Guia de intervenções
Plano de Aula
Plano de aula: Relação entre altura e projeções dos catetos
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Relações métricas no triângulo retângulo
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Flávia Adolf Lutz Keller
Mentor: Lara Martins Barbosa
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF09MA13 - Demonstrar relações métricas do triângulo retângulo.
Objetivos específicos
- Descobrir a relação entre as projeções dos catetos e a altura relativa à hipotenusa em triângulos retângulos.
- Utilizar recortes e dobraduras para demonstrar propriedades métricas em triângulos retângulos.
- Resolver situações problemas que envolvam relação métrica no triângulo retângulo.
Conceito-chave
Relacionar que o produto das projeções é igual ao quadrado da altura relativa à hipotenusa em um triângulo retângulo qualquer.
Recursos necessários
Folhas A4, tesoura, régua e impressão da tabela da atividade da aula.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Descobrir a relação entre as projeções dos catetos e a altura relativa à hipotenusa em triângulos retângulos.
- Utilizar recortes e dobraduras para demonstrar propriedades métricas em triângulos retângulos.
- Resolver situações problemas que envolvam relação métrica no triângulo retângulo.
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma. Retome com a classe os conceitos de altura e projeções de catetos que já devem ser conhecidos dos alunos.
Propósito: Apresentar o objetivo à turma.
Discuta com a turma:
- O que significa cada um desses termos?
Garanta que é de domínio de todos a aquisição deste vocabulário:
Altura: Segmento de reta que liga o vérice ao lado oposto sendo perpendicular a este lado.
Projeção: Segmento de reta sobre a hipotenusa que “projeta a sombra” dos catetos.
Material necessário: Folha A4, régua e tesoura.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO