Plano de Aula

Plano de aula: Caça ao tesouro e as relações métricas

Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Relações métricas no triângulo retângulo

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor:  Flávia Adolf Lutz Keller

Mentor: Lara Martins Barbosa

Especialista de área: Pricilla Cerqueira



Habilidade da BNCC

EF09MA13 - Demonstrar relações métricas do triângulo retângulo.

Objetivos específicos

Resolver, em grupos, exercícios envolvendo as relações métricas em triângulos retângulos através da brincadeira Caça ao Tesouro.

Conceito-chave

Relações métricas no triângulo retângulo.

Recursos necessários

Exercícios de retomada - um por grupo (no mínimo).

Exercícios do caça ao tesouro já “escondidos” pela escola em locais pré definidos - um por grupo.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Resolver, em grupos, exercícios envolvendo as relações métricas em triângulos retângulos através da brincadeira Caça ao Tesouro.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o objetivo com os alunos e já explique como será a atividade desenvolvida. Partindo da sala de aula, eles deverão resolver o exercício que indicará em que ambiente escolar estará a próxima dica. Ao chegar no próximo local, deverão procurar o exercício, que foi previamente escondido pelo professor e resolver o exercício. A resolução indicará onde deverão procurar a próxima dica.

Propósito: Despertar o interesse da classe a partir do jogo, já que nesta idade os alunos gostam de atividades de competição.

Discuta com a turma:

  • Você sabe como é a brincadeira de caça ao tesouro?
  • Os grupos deverão estar sempre juntos e só é válido no final se apresentarem as resoluções de cada exercício.