - Ano bissexto

Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Calendários, fenômenos cíclicos e cultura

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que a proposta necessita de um trabalho prévio e pode ter continuidade em aulas subsequentes. Esta aula é uma sequência da aula apresentada no plano CIE4_08TU08, por isso, recomenda-se a realização dessas duas aulas em sequência. Para um melhor aproveitamento, os temas abordados nas 6 primeiras aulas desta unidade (CIE4_08TU01 a CIE4_08TU06) precisam ser trabalhados anteriormente com os alunos, pois as descobertas dessas aulas serão fundamentais na compreensão sobre como nosso calendário foi construído. Recomenda-se, portanto, a utilização desses planos como uma sequência.

Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida na aula, consulte o site do Centro de divulgação de Astronomia da USP: http://www.cdcc.usp.br/cda/ensino-fundamental-astronomia/parte3b.html . (Acesso em 18/07/2018).

Materiais necessários para a aula: papel ou caderno para registro, calculadoras, texto impresso ou digital

Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula. Comente com os alunos que o calendário gregoriano é o que utilizamos oficialmente no Brasil. Explique que, nessa aula, eles irão identificar como o nosso calendário é adaptado para que o ano coincida com o ano solar, ou seja, com o tempo de translação da Terra ao redor do Sol.