Atividade de Retomada
Plano de Aula
Plano de aula: Caça ao tesouro e as relações métricas
Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Relações métricas no triângulo retângulo
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Flávia Adolf Lutz Keller
Mentor: Lara Martins Barbosa
Especialista de área: Pricilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF09MA13 - Demonstrar relações métricas do triângulo retângulo.
Objetivos específicos
Resolver, em grupos, exercícios envolvendo as relações métricas em triângulos retângulos através da brincadeira Caça ao Tesouro.
Conceito-chave
Relações métricas no triângulo retângulo.
Recursos necessários
Exercícios de retomada - um por grupo (no mínimo).
Exercícios do caça ao tesouro já “escondidos” pela escola em locais pré definidos - um por grupo.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Resolver, em grupos, exercícios envolvendo as relações métricas em triângulos retângulos através da brincadeira Caça ao Tesouro.
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia o objetivo com os alunos e já explique como será a atividade desenvolvida. Partindo da sala de aula, eles deverão resolver o exercício que indicará em que ambiente escolar estará a próxima dica. Ao chegar no próximo local, deverão procurar o exercício, que foi previamente escondido pelo professor e resolver o exercício. A resolução indicará onde deverão procurar a próxima dica.
Propósito: Despertar o interesse da classe a partir do jogo, já que nesta idade os alunos gostam de atividades de competição.
Discuta com a turma:
- Você sabe como é a brincadeira de caça ao tesouro?
- Os grupos deverão estar sempre juntos e só é válido no final se apresentarem as resoluções de cada exercício.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO