Plano de Aula

Plano de aula: Demonstrando as relações métricas

Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Relações métricas no triângulo retângulo

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor:  Flávia Adolf Lutz Keller

Mentor: Lara Martins Barbosa

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF09MA13 - Demonstrar relações métricas do triângulo retângulo.

Objetivos específicos

  • Realizar a demonstração das relações métricas no triângulo retângulo.
  • Utilizar ferramentas algébricas para realizar demonstrações.

Conceito-chave

Álgebra, semelhança, demonstração, triângulo retângulo, casos de semelhança.

Recursos necessários

Caderno e cópia das atividades para serem realizadas em sala.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  • Realizar a demonstração das relações métricas no triângulo retângulo.
  • Utilizar ferramentas algébricas para realizar demonstrações.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Ler o objetivo com os alunos e mostrar que utilizaremos recursos algébricos para demonstrar as relações métricas no triângulo retângulo. É importante que o professor ressalte aos alunos que essas demonstrações realizadas têm um passo a passo e que não espera-se dos alunos que consigam realizar todas as atividades sozinhos. As demonstrações são processos de anos de estudo por matemáticos de várias épocas e aqui seguiremos os passos já traçados por outros.

Propósito: Demonstrar as relações métricas utilizando recursos algébricos.

Discuta com a turma:

  • O que são recursos algébricos?
  • O que é uma demonstração?

Ressalte que a demonstração com recursos algébricos exige uma abstração das propriedades. Em nenhum momento utilizaremos exemplos numéricos pois isso significa que é um caso particular e a demonstração exige uma generalização do tema.