Plano de Aula

Plano de aula: Revisando: O e U em final de palavras

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre O ou U?

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Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber as regularidades no uso das letras O e U no final de palavras, com ênfase no O átono.

Materiais necessários: Imagens para serem usadas no texto enigmático, disponível aqui. Atividade para impressão, disponível aqui.

Caso queira trabalhar com mais palavras e imagens, utilizando de recorte de revistas, aqui há sugestões de mais palavras terminadas em O e U. Cartolina e imagens de revista para a elaboração de um texto enigmático que servirá de referência para as crianças.

Dificuldades antecipadas: Emprego da sílaba com U no lugar da sílaba com O átono, por apoiarem-se apenas na imagem.

Referências sobre o assunto:

MORAIS, A. G. Ortografia: ensinar e aprender. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
SILVA, A. Ortografia na sala de aula. (orgs) SILVA, A.; MORAIS, A. G.; MELO, K. L. R. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o tema da aula e explique que na aula de hoje vão escrever um texto enigmático para que o(a) colega decifre.

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