Plano de Aula

Plano de aula: As inclinações e as relações métricas em triângulos retângulos.

Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Relações métricas no triângulo retângulo

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor:  Flávia Adolf Lutz Keller

Mentor: Lara Martins Barbosa

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF09MA13 - Demonstrar relações métricas do triângulo retângulo.

Objetivos específicos

Aplicar as relações métricas em situações problemas de construção de rampas e escadas.

Conceito-chave

Hipotenusa, catetos, alturas, inclinações, rampas e escadas.

Recursos necessários

Cópia das folhas de atividades de retomada e da atividade principal por grupos ou por aluno.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Aplicar as relações métricas em situações problemas de construção de rampas e escadas.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o objetivo da aula e apresente aos alunos imagens de rampas e escadas, mostrando que podem ser comparados como triângulos retângulos.

Propósito: Despertar o interesse dos alunos para resolução das situações propostas.

Discuta com a turma:

  • Ao apresentar uma rampa, qual medida corresponde à hipotenusa? E aos catetos?
  • Ao colocar uma escada na parede, qual lado do triângulo seria correspondente à escada? E à parede? E ao chão?