Plano de Aula

Plano de aula: Jogo das relações métricas

Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Relações métricas no triângulo retângulo

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor:  Flávia Adolf Lutz Keller

Mentor: Lara Martins Barbosa

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF09MA13 - Demonstrar relações métricas do triângulo retângulo.

Objetivos específicos

Identificar possíveis valores no triângulo verificando as relações métricas num triângulo retângulo.

Conceito-chave

Aplicação das relações métricas em triângulos retângulos.

Recursos necessários

Um kit de jogo para cada grupo de 5 alunos (triângulo e tarjas com medidas).

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Identificar possíveis valores no triângulo verificando as relações métricas num triângulo retângulo.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Despertar o interesse dos alunos através da aplicação de um jogo.

Propósito: O jogo sempre é muito bem visto por alunos. O desenvolvimento de uma atividade lúdica, de desafio, geralmente desperta nos alunos uma predisposição à participação.

Discuta com a turma:

  • Chame os alunos para participar ativamente do jogo. Se for possível, apresente alguma “premiação”: um bombom, saquinho de balas para o grupo que realizar o desafio com sucesso.