Retomada
Plano de Aula
Plano de aula: Aplicação das relações métricas para cálculos de medidas inacessíveis
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Relações métricas no triângulo retângulo
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Flávia Adolf Lutz Keller
Mentor: Lara Martins Barbosa
Especialista de área: Pricilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF09MA13 - Demonstrar relações métricas do triângulo retângulo.
Objetivos específicos
Determinar medidas inacessíveis com auxílio das relações métricas.
Conceito-chave
Inacessível, triângulo, altura, projeções, relações métricas.
Recursos necessários
Um teodolito e um trena. O passo a passo para a construção do teodolito pode ser encontrado no Guia de intervenção.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Determinar medidas inacessíveis com auxílio das relações métricas.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Os alunos devem ser avisados que irão calcular a medida de um objeto dentro da escola (poste ou árvore alta). O professor pode mostrar o teodolito que será utilizado para medir os ângulos, e explicar rapidamente seu funcionamento. Teodolito é um objeto que é utilizado para medir ângulos.
Propósito: Explicar aos alunos a atividade que será realizada na atividade principal.
Discuta com a turma:
- Como medir a altura de um objeto muito alto?
- Quais informações serão necessárias?
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO