Plano de Aula

Plano de aula: Aplicação das relações métricas para cálculos de medidas inacessíveis

Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Relações métricas no triângulo retângulo

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor:  Flávia Adolf Lutz Keller

Mentor: Lara Martins Barbosa

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF09MA13 - Demonstrar relações métricas do triângulo retângulo.

Objetivos específicos

Determinar medidas inacessíveis com auxílio das relações métricas.

Conceito-chave

Inacessível, triângulo, altura, projeções, relações métricas.

Recursos necessários

Um teodolito e um trena. O passo a passo para a construção do teodolito pode ser encontrado no Guia de intervenção.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Determinar medidas inacessíveis com auxílio das relações métricas.

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Os alunos devem ser avisados que irão calcular a medida de um objeto dentro da escola (poste ou árvore alta). O professor pode mostrar o teodolito que será utilizado para medir os ângulos, e explicar rapidamente seu funcionamento. Teodolito é um objeto que é utilizado para medir ângulos.

Propósito: Explicar aos alunos a atividade que será realizada na atividade principal.

Discuta com a turma:

  • Como medir a altura de um objeto muito alto?
  • Quais informações serão necessárias?

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO