Plano de aula: C ou QU?

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre C ou QU?

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é perceber as regularidades na escrita de palavras com C e QU.

Materiais necessários: Cartolinas para a confecção do convite para o aniversário da dona Cutia; Texto do convite para impressão (clique aqui para acessar). Fichas silábicas para o desenvolvimento da atividade: 10 fichas CA; 10 fichas CO; 10 fichas CU; 10 fichas QUE; 10 fichas QUI que preencherão as partes faltantes no convite e serão utilizadas na atividade de reflexão. Caderno de produção textual. Quadro, giz ou pincel para quadro. Projetor multimídia para projeção dos slides da aula.

Dificuldades antecipadas: Não compreenderem a regularidade do uso do C e do QU com as vogais correspondentes para obter o som de /k/

Referências sobre o assunto:

MORAIS.;A.G.; Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática,1998

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1

Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

• Nesta atividade, as crianças serão levadas a refletir e expressar suas reflexões por meio de afirmativas e respostas que as conduzirão a novas descobertas. Procure sempre validar socialmente o conhecimento produzido pelos alunos, utilizando-se de frases:
  • Olha, eu gostei muito da forma como você pensou para dar sua resposta! ou Suas ideias são interessantes, o caminho que você percorreu para me dar sua resposta foi muito bom.

Assim, você estimulará as crianças a participar e a articular bem seus pensamentos ao que está sendo proposto no desafio.

• Enquanto cola no quadro o cartaz do convite (texto e instruções de confecção disponibilizados nos materiais) e dispõe as fichas organizadas no chão, explique aos alunos que, por meio desta atividade com as sílabas, eles poderão descobrir muitas coisas relacionadas ao modo como escrevemos certas palavras e que, para descobrir o segredo sobre o som das letras, destas sílabas e até mesmo das palavras, devem ficar bem atentos e participar com perguntas e respostas; dando e ouvindo dicas.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA