Plano de Aula

Plano de aula: Relação entre altura e projeções dos catetos

Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Relações métricas no triângulo retângulo

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Flávia Adolf Lutz Keller

Mentor: Lara Martins Barbosa

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF09MA13 - Demonstrar relações métricas do triângulo retângulo.

Objetivos específicos

  • Descobrir a relação entre as projeções dos catetos e a altura relativa à hipotenusa em triângulos retângulos.
  • Utilizar recortes e dobraduras para demonstrar propriedades métricas em triângulos retângulos.
  • Resolver situações problemas que envolvam relação métrica no triângulo retângulo.

Conceito-chave

Relacionar que o produto das projeções é igual ao quadrado da altura relativa à hipotenusa em um triângulo retângulo qualquer.

Recursos necessários

Folhas A4, tesoura, régua e impressão da tabela da atividade da aula.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  • Descobrir a relação entre as projeções dos catetos e a altura relativa à hipotenusa em triângulos retângulos.
  • Utilizar recortes e dobraduras para demonstrar propriedades métricas em triângulos retângulos.
  • Resolver situações problemas que envolvam relação métrica no triângulo retângulo.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma. Retome com a classe os conceitos de altura e projeções de catetos que já devem ser conhecidos dos alunos.

Propósito: Apresentar o objetivo à turma.

Discuta com a turma:

  • O que significa cada um desses termos?

Garanta que é de domínio de todos a aquisição deste vocabulário:

Altura: Segmento de reta que liga o vérice ao lado oposto sendo perpendicular a este lado.

Projeção: Segmento de reta sobre a hipotenusa que “projeta a sombra” dos catetos.

Material necessário: Folha A4, régua e tesoura.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO