Atividade para impressão - Mão na massa - Movimento anual do Sol - Estações do ano
Plano de Aula
Plano de aula: Movimento anual do Sol - Estações do ano
Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Calendários, fenômenos cíclicos e cultura
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que a proposta requer um trabalho prévio e pode ter continuidade em aulas subsequentes. Esta aula funciona melhor se realizada após a aula CIE4_08TU02.
Na etapa "Mão na Massa” deste plano de aula, os estudantes farão uma investigação utilizando o software gratuito Stellarium, que também pode ser utilizado online. É importante que você, antes da aula, verifique se o software está instalado nos aparelhos onde será utilizado ou se a versão online funciona bem com a rede da escola ou nos dispositivos disponíveis. Caso a escola não disponha de recursos digitais para a utilização do software, estão disponibilizados ao longo do plano esquemas ilustrativos que podem ser utilizados pelos alunos para a investigação como uma alternativa.
Para que a aula seja mais fluida, uma sugestão é apresentar o Stellarium aos alunos em um momento anterior. O software tem uma interface bastante simples, então você pode apresentar algumas funções, como a localização e o ajuste da data e hora (que serão utilizados nesse plano) e deixar que eles explorem livremente por um tempo. Com essa exploração inicial anterior ao momento da aula, a etapa "Mão na Massa" será mais fácil e rápida. Caso isso não seja possível, tente reservar um tempo maior para a realização desta etapa.
Na aula sugerida nesse plano, os alunos investigarão a trajetória que o sol percorre no céu se tomamos a Terra como o referencial. Essa trajetória varia ao longo do ano, devido ao movimento de translação da Terra e à inclinação de seu eixo de rotação em relação à normal ao plano de translação (23,5 graus). Dessa forma, o sol nasce e se põe em lugares diferentes a cada dia, assim como atinge diferentes alturas no céu e passa mais ou menos tempo visível, dependendo da época do ano e da localidade. No Brasil, o nascer do sol é sempre no horizonte oriental e o pôr do sol é no horizonte ocidental, mas não exatamente nos pontos cardeais Leste e Oeste, respectivamente, todos os dias, como costuma-se falar. Essa variação das posições do sol durante o dia e do tempo de exposição ao sol de um certo local é o que causa as variações climáticas que caracterizam as estações do ano. Nesta aula, abordaremos apenas os aspectos do ponto de vista da Terra. Na aula seguinte dessa unidade (CIE4_08TU04), investigaremos por que essa variação ocorre, ou seja, o movimento de translação da Terra e a inclinação de seu eixo de rotação em relação à normal ao plano de translação.
Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nesta aula, consulte os seguintes links da Universidade Federal do Rio Grande do Sul: http://www.if.ufrgs.br/~fatima/fis2016/aulas/mov_anual_sol.htm (Acesso em 05/05/2018), https://www.if.ufrgs.br/oei/santiago/fis2005/textos/SC0.htm (Acesso em 27/05/2019) e http://astro.if.ufrgs.br/tempo/mas.htm (Acesso em 27/05/2019).
Materiais necessários para a aula: Computadores/tablets/celulares com acesso ao software Stellarium.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Com os alunos dispostos em um semicírculo ou em um ‘U’, leia o tema da aula e comente com eles que irão investigar como a trajetória diária do sol no céu varia ao longo do ano. Retome com eles, brevemente, as investigações das aulas anteriores (CIE4_08TU01 e CIE4_08TU02), sobre o movimento aparente diário do sol e a rotação da Terra, responsável por esse movimento.
Contexto
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Antes de mostrar as fotografias aos alunos, explique a dinâmica que será utilizada. Desenhe no quadro ou em um papel grande (kraft, flip chart etc.) três colunas, escrevendo no topo de cada uma as seguintes frases, nessa ordem: Eu vejo, Eu penso que e Eu me pergunto. Diga algo como: Daqui a pouco eu vou mostrar a vocês duas fotografias. Nós vamos olhar para elas atentamente, sem dizer nada, durante 1 minuto. Depois, começaremos a completar essa tabela. Para a primeira coluna (Eu vejo), vamos dizer somente coisas que vemos nas fotografias, sem opiniões ou julgamentos. Para a segunda (Eu penso que), diremos nossas opiniões e hipóteses sobre aquilo que vemos. E para a terceira coluna (Eu me pergunto), diremos questionamentos que nos vêm à mente quando olhamos para as imagens.
Você pode demonstrar brevemente a dinâmica utilizando alguma imagem que houver na sala.
Mostre as imagens aos alunos (projetadas ou impressas). Deixe que eles observem as fotografias por um minuto. Olhe as imagens junto com eles. Usando alguma dinâmica com a qual vocês estejam acostumados para falar em turnos (levantar as mãos, seguir a sequência do círculo, entre outras), peça para que comecem a comentar as imagens, respeitando os três inícios de frases. Você pode anotar o que eles dizem nas colunas ou pedir para que um aluno o faça, conforme as habilidades de sua turma.
Espera-se que, entre outras tantas coisas que os alunos dirão, apareça o tema sobre o Sol nascer (pode ser que eles digam que está se pondo, não há problemas) em pontos diferentes. Ressalte as observações que estão relacionadas com esse tema nas três colunas, destacando-as de alguma forma. Caso não surjam perguntas como: Por que o Sol está em posições diferentes nessas duas fotografias? Essas fotos foram tiradas no mesmo dia? No mesmo mês? Será que, em outro momento, o Sol vai nascer de um outro local ainda?, lance essas perguntas aos alunos e registre suas respostas na coluna “Eu penso que”.
Em seguida, comente sobre a atividade que será realizada: Hoje nós vamos investigar as variações das trajetórias percorridas pelo Sol no céu ao longo do ano e suas consequências.
Leia mais sobre a dinâmica “Eu vejo, Eu penso, Eu me pergunto”, em inglês, em http://pz.harvard.edu/resources/see-think-wonder (Acesso em 21/05/2018)) ou leia a tradução nos materiais complementares.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões e levantem hipóteses sobre o tema. Registre as hipóteses deles em tiras de papel e fixe-as em um local visível (por exemplo, uma área do quadro) sob o título O que sabemos? Retome qual será a atividade realizada nessa aula, dizendo que vocês irão investigar essas variações na trajetória do sol com o uso de um software chamado Stellarium ou por meio da análise de esquemas e desenhos, segundo as possibilidades na sua escola.
Mão na massa
Tempo sugerido: 28 minutos
Orientações: Esse slide deve ser usado quando for possível utilizar recursos digitais. Caso não seja possível, pule este slide e utilize o próximo.
Organize os alunos em pequenos grupos. O ideal seria trabalhar em duplas ou trios, mas é possível trabalhar com um grupo um pouco maior, caso a quantidade de equipamentos disponíveis (computadores, tablets ou celulares) seja limitada. Pense nos agrupamentos para que o trabalho seja produtivo (leia sobre agrupamentos produtivos nos materiais complementares).
Forneça a cada grupo as orientações impressas para os alunos, disponíveis nos materiais complementares. Os dispositivos devem ser preparados com o software em um momento anterior à aula. Para preparar os dispositivos, siga as orientações sobre o Stellarium para o professor, disponíveis nos materiais complementares. Mostre aos alunos a tabela que deverá ser preenchida durante as investigações, e apresente as perguntas a serem discutidas:
O que será que muda nesses diferentes dias investigados?
Quais diferenças existem nesses dois lugares, em consequência do que vocês investigaram?
Projete ou escreva no quadro as perguntas a serem discutidas, para que estejam visíveis aos alunos durante todo o tempo em que investigam. Elas estão disponíveis para projeção no próximo slide.
Materiais necessários: Computadores/tablets/celulares com acesso ao software Stellarium, tabelas impressas (uma por grupo).
Materiais complementares:
Atividade para impressão (Orientações para alunos)
Orientações sobre o Stellarium para o professor
Tabela para registro dos alunos
Mão na massa
Tempo sugerido: 28 minutos
Orientações: Esse slide deve ser usado quando não for possível utilizar recursos digitais. Caso você for utilizar o software, apresente o slide anterior e pule este.
Organize os alunos em pequenos grupos. O ideal seria trabalhar em duplas ou trios. Pense nos agrupamentos para que o trabalho seja produtivo (leia sobre agrupamentos produtivos aqui).
Alternativa ao uso de recursos digitais: Caso você não tenha acesso a recursos digitais, não será possível utilizar o software para a investigação. Nesse caso, você pode utilizar as imagens disponíveis aqui. Imprima as imagens e corte cada uma separadamente, para que elas possam ser comparadas, lado a lado, em diferentes configurações. Essas imagens mostram trajetórias aparentes do sol em quatro momentos diferentes do ano e em duas localizações distintas. Peça para que os alunos localizem em um globo (ou mapa-múndi, na ausência de um globo) as duas cidades e também a localização em que vocês se encontram (caso seja muito distante das duas apresentadas). Mostre aos alunos a tabela, que deverá ser preenchida durante as investigações, e as perguntas a serem discutidas:
O que será que muda nesses diferentes dias investigados ?
Quais diferenças existem nesses dois lugares, em consequência do que vocês investigaram?
Projete ou escreva no quadro as perguntas a serem discutidas, para que estejam visíveis aos alunos durante todo o tempo em que investigam. Elas estão disponíveis para projeção no próximo slide.
Materiais necessários: Imagens impressas, tabelas (uma por grupo).
Materiais complementares:
Imagens para impressão
Tabela para registro dos alunos
Mão na massa
Orientações: Projete ou escreva no quadro as perguntas a serem discutidas, para que estejam visíveis aos alunos durante todo o tempo de investigação.
MÃO NA MASSA
Orientações: Peça que cada dois grupos se unam para conversar sobre suas investigações, discussões e conclusões. Projete o slide, anote as perguntas no quadro ou imprima as perguntas para cada grupo. É importante que todos possam ter acesso a elas durante toda a discussão. Circule pela sala e observe como os alunos interagem e como cada grupo consegue refletir sobre suas próprias investigações e explicar possíveis conclusões. Intervenha quando perceber que os grupos não conseguem interagir de forma construtiva, fazendo questionamentos para estimular a conversa. Faça registros sobre o que observa e sobre o que os alunos falam durante a discussão.
SISTEMATIZAÇÃO
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Proponha uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que descobriram durante a atividade. Questione se agora eles têm uma ideia mais elaborada sobre a resposta para a questão disparadora.
Pergunte para os estudantes:
Como a trajetória aparente do Sol varia ao longo do ano?
Em qual situação deve fazer mais calor? E mais frio? Por que?
Vocês conectaram essa variação no clima às estações do ano?
Qual data estudada corresponde a cada estação do ano? Por que vocês dizem isso?
O que será que causa essa variação na trajetória aparente do sol ao longo do ano?
A última pergunta introduz o tema da aula seguinte (CIE4_08TU04) e não deve ser respondida agora, pois será explorada na outra aula.
SISTEMATIZAÇÃO
Orientações: Projete o slide ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Comente com os alunos que na próxima aula eles irão investigar por que essa variação de trajetória do sol no céu acontece. Retome o que os alunos haviam dito na apresentação da questão disparadora, por meio das tiras de papel com suas ideias prévias. Para ressaltar o que foi aprendido na aula, você pode usar a dinâmica “Eu costumava pensar que, Agora eu penso que”. Divida uma área do quadro, ou de um cartaz, em duas colunas. Na primeira, escreva o título Eu costumava pensar que… e coloque as tiras escritas no início da aula. Na segunda coluna, escreva Agora eu penso que… e vá coletando contribuições. Idealmente, leia cada afirmação inicial e escreva a nova ideia relacionada ao mesmo tema na segunda. Se um pensamento prévio continuar sendo igual após a aula, registre isso também. Anote também novos conhecimentos, que não estavam relacionados às afirmações do início da aula. Deixe esse quadro exposto na sala por uns dias, para que os alunos possam voltar a ele quando desejarem.
Recomenda-se a sequência desse plano com o plano CIE4_08TU04.
Materiais complementares
Atividade para impressão - Mão na massa (2) - Movimento anual do Sol - Estações do ano
Atividade para impressão - Mão na massa (Tabela) - Movimento anual do Sol - Estações do ano
Material complementar - Eu vejo, eu penso, eu me pergunto - Movimento anual do Sol - Estações do ano
Orientações Stellarium para professor - Movimento anual do Sol - Estações do ano
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google meet.
- Envio de mensagens e documentos: E-mail, WhatsApp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos Google: Docs.
- Software de astronomia: Stellaruim
Contexto e questão disparadora
Faça uma videochamada com a turma através do Zoom ou Google meet. Explique a situação do contexto, projete as imagens e peça aos alunos que registrem, no caderno, as 3 questões sugeridas no slide 3.
Discuta as hipóteses levantadas pelo grupo, oriente os alunos de acordo com as sugestões do slide e siga para a “questão disparadora”
Mão na massa
Ainda na videochamada, convide os alunos a verificarem como o Sol se comporta em diferentes épocas do ano. Apresente o Stellarium e, para aqueles que tiverem acesso, explique como podem explorar o software.
Faça as projeções do Stellaruim de acordo com as orientações do slide 5. Pause as projeções e questione os grupos para que consolidem as aprendizagens.
Compartilhe um documento colaborativo, via Google Docs, com o grupo, insira a tabela de registros que está nos documentos complementares deste planos e peça aos alunos que preencham-na. É importante deixar os slides nomeados. Você pode solicitar que façam o preenchimento em duplas ou grupos pequenos.
Neste momento, retome o Stellaruim para que os alunos tirem todas as dúvidas e finalizem os registros na tabela. Peça para que pensem nas questões do slide 7.
Quando os estudantes finalizarem os trabalhos, projete o slide 7 e peça para responderem às perguntas. Chame um integrante de cada grupo para que a discussão fique mais organizada.
Sistematização
Após as apresentações, projete o slide 8 e provoque os alunos a falarem sobre a aprendizagem. Provoque os grupos com as questões sugeridas e registre as respostas em um tela compartilhada. Peça aos alunos que registrem as aprendizagens no caderno.
Convite às famílias
As famílias serão convidadas a conversarem com as crianças sobre a aprendizagem da aula e a explorarem o cèu pelo Stellaruim.
Objetivos de aprendizagem
Investigar as mudanças na trajetória diária aparente do Sol ao longo do ano e relacionar essas diferenças às estações do ano.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF04CI11) Associar os movimentos cíclicos da Lua e da Terra a períodos de tempo regulares e ao uso desse conhecimento para a construção de calendários em diferentes culturas.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Professor-autor: Andresa Prata Cuginotti
Mentor: Aline Soares Silva
Especialista: Margareth Polido