Plano de Aula

Plano de aula: Relação entre a hipotenusa e cateto 1

Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Relações métricas no triângulo retângulo

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Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Flávia Adolf Lutz Keller

Mentor: Lara Martins Barbosa

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF09MA13 - Demonstrar relações métricas do triângulo retângulo.

Objetivos específicos

Retomar algumas construções básicas utilizando esquadro.

Descobrir a relação entre o cateto, sua projeção e a hipotenusa de um triângulo retângulo.

Conceito-chave

Perceber que o quadrado da medida do cateto é igual ao produto de sua projeção pela medida da hipotenusa.

Recursos necessários

Régua e esquadro.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Retomar algumas construções básicas utilizando esquadro.

Descobrir a relação entre o cateto, sua projeção e a hipotenusa de um triângulo retângulo.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma. Verifique se todos os alunos dominam os termos que serão trabalhados em sala: cateto, projeção de cateto e hipotenusa.

Propósito: Apresentar o objetivo a turma.

Discuta com a turma:

  • Será que há alguma relação entre essas medidas?

Você pode pedir que os alunos levantem hipóteses sobre a relação existente e anotar no canto da lousa. No final da aula, verificar se as relações propostas pelos alunos são válidas ou não.