Atividade para impressão - Mão na massa (folha para registro) - Movimento aparente do Sol
Plano de Aula
Plano de aula: Movimento aparente do Sol
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Calendários, fenômenos cíclicos e cultura
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que a proposta pode ter continuidade em aulas subsequentes. Esta pode ser considerada uma aula inicial sobre a temática.
A etapa Mão na massa deste plano de aula requer a coleta de dados em três momentos, durante o período escolar. É recomendado, assim, que esta aula seja iniciada no princípio do dia e seja finalizada no fim do mesmo dia ou no dia seguinte, conforme a sua programação. Outras atividades podem ser feitas ao longo do dia, pois a coleta de dados necessita apenas que os alunos saiam à área externa para a tomada de dados, uma vez na metade do dia, além dos momentos iniciais e finais da aula.
Para a realização deste plano, são necessários um dia ensolarado e um local onde bata sol durante todo o tempo do período escolar. Cheque a previsão do tempo e estude as possibilidades de locais para a coleta de dados na escola antes do momento da aula.
Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam dessa habilidade, consulte o site ABC da Astronomia (https://tvescola.org.br/tve/videoteca/serie/abc-da-astronomia Acesso em 01/05/2018), onde há vários vídeos sobre as temáticas dos planos de aula dessa unidade.
Materiais necessários para a aula: Bússolas, folha para registro com a Rosa dos Ventos, lápis, lanterna, objeto semelhante a uma haste vertical.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão investigar como o Sol parece se movimentar no céu e pensar sobre por que isso acontece.
Contexto
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações: Mostre as imagens aos alunos (projetadas ou impressas). Se não for possível, use imagens onde seja possível ver sombras diferentes de um mesmo edifício, monumento ou objeto encontradas em revistas, por exemplo. Em seguida, inicie uma discussão. Você pode usar questões como:
O que vocês veem nestas imagens?
Você já percebeu que as sombras mudam de lugar durante o dia?
Por que será que isso acontece?
Alguém já reparou em que direções vemos as sombras nos diferentes momentos do dia?
Para que lado as sombras se formam?
Registre o que os alunos forem falando. Você pode, por exemplo, montar um quadro SQA (O que sabemos? O que queremos saber? O que aprendemos?), com uma coluna para cada uma dessas perguntas e ir registrando o que eles disserem aqui na coluna S (O que sabemos?). Este quadro pode ser usado durante toda a unidade, ou para cada aula. Você também pode inserir uma coluna C (Como vamos descobrir?), passando a um quadro SQCA.
Em seguida, comente sobre a atividade que será realizada: Hoje nós vamos investigar como as sombras de um objeto produzidas pelo Sol mudam de direção ao longo de um dia. Iniciaremos a aula agora e coletaremos os dados ao longo de todo o dia. Analisaremos e interpretaremos os dados no fim do dia (ou amanhã, conforme o seu planejamento).
Leia mais sobre o uso do quadro SQA (ou SQCA) em http://www.storyboardthat.com/pt/articles/e/kwl-chart (Acesso em 01/05/2018).
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia a Questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre a forma como o Sol se movimenta durante o dia. Registre o que eles dizem na coluna S (O que sabemos?) do quadro SQA e possíveis questionamentos que forem expressos na coluna Q (O que queremos saber?). Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema. Retome qual será a atividade realizada nessa aula e registre na coluna C (Como iremos descobrir?) do quadro SQCA, caso a esteja utilizando.
Mão na massa
Tempo sugerido: 28 minutos.
Orientações: Organize os alunos em duplas ou trios. Explique a atividade usando o slide projetado e a folha para registro. Você também pode demonstrar a montagem da atividade para o grupo. Relembre os alunos que a coleta de dados se iniciará nesse momento e que vocês farão outras duas tomadas de dados durante o dia. Neste momento, faça combinados com a turma sobre como será realizada a coleta dos dados, em que momento sairão para coletar o dado intermediário e o que farão durante nos outros momentos, para que eles não fiquem ansiosos com a atividade e isso prejudique as outras atividades do dia.
Peça para que cada dupla ou trio pegue um lápis e forneça uma folha de registro a cada uma.
Saia com os alunos e encontrem sombras produzidas pelo Sol em objetos verticais fixos na área externa da escola (cheque as possibilidades antes da aula, pois o objeto precisa ter sua sombra visível durante todo o período escolar). Peça que cada dupla/trio escolha um dos objetos encontrados e verifique com a bússola a direção da sombra, marcando-a na folha de registro. Peça também para que os estudantes observem o tamanho da sombra e registrem também essas observações na folha, anotando o horário de observação próximo a esse ponto.
Caso você esteja em uma localidade acima do Trópico de Capricórnio, há dois dias no ano em que a sombra só mudará a direção após o Sol atingir a altura máxima no céu. Verifique se o dia dessa aula, por acaso, coincide com esse dia. Neste caso, explore a questão da diminuição do comprimento da sombra (pela manhã) e do aumento (pela tarde). Há um horário, nesse dia, em que não haverá sombra de um gnômon vertical, e isso também pode ser explorado e observado caso os estudantes estejam na escola nesse horário.
Caso você tenha dúvidas sobre como utilizar uma bússola, acesse o site https://pt.wikihow.com/Usar-Uma-B%C3%BAssola (Acesso em 31/05/2018).
Materiais necessários: Bússolas, folha para registro com a Rosa dos Ventos, lápis, pranchetas ou livros/cadernos para apoiar a folha.
Mão na massa
Orientações: No fim do dia ou no dia seguinte, conforme o seu planejamento, faça a última tomada de dados. Retome com os alunos, muito rapidamente, o que foi feito e diga que agora eles vão interpretar os dados coletados. Esta parte da atividade deve ser feita em uma sala escurecida (caso não haja uma sala escura disponível, cubra as janelas com papel escuro ou tecido).
Disponibilize aos alunos uma lanterna e objetos que se aproximem de uma haste vertical (pode ser, por exemplo, um lápis com massa de modelar na base para mantê-lo na posição adequada). Peça para que coloquem o objeto no centro da Rosa dos Ventos de sua folha de registro. Com a lanterna, eles devem procurar posições para que a sombra do objeto coincida com a direção registrada das sombras em cada um dos três horários. Peça também para que verifiquem suas observações sobre os comprimentos das sombras e tentem reproduzir essa variação também com as sombras produzidas pela lanterna.
Leia com os alunos as perguntas propostas e peça para que tentem respondê-las com base em suas observações e a análise que farão agora. Deixe o slide projetado ou escreva as perguntas no quadro para que estejam visíveis para os alunos durante todo o tempo.
Materiais necessários: Folha de registros completa, lanterna, objeto semelhante a uma haste vertical.
MÃO NA MASSA
Orientações: Peça que cada duas duplas/trios se unam para conversar sobre suas observações e análises. Projete o slide, anote as perguntas na lousa ou imprima as perguntas para cada grupo. É importante que todos possam ter acesso a elas durante toda a discussão. Circule pela sala e observe como os alunos interagem e como cada grupo consegue refletir sobre suas observações, fazer conexões e levantar hipóteses. Intervenha quando perceber que as duplas não conseguem interagir de forma construtiva, fazendo questionamentos para estimular a conversa. Faça registros sobre o que observa e sobre o que falam os alunos durante a discussão.
SISTEMATIZAÇÃO
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Proponha uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que aprenderam durante a atividade. Peça para alguns grupos (formados por duas duplas ou trios) que compartilhem o que interpretaram de seus gráficos, se o padrão obtido foi igual e a que conclusão ou hipóteses chegaram baseados neste padrão encontrado.
Pergunte para os alunos:
O padrão que vocês encontraram foi o mesmo?
Como é esse padrão?
O que ele significa?
Quais hipóteses vocês levantaram?
A que conclusões vocês chegaram?
Eles devem relatar que a sombra é mais comprida no início ou no fim do dia, dependendo dos momentos de tomada de dados, e mais curta no meio do dia; que a sombra se forma sempre no lado do objeto oposto ao Sol; e que o padrão encontrado foi o mesmo, com o Sol nascendo no oriente (não necessariamente no leste), atingindo seu ponto mais alto no meio do dia e se pondo no ocidente (não exatamente no oeste).
Após ouvir alguns grupos, pergunte:
Alguém levantou uma hipótese diferente? Não é esperado que nenhuma dupla encontre outro padrão para o movimento aparente do Sol. Se alguma dupla encontrou outro padrão, pergunte: Por que será que vocês encontraram esse resultado? É possível encontrar um resultado diferente se as observações foram feitas no mesmo local e o Sol é o mesmo? Alguém tem alguma explicação sobre o que pode ter acontecido? Procure encontrar entre os próprios alunos explicações para o equívoco.
Retome os registros que você fez no quadro SQA e peça para que eles comparem seus conhecimentos prévios e hipóteses com os resultados obtidos com a investigação. Analise com eles, também, quais questionamentos foram respondidos e quais ainda não.
Alguém tem alguma hipótese sobre o porquê de vermos o Sol se movimentando no céu dessa forma?
É possível que alguns alunos digam que o Sol gira ao redor da Terra, outros digam que a Terra gira ao redor do Sol e outros digam que a Terra gira ao redor de si mesma. Neste momento não é necessário que a informação sobre a rotação da Terra seja apresentada. Isso será trabalhado no próximo plano de aula (CI4_08TU02).
SISTEMATIZAÇÃO
Orientações: Projete o slide ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Comente com os alunos que este movimento tem uma razão de ser e que isso é o que eles vão investigar na próxima aula.
Retome o que os alunos haviam dito na apresentação da Questão disparadora e ressalte o que eles aprenderam na aula. Peça para que um ou dois alunos sistematizem no quadro SQA (na coluna A) o que foi aprendido nesta aula. Esta é uma aula introdutória para o estudo dos movimentos da Terra.
Recomenda-se a sequência deste plano com o plano CIE4_08TU02.
Materiais para impressão
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google Meet.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos Google: Apresentações e Docs.
- Apresentações Google para projeção.
Optativas:
- Mural Virtual: Padlet.
Contexto e questão disparadora
Agende uma aula ao vivo com a turma através do Zoom ou Google Meet. Faça uma apresentação de slides projetando a situação mostrada no slide 3.
Insira, no último slide, o Quadro SQA. Projete-o para a turma e provoque os alunos para dizerem o que sabem e o que querem saber sobre o tema. Preencha o quadro à medida que os alunos apresentarem as resposta e deixe-o projetado.
Em seguida, apresente a questão disparadora e questione o grupo para que levante hipóteses.
Mão na massa
Ainda na videochamada, oriente os alunos para realizarem a atividade do “mão na massa”.
Adapte a atividade do slide 5, propondo que o trabalho seja individual e feito em casa. Marque um horário para que os alunos realizem a atividade. Peça para que localizem o Sol e oriente-os sobre como encontrar os pontos cardeais pelo nascente. Será necessário adaptar a folha de registros.
Peça para que repitam a experimentação depois de meia ou uma hora. Essa orientação pode se repetir mais uma vez.
A cada visita externa à casa ou prédio, os alunos devem verificar o que houve com a sombra e registrar por meio de desenho.
Grave um vídeo com a situação mostrada no slide 6. Retome a videochamada, partilhe esse vídeo com os alunos e faça questionamentos para que compreendam a situação mostrada.
Na sequência, peça para que contem sobre os experimentos, conforme orientações do slide 7.
Você pode disponibilizar um link de um mural do Padlet ou criar um documento colaborativo, tipo Google Docs, onde cada estudante insira os desenhos.
Sistematização
Após as apresentações, projete o slide 8 e provoque os alunos a responderem as questões propostas. Faça as perguntas sugeridas e volte ao quadro SQA, para que os alunos relatem as aprendizagens. Finalize oas registros no SQA e partilhe o material com todo o grupo.
Convite às famílias
As famílias serão convidadas a ajudarem as crianças durante o “mão na massa” e na postagem dos registros na plataforma Padlet.
Movimento aparente do Sol
4º ano
Objetivos de aprendizagem
Investigar o movimento aparente diário do Sol.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF04CI11) Associar os movimentos cíclicos da Lua e da Terra a períodos de tempo regulares e ao uso desse conhecimento para a construção de calendários em diferentes culturas.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Andresa Prata Cuginotti
Mentor: Aline Soares Silva
Especialista: Margareth Polido