Guia de intervenções
Plano de Aula
Plano de aula: Jogo das relações métricas
Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Relações métricas no triângulo retângulo
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Flávia Adolf Lutz Keller
Mentor: Lara Martins Barbosa
Especialista de área: Pricilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF09MA13 - Demonstrar relações métricas do triângulo retângulo.
Objetivos específicos
Identificar possíveis valores no triângulo verificando as relações métricas num triângulo retângulo.
Conceito-chave
Aplicação das relações métricas em triângulos retângulos.
Recursos necessários
Um kit de jogo para cada grupo de 5 alunos (triângulo e tarjas com medidas).
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Identificar possíveis valores no triângulo verificando as relações métricas num triângulo retângulo.
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Despertar o interesse dos alunos através da aplicação de um jogo.
Propósito: O jogo sempre é muito bem visto por alunos. O desenvolvimento de uma atividade lúdica, de desafio, geralmente desperta nos alunos uma predisposição à participação.
Discuta com a turma:
- Chame os alunos para participar ativamente do jogo. Se for possível, apresente alguma “premiação”: um bombom, saquinho de balas para o grupo que realizar o desafio com sucesso.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO