Aquecimento
Plano de Aula
Plano de aula: As relações métricas através de áreas
Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Relações métricas no triângulo retângulo
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Flávia Adolf Lutz Keller
Mentor: Lara Martins Barbosa
Especialista de área: Pricilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF09MA13 - Demonstrar relações métricas do triângulo retângulo.
Objetivos específicos
Relacionar as relações métricas como a relação entre áreas de figuras planas.
Conceito-chave:
Áreas, relações métricas, compasso.
Recursos necessários:
Papel quadriculado, compasso, tesoura, cola, régua.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Relacionar as relações métricas como a relação entre áreas de figuras planas.
Aula
Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Diga aos alunos que nesta aula eles farão uma interpretação geométrica das relações métricas no triângulo retângulo utilizando áreas de quadrados e retângulos.
Propósito: Apresentar o objetivo a turma.
Discuta com a turma:
- É possível construir quadrados e retângulos com as medidas dos lados do triângulo?
Materiais complementares para impressão: