Instrução para preparar o convite
Detalhamento e modelo de convite para impressão
Plano de Aula
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre C ou QU?
Esta é a primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é perceber as regularidades na escrita de palavras com C e QU.
Veja todos os planos aqui!
5. Cultura digital
7. Argumentação
9. Empatia e cooperação
Tempo previsto: 60 min
Esta é a primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é perceber as regularidades na escrita de palavras com C e QU.
Dificuldades antecipadas: Não compreenderem a regularidade do uso do C e do QU com as vogais correspondentes para obter o som de /k/.
Conversa inicial/Introdução:
Tempo previsto: 15 min
Nesta atividade, as crianças serão levadas a refletir e expressar suas reflexões por meio de afirmativas e respostas que as conduzirão a novas descobertas. Procure sempre validar socialmente o conhecimento produzido pelos alunos, utilizando-se de frases:
- Olha, eu gostei muito da forma como você pensou para dar sua resposta! ou Suas ideias são interessantes, o caminho que você percorreu para me dar sua resposta foi muito bom.
Assim, você estimulará as crianças a participar e a articular bem seus pensamentos ao que está sendo proposto no desafio.
Enquanto cola no quadro o cartaz do convite (texto e instruções de confecção disponibilizados nos materiais) e dispõe as fichas organizadas no chão, explique aos alunos que, por meio desta atividade com as sílabas, eles poderão descobrir muitas coisas relacionadas ao modo como escrevemos certas palavras e que, para descobrir o segredo sobre o som das letras, destas sílabas e até mesmo das palavras, devem ficar bem atentos e participar com perguntas e respostas; dando e ouvindo dicas.
Organize seus alunos em roda, à frente, no chão. Previamente, deixe o convite preso ao quadro e coloque as fichas divididas em montes (CA, CO, CU, QUE e QUI) no centro da roda. Pense no nível de dificuldade na hora de organizar estes montes, podendo deixá-los aleatórios ou agrupados por sílabas iguais e arrumadas em ordem alfabética etc. Estas fichas serão usadas para preencher as lacunas apresentadas no texto do convite. Lembre-se de que na atividade inicial o gênero convite não é o foco da aula, pois o foco está na descoberta das regularidades e na elaboração da lista. O convite é apenas o texto escolhido para que as crianças analisem. Peça para que as crianças olhem o texto preso ao quadro e pergunte:
- a. Vocês sabem que tipo de texto é este preso ao quadro?
Se as crianças não souberem, explique que se trata de um convite.
- b. Mas está faltando algumas partes das palavras, vocês perceberam?
Inicie a contextualização da atividade, apresentando a seguinte problemática sobre o convite:
- a. Dona Cutia escreveu os convites para o seu aniversário e o Corvo ficou de levá-los para todos os convidados. Mas, no meio do caminho, várias sílabas se soltaram das palavras do convite. Então, a Capivara só saberá o que está escrito se encaixar essas sílabas nos lugares certos.
- b. Será que podemos ajudar a Dona Capivara neste desafio? Vamos ver que partes são essas?
Mostre as fichas (CA, CO, CU, QUE e QUI) para os alunos. Diga que foram esses pedacinhos que se soltaram do convite e que precisarão encontrar o lugar certo onde prendê-los de novo.
Esta apresentação pode ser feita de duas maneiras: mostrando a sílaba e perguntando qual é o nome dela, ou falando sobre a sílaba e pedindo para que as crianças apontem sobre qual delas você está falando. É interessante fazer uma mistura de apresentações, pois assim as crianças que ainda não estão alfabéticas vão olhar de modo mais especulativo para a estrutura de cada sílaba. Se as crianças tiverem dificuldade na leitura das fichas, tente resgatar algo com o qual elas já são familiarizadas, utilizando palavras que contenham estas sílabas e que elas já conhecem, por exemplo, os nomes dos colegas, que podem estar escritos em algum lugar na sala.
Pergunte, por exemplo:
- a. Vocês já sabem que sílaba é esta? Conhecem o seu som? Qual é? - Enquanto apresenta uma sílaba.
- b. Quando a letra C se juntou à letra A e formou uma sílaba, como ficou o som dessa sílaba? - Não mostre a sílaba, peça para que apontem para a sílaba.
- c. Vocês perceberam que junto da letra Q temos sempre o U? Ele é um companheiro inseparável desta letra. Olhe para as sílabas com Q e veja se o U não está bem grudadinho com o Q. Alguém poderia me apontar algumas palavras do convite em que temos o Q? Ele está sendo usado junto com o U em todas as palavras? Voltemos para as sílabas, quem pode ler essas sílabas com Q para mim? (apontar para QUE e QUI). Espere que leiam. O som do U não aparece não é mesmo? Mas mesmo assim ele é necessário para usarmos a letra Q. Esta é uma regra que é sempre bom lembrar: Q sempre vem acompanhado do U e de mais uma vogal, e é esta última vogal que vai marcar o som da sílaba. Vocês podem notar a diferença no som destas duas sílabas? (levante o QUE e depois o QUI). Não foram as últimas vogais que marcaram o som dessas sílabas? Mas usar somente Q e U não é suficiente para formar uma sílaba. Por que quando queremos escrever uma palavra com a sílaba Cu, como em cutia ou curioso, nós usamos quais letras? Isso mesmo, já conseguimos esse som com o C e U. Então, quando pensamos nas sílabas com Q, já temos de pensar que o Q estará sempre com o U, formando o QU. Lembrem-se desta conversa sobre QU e CU, pois lá na frente nós vamos conversar sobre isso novamente e vamos fazer mais descobertas.
Uma forma divertida de mostrar essa relação entre as letras Q e U é por meio do vídeo “A HISTORINHA DA LETRA Q”. É importante preparar o equipamento (computador, projetor e caixa de som) antes da aula. Caso a internet não funcione em sua escola, baixe o vídeo para o computador ou pendrive. Passe o vídeo e reforce a regra do uso do Qu. No final, pause o vídeo a cada palavra, pedindo que os estudantes leiam cada uma delas e que apontem o uso do QU.
- d. Pegue duas ou três sílabas iguais, exemplo: Pegue 3 sílabas CA e coloque-as uma ao lado da outra e pergunte: Para eu formar essa sílaba é só eu colocar essas letras juntas? Posso colocar o A na frente do C? Como elas estão? As crianças vão notar que em todas as sílabas iguais o C está sempre na frente do A. Você pode fazer isso com todas as sílabas.
Depois de terem lido todas as sílabas:
- a. O que será que essas sílabas têm em comum? Pensem nisso, pois até o final da aula nós vamos descobrir.
Materiais complementares: Clique aqui para acessar. Neste documento você terá o texto do convite já com as lacunas e as sugestões de tamanho das letras para impressão e espaçamento das palavras. Confeccione o convite com o texto e as cartolinas. Imprima as sílabas no mesmo tamanho do texto e cole-as em cartolina, sem borda, para que fique mais fácil das crianças manuseá-las. Estas sílabas selecionadas representam o valor de base das letras C e QU. Para saber exatamente em que espaços estas sílabas serão postas, clique aqui.
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