Plano de Aula

Plano de aula: O Tangram e as relações métricas.

Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Relações métricas no triângulo retângulo

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor:  Flávia Adolf Lutz Keller

Mentor: Lara Martins Barbosa

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF09MA13 - Demonstrar relações métricas do triângulo retângulo.

Objetivos específicos

Utilizar o Tangram para verificar as relações métricas em triângulos retângulos.

Verificar algumas relações específicas em triângulos retângulos isósceles.

Conceito-chave

Relações métricas, triângulo isósceles, tangram.

Recursos necessários

Um tangram por dupla. Se a escola não tiver jogos disponíveis, pode ser colado e recortado em uma cartolina ou papel mais duro (papelão, por exemplo). O modelo para recorte encontra-se no documento ativretom_MAT9_GEO07.



Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Utilizar o Tangram para verificar as relações métricas em triângulos retângulos.

Verificar algumas relações específicas em triângulos retângulos isósceles.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Durante a explanação do objetivo, separe os alunos em duplas e entregue para cada aluno um jogo de Tangram para que possam já se familiarizar com as peças. Chame a atenção que serão 7 peças: 5 triângulos (dois maiores, dois menores e um de tamanho médio), um quadrado e um paralelogramo. Comente também que os triângulos são todos retângulos e isósceles.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula e disponibilizar o Tangram para as duplas.

Discuta com a turma:

  • Quais as peças que formam o jogo?
  • Há peças iguais? Quais?
  • Classifique os triângulos quanto aos lados e aos ângulos.