Plano de aula: Por que temos dia e noite? - Rotação da Terra

Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Calendários, fenômenos cíclicos e cultura

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que a proposta requer um trabalho prévio e que pode ter continuidade em aulas subsequentes. Esta aula funciona melhor se realizada após a aula CIE4_08TU01.

Para a etapa “Mão na Massa” deste plano de aula, é necessário um ambiente escurecido (não é necessária a completa ausência de luz). Caso sua escola possua um espaço mais escuro (como um teatro, uma sala com pouca luz natural, etc.), programe-se para utilizá-lo neste momento. Na ausência ou na impossibilidade de utilização desse espaço, escureça sua sala, cobrindo as janelas com cortinas, jornais ou papéis escuros, tecidos ou outro material disponível. Isso pode ser feito, inclusive, com os próprios alunos, em um momento anterior. Esta aula também requer que os alunos possam se movimentar, então, prepare o ambiente de modo que mesas e cadeiras estejam afastadas ou dispostas em pequenos grupos.

Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nesta aula, consulte o site ABC da Astronomia (https://tvescola.org.br/tve/videoteca/serie/abc-da-astronomia Acesso em 01/05/2018), no qual há vários vídeos sobre as temáticas dos planos de aula desta unidade.

Materiais necessários para a aula: Lanternas ou luminárias (uma por grupo), esferas (uma por grupo - podem ser esferas de isopor, frutas de formato esférico, bolas, etc.), papel ou caderno para registro, lápis de cor ou canetas hidrocores, fita crepe ou giz (de quadro) ou post-its, equipamento para exibição de vídeo (opcional).

Título da aula

Orientações: Com os alunos dispostos em um círculo, semicírculo ou em ‘U’, dependendo das possibilidades da sua sala, leia o tema da aula e comente que eles irão investigar por que vemos o Sol se movimentando no céu da forma como vimos na aula anterior (CIE4_08TU01) e, consequentemente, temos os dias e as noites.