Plano de Aula

Plano de aula: C ou QU?

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre C ou QU?

mais ações

Descrição

Esta é a primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é perceber as regularidades na escrita de palavras com C e QU.

Veja todos os planos aqui!

Materiais sugeridos

  • Equipamentos e dispositivos:
    Computador, projetor e caixa de som

  • Recursos Educacionais Digitais:
    Vídeo: A HISTORINHA DA LETRA Q. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Kguhnescmis. Acesso em 17 Out. 2024

  • Materiais diversos:
    Cartolinas para a confecção do convite para o aniversário da dona Cutia; Texto do convite para impressão (clique aqui para acessar). Fichas silábicas para o desenvolvimento da atividade: 10 fichas CA; 10 fichas CO; 10 fichas CU; 10 fichas QUE; 10 fichas QUI que preencherão as partes faltantes no convite e serão utilizadas na atividade de reflexão. Caderno de produção textual. Quadro, giz ou pincel para quadro. Projetor multimídia para projeção dos slides da aula.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Construção do sistema alfabético

Prática de Linguagem

  • Análise linguística e semiótica

Objetivos de aprendizagem

  • Perceber as regularidades na escrita de palavras com C e QU, por meio de atividade de análise e manipulação de um texto lacunado.

Competências gerais

5. Cultura digital

7. Argumentação

9. Empatia e cooperação

doubts
O Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
doubts
Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento

ACESSAR AGORA