Plano de Aula

Plano de aula: Aplicação das relações métricas para cálculos de medidas inacessíveis

Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Relações métricas no triângulo retângulo

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor:  Flávia Adolf Lutz Keller

Mentor: Lara Martins Barbosa

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF09MA13 - Demonstrar relações métricas do triângulo retângulo.

Objetivos específicos

Determinar medidas inacessíveis com auxílio das relações métricas.

Conceito-chave

Inacessível, triângulo, altura, projeções, relações métricas.

Recursos necessários

Um teodolito e um trena. O passo a passo para a construção do teodolito pode ser encontrado no Guia de intervenção.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Determinar medidas inacessíveis com auxílio das relações métricas.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Os alunos devem ser avisados que irão calcular a medida de um objeto dentro da escola (poste ou árvore alta). O professor pode mostrar o teodolito que será utilizado para medir os ângulos, e explicar rapidamente seu funcionamento. Teodolito é um objeto que é utilizado para medir ângulos.

Propósito: Explicar aos alunos a atividade que será realizada na atividade principal.

Discuta com a turma:

  • Como medir a altura de um objeto muito alto?
  • Quais informações serão necessárias?