Plano de Aula

Plano de aula: Relação entre hipotenusa e cateto 1

Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Relações métricas no triângulo retângulo

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Flávia Adolf Lutz Keller

Mentor: Lara Martins Barbosa

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF09MA13 - Demonstrar relações métricas do triângulo retângulo.

Objetivos específicos

  • Aprender a utilizar os recursos do GeoGebra.
  • Verificar a relação entre os catetos, a hipotenusa e a altura num triângulo retângulo.

Conceito-chave

Relacionar que o produto dos catetos é igual ao produto da hipotenusa por sua altura relativa.

Recursos necessários

Computadores com o software GeoGebra.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  • Aprender a utilizar os recursos do GeoGebra.
  • Verificar a relação entre os catetos, a hipotenusa e a altura num triângulo retângulo.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Levante com a classe hipóteses sobre a relação entre essas quatro medidas.

Obs.: o professor pode utilizar recortes e dobraduras, construções com régua e esquadro ou recursos computacionais como o GeoGebra. Neste plano específico, utilizaremos recursos computacionais, mas se a escola não dispor de computadores para os alunos, você pode realizar essa construção com régua e compasso, por exemplo. Uma outra opção é acessar outros Planos de Aula do Time de Autores NOVA ESCOLA, que contêm as relações anteriores.

Para acessar as outras metodologias, veja:

Com recortes

Com construções geométricas

Propósito: Despertar a curiosidade sobre a nova relação proposta e o interesse do uso de recursos tecnológicos.

Discuta com a turma:

  • Há relação entre essas medidas?
  • Como podemos verificar essa relação?