Plano de aula: Movimento aparente do Sol

Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Calendários, fenômenos cíclicos e cultura

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que a proposta pode ter continuidade em aulas subsequentes. Esta pode ser considerada uma aula inicial sobre a temática.

A etapa Mão na massa deste plano de aula requer a coleta de dados em três momentos, durante o período escolar. É recomendado, assim, que esta aula seja iniciada no princípio do dia e seja finalizada no fim do mesmo dia ou no dia seguinte, conforme a sua programação. Outras atividades podem ser feitas ao longo do dia, pois a coleta de dados necessita apenas que os alunos saiam à área externa para a tomada de dados, uma vez na metade do dia, além dos momentos iniciais e finais da aula.

Para a realização deste plano, são necessários um dia ensolarado e um local onde bata sol durante todo o tempo do período escolar. Cheque a previsão do tempo e estude as possibilidades de locais para a coleta de dados na escola antes do momento da aula.

Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam dessa habilidade, consulte o site ABC da Astronomia (https://tvescola.org.br/tve/videoteca/serie/abc-da-astronomia Acesso em 01/05/2018), onde há vários vídeos sobre as temáticas dos planos de aula dessa unidade.

Materiais necessários para a aula: Bússolas, folha para registro com a Rosa dos Ventos, lápis, lanterna, objeto semelhante a uma haste vertical.

Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão investigar como o Sol parece se movimentar no céu e pensar sobre por que isso acontece.