Plano de aula: Atividade de exercitação com C e Qu

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre C ou QU?

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é perceber as regularidades na escrita de palavras com C e QU

Materiais necessários: Imagens de animais (impressas ou digitais para projeção) que serão apresentadas aos alunos, disponíveis aqui. Cartela com nomes dos animais, se encontram: Modelo 1, aqui e Modelo 2, aqui. Projetor multimídia ou tevê para a projeção das imagens. Caso não seja possível projetar as imagens, Imprima-as em A4 ou selecione imagens de revistas/livros que possam substituí-las. Fichas silábicas: CA (amarela), CO (azul), CU (laranja), QUE (rosa) e QUI (verde). Sugestão de confecção: Material: Color set ou E.V.A; tamanho: 30cm x 30cm; escrito com pincel marcador.
É importante que isso seja feito com antecedência e que o material esteja já organizado para o momento da aula. Para o uso das crianças, também será necessário lápis de cor nas cores correspondentes aos materiais das fichas silábicas.

Dificuldades antecipadas: Não perceberem a regularidade do uso do C e QU nas palavras temáticas sugeridas por eles; utilizarem outros grafemas para registrar o som das palavras , como k no lugar do C/QU (kachorro/perikito), g no lugar do c (gachorro), GU no lugar do QU.

Referências sobre o assunto:

MORAIS.;A.G.; Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo:Ática, 1998
NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Explique que o desafio da aula é organizar uma lista com o nome dos animais convidados para o aniversário da Dona Cutia, enquanto eles exercitam o que já sabem sobre o uso do C e do QU.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA