Imagens de animais para impressão ou para projetor
Imagens de animais para impressão ou para projetor
Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre C ou QU?
Esta é a segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é perceber as regularidades na escrita de palavras com C e QU.
Veja todos os planos aqui!
Materiais sugeridos
5. Cultura digital
7. Argumentação
9. Empatia e cooperação
Qualidade com economia de tempo
Tempo previsto: 60 min
Esta é a segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é perceber as regularidades na escrita de palavras com C e QU.
Dificuldades antecipadas: Não perceberem a regularidade do uso do C e QU nas palavras temáticas sugeridas por eles; utilizarem outros grafemas para registrar o som das palavras, como k no lugar do C/QU (kachorro/perikito), g no lugar do c (gachorro), GU no lugar do QU.
Conversa inicial/Introdução:
Tempo previsto: 10 min
Nestes primeiros minutos da aula, é importante resgatar o que aprenderam sobre o uso do C e do QU, para garantir boas referências que ajudem os alunos a respaldar a escrita e a leitura das novas palavras na atividade de exercitação, de modo que se sintam mais seguros, fazendo a atividade se tornar um desafio prazeroso. É importante que esta exercitação esteja baseada no que os alunos já sabem, portanto, é preciso aferir e afirmar o que já sabem para efetivar a exercitação real destas correspondências regulares contextuais. Para isso:
1. Organize a turma em grupos de quatro alunos ou em duplas e explique que o desafio da aula é organizar os nomes de diversos animais em uma lista de convidados para o aniversário da Dona Cutia, enquanto eles exercitam o que já sabem sobre o uso do C e do QU.
2. Peça para que discutam em grupo o que se lembram sobre o uso dessas letras na escrita de palavras. Neste momento, eles devem se lembrar da atividade realizada na aula anterior ou sobre o que já possa ter sido trabalhado anteriormente, em outras aulas, que esteja relacionado ao uso destas letras e ao tema da aula. Se o cartaz com o convite, da aula anterior, estiver disponível na sala, peça para que olhem para ele como referência.
3. As crianças devem resgatar, por meio do diálogo, o que aprenderam ou sabem sobre o uso das vogais com as letras C e QU para conseguir o som de /k/: Que com a letra C se usa as vogais A, O e U e com as letras QU usa-se E e I. Caso ache interessante, peça que eles olhem também para os registros que tiverem no caderno, conversem com os amigos para ver se possuem anotações parecidas e, conforme forem se lembrando, compartilhem, para que se faça o registro no quadro.
1. Prenda as fichas coloridas com as sílabas CA (amarela), CO (azul), CU (laranja), QUE (rosa) e QUI (verde) no quadro.
2. Explique que Dona Cutia trouxe para você as imagens dos animais que ela gostaria de convidar para o aniversário, mas precisa de ajuda para escrever e organizar a lista, conforme o desejo de Dona Cutia. Para ajudar nesta escrita dos nomes, comente com as crianças que você digitou/escreveu estes nomes nas cartelas, mas eles não saíram na ordem das imagens e, por isso, você não conseguiu organizar a lista, conforme o pedido da aniversariante, e que, para isso, precisará da ajuda das crianças. Comente que todos os animais que Dona Cutia quer convidar para o seu aniversário, coincidentemente, têm nos nomes as letras C e QU. Quando receberem as cartelas, diga que eles deverão descobrir, pedindo pistas se necessário, qual é o nome de cada animal que você irá mostrar. Após descobrir o nome, eles deverão encontrá-lo na cartela, circulando-o com a mesma cor da sílaba correspondente que está presa ao quadro, isto é, se o animal for um cachorro, irão circular essa palavra com a cor amarela. Depois que encontrarem todos os animais nas cartelas, haverá a correção e, somente depois disso é que eles poderão pintar todo o espaço da palavra com aquela cor (no caso do exemplo dado, com a cor amarela) e montar as listas.
3. Caso não seja possível trabalhar com o recurso visual das imagens disponíveis nos materiais complementares, projetadas ou impressas, utilize a cartela com os nomes e, para que as crianças encontrem estes nomes, vá dando dicas sobre como o animal é, qual letra tem no nome (C ou QU), número de sílabas, etc. É interessante aproveitar este momento, em que as crianças estarão analisando o interior das palavras, para fazê-las observar as características de cada palavra e contrapô-las, perguntando, por exemplo: “Qual é a maior palavra? Quais palavras começam com a mesma sílaba?” etc.
4. Dê um momento para que especulem, juntos, possíveis nomes de animais que tenham a letra C e QU antes de entregar a cartela com os nomes que você trabalhará nessa aula. Você pode, por exemplo, apontar para a ficha com a sílaba CA e pedir para que eles digam um nome ou dois de animais que pensaram. Se disserem capivara, pergunte para eles:
- a. Se o nome “capivara” estiver na cartela, que cor vocês deverão usar para pintá-lo?
Espera-se que eles respondam “cor amarela”.
5. Explique que pode haver algumas palavras que têm C e/ou Qu, mas não usam nenhuma destas sílabas presas ao quadro. Peça para que as crianças, ao encontrar estas palavras, não as pintem, marque-as com um X ou sublinhado. Essas palavras serão palavras com C com som de /s/ e Qu com som de /kw/ (como centopeia, cisne, quati)
Materiais complementares: Fichas silábicas: CA (amarela), CO (azul), CU (laranja), QUE (rosa) e QUI (verde), Sugestão de confecção: Material: papel color set ou E.V.A; tamanho: 30 cm x 30 cm; escrito com pincel marcador.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
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